A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RECURSOS VEGETAIS Renováveis. INTENSA EXPLORAÇÃO DEVASTAÇÃO E EXTINÇÃO DE ESPÉCIES. DEVASTAÇÃO E EXTINÇÃO DE ESPÉCIES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RECURSOS VEGETAIS Renováveis. INTENSA EXPLORAÇÃO DEVASTAÇÃO E EXTINÇÃO DE ESPÉCIES. DEVASTAÇÃO E EXTINÇÃO DE ESPÉCIES."— Transcrição da apresentação:

1 RECURSOS VEGETAIS Renováveis

2 INTENSA EXPLORAÇÃO DEVASTAÇÃO E EXTINÇÃO DE ESPÉCIES. DEVASTAÇÃO E EXTINÇÃO DE ESPÉCIES.

3 EXPLORAÇÃO RACIONAL. EXPLORAÇÃO RACIONAL. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.

4 IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS VEGETAIS. IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS VEGETAIS. INDÚSTRIA. INDÚSTRIA.

5 SAÚDE. SAÚDE. EQUILÍBRIO CLIMÁTICO. EQUILÍBRIO CLIMÁTICO.

6 BIOPIRATARIA. BIOPIRATARIA. Roubo de espécies vegetais e animais e minerais. Roubo de espécies vegetais e animais e minerais. Países ricos e laboratórios estrangeiros utilizam nossos animais e vegetais em suas pesquisas. Países ricos e laboratórios estrangeiros utilizam nossos animais e vegetais em suas pesquisas.

7 Brasil possui cerca de 22% de todas as espécies vegetais e animais do Planeta. Brasil possui cerca de 22% de todas as espécies vegetais e animais do Planeta. DEGRADAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS Pesca predatória

8 Poluição.Desmatamento.

9 Rios. Poluição nas cidades- Doméstica. Poluição industrial.

10 No campo. -Resíduos de Agrotóxicos. -Acúmulo de sedimentos nos leitos.(assoreamento)

11 -Ausência de Mata Ciliar.(faixa de vegetação presente nas margens dos rios) -Águas Subterrâneas. Poluição causada por agrotóxicos. Poluição causada por agrotóxicos.

12 Má utilização dos Aqüíferos. IMPACTOS AMBIENTAIS: Mineração:lavras superficiais garimpo

13 Petróleo:Desmatamento: Criação de gado-

14 Agricultura- Plantação de soja Erosão: Eólica(vento) Pluvial(chuva)

15 -Técnicas Rudimentares com práticas inadequadas. Cultivo da Terra:

16 DESERTIFIAÇÃO: (degradação de terras áridas,semi-áridas e sub-áridas, envolvendo a ação humana e as variações climáticas.) -Degradação excessiva dos solos. -Recuperação-Reflorestamento/Irrigação adequada.

17 Chuva Ácida Acúmulo de ácido na atmosfera,lançados pelas indústrias. Acúmulo de ácido na atmosfera,lançados pelas indústrias. Variação do local de origem. Variação do local de origem.

18 EFEITO ESTUFA e AQUECIMENTO GLOBAL Processo natural que impede o resfriamento brusco da camada de ar próxima á superfície. Processo natural que impede o resfriamento brusco da camada de ar próxima á superfície. A retenção do calor produzido pela radiação solar ocorre,pela ação do CO2 A retenção do calor produzido pela radiação solar ocorre,pela ação do CO2 O CO2 funciona como barreiras transparentes que permitem a passagem do calor e dificultam sua saída,mantendo o equilíbrio da temperatura. O CO2 funciona como barreiras transparentes que permitem a passagem do calor e dificultam sua saída,mantendo o equilíbrio da temperatura. Com a queima de combustíveis fósseis,a quantidade de gases estufa aumenta,os dióxidos de carbono,CO2 aquecendo o Planeta. Com a queima de combustíveis fósseis,a quantidade de gases estufa aumenta,os dióxidos de carbono,CO2 aquecendo o Planeta. Conseqüências : aumento da temperatura do planeta resultante da poluição atmosférica. Conseqüências : aumento da temperatura do planeta resultante da poluição atmosférica. Derretimento parcial das calotas polares; Derretimento parcial das calotas polares; Aumentando o nível dos mares e inundando extensas áreas continentais. Aumentando o nível dos mares e inundando extensas áreas continentais.

19 Efeito Estufa: Efeito Estufa:

20 Aquecimento Global:Conseqüências Aquecimento Global:Conseqüências

21 INVERSÃO TÉRMICA. Com a passagem de frente fria sobre o ar quente,forma-se uma barreira que impede a trajetória ascendente dos poluentes. Com a passagem de frente fria sobre o ar quente,forma-se uma barreira que impede a trajetória ascendente dos poluentes. Estes pairam sobre a cidade em forma de névoa com alta concentração de gases tóxicos. Estes pairam sobre a cidade em forma de névoa com alta concentração de gases tóxicos. Provocando o agravamento de problemas respiratórios,cardíacos e irritação nos olhos,além de muito desconforto. Provocando o agravamento de problemas respiratórios,cardíacos e irritação nos olhos,além de muito desconforto.

22 Inversão Térmica

23 DESTRUIÇÃO DA CAMADA DE OZÔNIO O Planeta Terra possui uma proteção natural contra radiações solares maléficas aos seres vivos,ela se chama Camada de Ozônio. O Planeta Terra possui uma proteção natural contra radiações solares maléficas aos seres vivos,ela se chama Camada de Ozônio. Com a redução da proteção natural,os raios ultravioletas do Sol chegam à superfície com maior intensidade,aumentando a incidência de doenças de pele e problemas de visão; Com a redução da proteção natural,os raios ultravioletas do Sol chegam à superfície com maior intensidade,aumentando a incidência de doenças de pele e problemas de visão; É causada pela emissão do composto químico CFC,clorofluorcarbono,presente nos sprays,geladeiras,aparelhos de ar condicionados e espumas plásticas. É causada pela emissão do composto químico CFC,clorofluorcarbono,presente nos sprays,geladeiras,aparelhos de ar condicionados e espumas plásticas. Lançado na atmosfera quando atinge a Camada de Ozônio provoca a reação química que destrói as moléculas de Ozônio. Lançado na atmosfera quando atinge a Camada de Ozônio provoca a reação química que destrói as moléculas de Ozônio.

24 JUNTOS DIMINUIMOS O BURACO NA CAMADA DE OZÔNIO E SALVAMOS O PLANETA! DESTRUIÇÃO DA CAMADA DE OZÔNIO.


Carregar ppt "RECURSOS VEGETAIS Renováveis. INTENSA EXPLORAÇÃO DEVASTAÇÃO E EXTINÇÃO DE ESPÉCIES. DEVASTAÇÃO E EXTINÇÃO DE ESPÉCIES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google