A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Protocolo de Quioto. È um dos compromissos mais importante, sobre meio ambiente, acordados no mundo. Protocolo de um tratado internacional com compromissos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Protocolo de Quioto. È um dos compromissos mais importante, sobre meio ambiente, acordados no mundo. Protocolo de um tratado internacional com compromissos."— Transcrição da apresentação:

1 Protocolo de Quioto

2 È um dos compromissos mais importante, sobre meio ambiente, acordados no mundo. Protocolo de um tratado internacional com compromissos mais rígidos para a redução da emissão dos gases que provocam o efeito estufa, considerados, de acordo com a maioria das investigações científicas, como causa do aquecimento global. Este pacto foi criado na cidade japonesa de Kyoto em O que é o Protocolo de Kyoto?

3 Aberto para assinaturas em 16 de março de 1998 e ratificado em 15 de março de Oficialmente entrou em vigor em 16 de fevereiro de 2005, depois de a Rússia assinar o protocolo em Novembro de Este protocolo propõe um calendário pelo qual os países desenvolvidos têm a obrigação de reduzir a quantidade de gases poluentes em, pelo menos, 5,2% até 2012, em relação aos níveis de Em que consiste e qual o objectivo?

4 Assim, os países signatários terão que colocar em prática planos para reduzir a emissão desses gases até 2012.

5 O protocolo estimula os paises signatários a cooperarem entre si, através de algumas acções básicas: Reformar os setores de energia e transportes; Promover o uso de fontes energéticas renováveis; Eliminar mecanismos financeiros e de mercado inapropriados aos fins da Convenção; Limitar as emissões de metano no gerenciamento de resíduos e dos sistemas energéticos; Proteger florestas e outros sumidouros de carbono.

6 Sucesso Estima-se que a temperatura global se situe entre 0,02ºC e 0,28ºC até Dependerá muito das negociações pós período 2008/2012, pois há comunidades científicas que afirmam categoricamente que a meta de redução de 5,2% em relação aos níveis de 1990 é insuficiente para a mitigação do aquecimento global.

7 Estados Unidos e Kyoto Negaram-se a ratificar o Protocolo de Kyoto, de acordo com a alegação do presidente George W. Bush de que os compromissos acarretados pelo mesmo interfeririam negativamente na economia norte-americana.

8 Portugal Até 2012, Portugal vai aumentar em 42,2% as suas emissões de gases com efeitos de estufa, passando desta maneira a ser o Estado-membro da União Europeia (UE) que mais polui, revelou um estudo da Comissão Europeia. Portugal vai ter de pagar uma multa pesada por cada ano que passe, pois o aumento dos gases com efeitos de estufa em Portugal está 15,2% acima do objectivo assumido no protocolo.

9 Desertificação

10 O que é a desertificação? Fenómeno que corresponde à transformação de uma área em um deserto. A desertificação foi definida como sendo a degradação da terra nas zonas áridas, semi-áridas e sub-húmidas secas resultantes de factores diversos tais como as variações climáticas e as actividades humanas.

11 Origem No caso de desertos arenosos, a partir do empobrecimento do solo e consequente morte da vegetação, sendo substituída por terreno arenoso. No caso dos desertos polares, a causa evidente é a temperatura extremamente baixa daquelas regiões. Afecta cerca de 1/6 da população mundial e aproximadamente 30% dos continentes.

12

13 Degelo

14

15 Fontes 8&cidade=1 (28 de Novembro de 2006) 8&cidade=1 rtugues/Areas/medioambiente/gestion/protoc olokioto.htm (28 de Novembro de 2006) rtugues/Areas/medioambiente/gestion/protoc olokioto.htm to (28 de Novembro de 2006) to (28 de Novembro de 2006)


Carregar ppt "Protocolo de Quioto. È um dos compromissos mais importante, sobre meio ambiente, acordados no mundo. Protocolo de um tratado internacional com compromissos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google