A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EFEITO ESTUFA OU AQUECIMENTO GLOBAL?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EFEITO ESTUFA OU AQUECIMENTO GLOBAL?"— Transcrição da apresentação:

1 EFEITO ESTUFA OU AQUECIMENTO GLOBAL?
EFEITO ESTUFA – fenômeno natural e fundamental para a vida na Terra. Efeito benéfico – manutenção do equilíbrio térmico do planeta e sobrevivência de várias espécies vegetais e animais. AQUECIMENTO GLOBAL – intensificação do efeito estufa em virtude da emissão de gases poluentes que têm a propriedade de reter o calor na terra. Principais gases produtores do efeito estufa – Dióxido de Carbono, Metano, Óxido Nitroso e CFCs.

2

3 PRINCIPAIS FONTES EMISSORAS DE GASES ESTUFA
Queima de combustíveis fósseis (petróleo e derivados, carvão mineral) e de florestas. Plantações de arroz Processo de digestão de ruminantes Uso de fertilizantes químicos

4

5 PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS DO AQUECIMENTO GLOBAL
Derretimento das geleiras (calotas polares), das neves eternas e aumento do nível dos mares e alguns rios. Formação de tempestades, aumento das chuvas em algumas regiões e secas em outras. Transtornos às cidades litorâneas de vários países, com conseqüências maiores para as nações mais pobres.

6

7 RESOLUÇÃO DO PROBLEMA Realização de convenções internacionais (Protocolo de Kyoto) estabelecendo metas para a redução de gases estufa. Principal impasse entre os países – a não ratificação de alguns países (Estados Unidos) para cumprir as metas. A relação com a Geopolítica – os diferentes posicionamentos dos países desenvolvidos e subdesenvolvidos (Conflito norte x sul)

8

9

10 AS CHUVAS ÁCIDAS Mesmo em ambientes não poluídos as chuvas são ligeiramente ácidas As chuvas ácidas resultam da elevação anormal dos níveis de acidez na atmosfera Causas principais – lançamento de poluentes produzidos por atividades urbano-industriais Principais responsáveis – dióxido de nitrogênio e trióxido de enxofre. Fontes emissoras – queima de combustíveis fósseis (petróleo e derivados, carvão mineral)

11

12 CONSEQUÊNCIAS DAS CHUVAS ÁCIDAS
Formação de ácidos (sulfúrico, nítrico e nitroso) de elevada capacidade de corrosão Corrosão de metais, de pinturas, de monumentos históricos Acidificação de lagos e destruição de espécies aquáticas Destruição da cobertura vegetal

13

14

15

16 PRINCIPAIS ÁREAS DE FORMAÇÃO E OCORRÊNCIA DAS CHUVAS ÁCIDAS
Países industrializados do hemisfério norte Nordeste da América do Norte e Europa Ocidental A relação com a Geopolítica – as consequências da chuvas ácidas são sentidas por países que não são os causadores desse problema ambiental. Ex: Canadá e Estados Unidos, Escandinávia e Europa Ocidental.

17 DESERTIFICAÇÃO Definição – degradação da terra nas regiões áridas, semi-áridas e subúmidas secas, resultante de vários fatores, entre eles as variações climáticas e as atividades humanas. A desertificação provoca três tipos de impactos relacionados entre si: ambientais, sociais e econômicos.

18

19

20 Impactos ambientais – destruição da flora, fauna, redução dos recursos hídricos e perda física e química dos solos. Impactos econômicos – perda considerável da capacidade produtiva. Impactos sociais – migrações, que desestruturam as famílias e acarretam sérios impactos às zonas urbanas, para onde se deslocam as pessoas na busca de melhores condições de vida.

21 DESMATAMENTO A vegetação é o primeiro elemento da natureza a ser agredido em um impacto ambiental. Todos os tipos de florestas sofrem processo de desmatamento, porém as florestas tropicais representam perdas maiores, em virtude da biodiversidade que possuem.

22 PRINCIPAIS CAUSAS DO DESMATAMENTO
Extração de madeira Instalação de projetos agropecuários Implantação de projetos de mineração Instalação ou expansão de garimpo Construção de hidrelétricas Incêndios Queimadas Abertura de estradas

23

24

25 PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS DO DESMATAMENTO
Comprometimento da biodiversidade (animais e vegetais) Aumento do processo erosivo Assoreamento dos rios e lagos Rebaixamento do aquífero Diminuição dos índices pluviométricos Elevação das temperaturas locais e regionais

26 Agravamento dos processos de desertificação
Redução ou fim das atividades extrativas vegetais Proliferação de pragas e doenças

27

28 A QUESTÃO DA ÁGUA A falsa ideia da fartura de água no planeta

29 CONSUMO DA ÁGUA POR SETORES ECONÔMICOS

30 PRINCIPAIS PROBLEMAS QUE COMPROMETEM A DISPONIBILIDADE DE ÁGUA
O crescimento demográfico A superexploração e a poluição Desperdício Perdas

31 IMPORTANTE QUESTÃO ENVOLVENDO A ÁGUA
A FORMA COMO SE UTILIZA A ÁGUA

32 IRRIGAÇÃO POR ASPERSÃO

33

34 IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO

35

36 DESPERDÍCIO

37

38

39 ÁGUA VIRTUAL

40 OUTROS EXEMPLOS

41 ÁGUA E SEGURANÇA AMBIENTAL
A segurança ambiental da água deve ser analisada em duas perspectivas: como fonte de eventuais conflitos e como ameaça à reprodução da vida. A distribuição política da água é desigual. Até que ponto uma nação pode empregar o uso da força para conseguir água?

42 PRINCIPAIS REGIÕES DE TENSÃO PELO USO DA ÁGUA
Oriente Médio África Subsaariana América Latina Índia e Paquistão Índia e Bangladesh Estados Unidos e México


Carregar ppt "EFEITO ESTUFA OU AQUECIMENTO GLOBAL?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google