A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A atmosfera é constituída de cinco camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. O ar se torna mais rarefeito quanto mais a gente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A atmosfera é constituída de cinco camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. O ar se torna mais rarefeito quanto mais a gente."— Transcrição da apresentação:

1

2 A atmosfera é constituída de cinco camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. O ar se torna mais rarefeito quanto mais a gente sobe, e é por isso que os alpinistas normalmente levam oxigênio com eles quando escalam altas montanhas. A troposfera é a única camada em que os seres vivos podem respirar normalmente.

3 Troposfera É a camada da atmosfera em que vivemos e respiramos. Ela vai do nível do mar até 12 km de altura. É nesta camada que ocorrem os fenômenos climáticos (chuvas, formação de nuvens, relâmpagos). É também na troposfera que ocorre a poluição do ar. Os aviões de transporte de cargas e passageiros voam nesta camada. As temperaturas nesta camada podem variar de 40°C até –60°C. Quanto maior a altitude menor a temperatura.

4 Estratosfera Esta camada ocupa uma faixa que vai do fim da troposfera (12 km de altura) até 50 km acima do solo. As temperaturas variam de –5°C a – 70°C. Na estratosfera localiza-se a camada de ozônio, que funciona como uma espécie de filtro natural do planeta Terra, protegendo-a dos raios ultravioletas do Sol. Aviões supersônicos e balões de medição climática podem atingir esta camada.

5 Camada de Ozônio A camada de ozônio age como um imenso escudo protetor, absorvendo o excesso da radiação ultravioleta que vem do Sol. Ao atravessar a camada de ozônio, a radiação ultravioleta do Sol é filtrada e incide sobre a crosta terrestre na intensidade necessária e suficiente para aquecê-la e iluminá-la. Só assim foi possível a vida na Terra. Mas, esta proteção encontra-se cada vez mais ameaçada, devido ao crescimento acelerado do buraco que foi criado pela emissão de gases de clorofluorcarbono. Camada de Ozônio A camada de ozônio age como um imenso escudo protetor, absorvendo o excesso da radiação ultravioleta que vem do Sol. Ao atravessar a camada de ozônio, a radiação ultravioleta do Sol é filtrada e incide sobre a crosta terrestre na intensidade necessária e suficiente para aquecê-la e iluminá-la. Só assim foi possível a vida na Terra. Mas, esta proteção encontra-se cada vez mais ameaçada, devido ao crescimento acelerado do buraco que foi criado pela emissão de gases de clorofluorcarbono.

6 Mesosfera Esta camada tem início no final da estratosfera e vai até 80 km acima do solo. A temperatura na mesosfera varia entre –10°C até –100°C. A temperatura é extremamente fria, pois não há gases ou nuvens capazes de absorver a energia solar. Nesta camada ocorre o fenômeno da aeroluminescência. A aeroluminescência é causada pela emissão de fótons pelos átomos ou moléculas, em especial de oxigênio. Fenômeno da aeroluminescência

7 Termosfera Camada superior da Atmosfera, sem limite definido e está localizada acima da mesosfera. É a camada mais extensa e mais quente. A temperatura aumenta com a altitude rapidamente chegando a alcançar 1480ºC em certas condições e o ar encontra- se muito rarefeito e, por isso, qualquer variação de energia causa grandes variações de temperatura. Esta camada também nos protege dos meteoritos e dos satélites obsoletos porque as suas temperaturas elevadas queimam quase todos os detritos que se aproximam da Terra. É a camada onde ocorrem as auroras e onde orbita o Vaivém Espacial.

8 Exosfera A exosfera é onde se produzem as belíssimas auroras boreais. A temperatura varia irregularmente entre as camadas da atmosfera e a pressão diminui de maneira contínua com o aumento da altitude. Exosfera A exosfera é onde se produzem as belíssimas auroras boreais. A temperatura varia irregularmente entre as camadas da atmosfera e a pressão diminui de maneira contínua com o aumento da altitude.

9 Resumo: A atmosfera da Terra vista do espaço é um espetáculo único no Sistema Solar. Apesar de formada por várias camadas, elas não aparecem claramente separadas entre si. Ao contrário do que ocorre em outros planetas, aqui as nuvens não impedem à visão da superfície. Mesmo encobrindo permanentemente cerca de 50% do planeta, seu movimento contínuo e suave revela aos poucos todos os mares e continentes da Terra. Muito delicado e quase transparente, ela é 99% nitrogênio e oxigênio, proporção derivada da complexa história dos processos físicos, químicos e biológicos que ocorreram incessantemente no planeta nos últimos bilhões de anos. Mas o ar que respiramos hoje não é o mesmo de quando a atmosfera surgiu. Antes quase não havia oxigênio, e o hidrogênio era abundante. Resumo: A atmosfera da Terra vista do espaço é um espetáculo único no Sistema Solar. Apesar de formada por várias camadas, elas não aparecem claramente separadas entre si. Ao contrário do que ocorre em outros planetas, aqui as nuvens não impedem à visão da superfície. Mesmo encobrindo permanentemente cerca de 50% do planeta, seu movimento contínuo e suave revela aos poucos todos os mares e continentes da Terra. Muito delicado e quase transparente, ela é 99% nitrogênio e oxigênio, proporção derivada da complexa história dos processos físicos, químicos e biológicos que ocorreram incessantemente no planeta nos últimos bilhões de anos. Mas o ar que respiramos hoje não é o mesmo de quando a atmosfera surgiu. Antes quase não havia oxigênio, e o hidrogênio era abundante.


Carregar ppt "A atmosfera é constituída de cinco camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. O ar se torna mais rarefeito quanto mais a gente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google