A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Questões ambientais 1.1- Problemas ambientais Disciplina: Geografia Professora: Taís.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Questões ambientais 1.1- Problemas ambientais Disciplina: Geografia Professora: Taís."— Transcrição da apresentação:

1 Questões ambientais 1.1- Problemas ambientais Disciplina: Geografia Professora: Taís

2 Para desfazer os danos que já provocamos, é necessário que tenhamos um plano cuja escala minimize os programas espaciais e militares em custo e em dimensão. Chega de desenvolvimento sustntável; o que precisamos é de uma retirada sustentável bem planejada. LOVELOCK, 2004.

3 Atmosfera Camada gasosa que envolve a Terra, possui diversas funções, dentre elas: Camada gasosa que envolve a Terra, possui diversas funções, dentre elas: Filtrar as irradiações solares, Filtrar as irradiações solares, Regular a temperatura do nosso planeta, Regular a temperatura do nosso planeta, Permitir a sobrevivência de várias espécies, Permitir a sobrevivência de várias espécies,

4 Estrutura atmosférica: Elementos que interferem diretamente sobre sua atuação e que aqui nos interessam mais especificamente: Elementos que interferem diretamente sobre sua atuação e que aqui nos interessam mais especificamente:Espessura,Camadas,

5 Camadas: Troposfera, Troposfera, Estratosfera, Estratosfera, Ionosfera, Ionosfera, Exosfera, Exosfera,

6 Troposfera: Primeira camada a partir da superfície terrestre, Primeira camada a partir da superfície terrestre, Possui de a metros sobre a região equatorial e mais ou menos metros sobre as regiões polares. Possui de a metros sobre a região equatorial e mais ou menos metros sobre as regiões polares. É nesta camada que ocorrem a maioria dos fenômenos meteorológicos como, chuvas, ventos, nuvens, formação de neves, etc. É nesta camada que ocorrem a maioria dos fenômenos meteorológicos como, chuvas, ventos, nuvens, formação de neves, etc.

7 Estratosfera: Corresponde a segunda camada atmosférica a partir da Terra, Corresponde a segunda camada atmosférica a partir da Terra, É nesta porção atmosférica que encontra- se a camada de ozônio, que atua como um filtro enfraquecendo a intensidade da radiação ultravioleta sobre a superfície terrestre. É nesta porção atmosférica que encontra- se a camada de ozônio, que atua como um filtro enfraquecendo a intensidade da radiação ultravioleta sobre a superfície terrestre.

8 Ionosfera: Lembrete geral: Lembrete geral: É nesta camada que ocorre o fenômeno da combustão de meteoritos, conhecido como estrelas cadentes.

9 Exosfera: Corresponde a toda a porção atmosférica acima da ionosfera até os limites do espaço interplanetário.

10 Localização geográfica e ocupação espacial: A espessura da atmosfera não é a mesma para países que se localizam na zona tropical ou nas zonas temperadas. A espessura da atmosfera não é a mesma para países que se localizam na zona tropical ou nas zonas temperadas. A abrangência territorial dos grandes centros urbanos intensifica ou não algumas processos de interferência humana na natureza. A abrangência territorial dos grandes centros urbanos intensifica ou não algumas processos de interferência humana na natureza.

11 Grandes centros urbanos: Inversão térmica: Circulação vertical do ar, ar frio que desce e ar quente que sobe. Mecanismo que determina a renovação do ar junto a superfície assim como a dissipação das partículas sólidas. A inversão térmica é a modificação desta circulação devido a maior quantidade de partículas sólidas no ar.

12 Exemplos de ocupação espacial:

13 Ilhas de calor: Locais extremamente urbanizados onde as médias térmicas diferem das áreas rurais circunvizinhas. Locais extremamente urbanizados onde as médias térmicas diferem das áreas rurais circunvizinhas. Consequência deste fenômeno: Temperaturas mais elevadas no verão e mais baixas no inverno. Consequência deste fenômeno: Temperaturas mais elevadas no verão e mais baixas no inverno.

14 Causas do fenômeno: Calçamento, calçadas, pátios e estacionamentos, Calçamento, calçadas, pátios e estacionamentos, Asfalto nas ruas, Asfalto nas ruas, Falta de circulação de ar nos miolos das quadras cercadas de edifícios, Falta de circulação de ar nos miolos das quadras cercadas de edifícios, Escassez de áreas verdes, reduzindo o processo de evapotranspiração. Escassez de áreas verdes, reduzindo o processo de evapotranspiração.

15 Exemplo de horizonte I:

16 Exemplo de horizonte II:

17 Chuva ácida: São precipitações com águas ácidas, São precipitações com águas ácidas, A queima de combustíveis fósseis ( carvão ou petróleo por exemplo) pode desencadear reações químicas com a água da chuva, tornando-a ácida. A queima de combustíveis fósseis ( carvão ou petróleo por exemplo) pode desencadear reações químicas com a água da chuva, tornando-a ácida. Seus efeitos mais catastróficos vão Seus efeitos mais catastróficos vão depender da concentração destes elementos. depender da concentração destes elementos.

18 Principais consequências: Pode matar peixes e outras formas de vida aquática, Pode matar peixes e outras formas de vida aquática, Prejudicar florestas e lavouras, Prejudicar florestas e lavouras, Corroer construções (ex. Ruínas gregas), Corroer construções (ex. Ruínas gregas), Contaminação do solo e dos alimentos nele produzidos. Contaminação do solo e dos alimentos nele produzidos.

19 Locais mais atingidos no Brasil: Cubatão – São Paulo, Cubatão – São Paulo, Capivari de baixo- Santa Catarina, Capivari de baixo- Santa Catarina, Rio Grande do sul Rio Grande do sul

20 Relações que podemos estabelecer: A ocupação espacial é fruto da distribuição de renda. A ocupação espacial é fruto da distribuição de renda. As formas de ocupação espacial da atualidade são estabelecidas a partir da lei da oferta e da procura. As formas de ocupação espacial da atualidade são estabelecidas a partir da lei da oferta e da procura. A história e a consciência política de uma população também determinam suas formas de ocupação. A história e a consciência política de uma população também determinam suas formas de ocupação.

21 Para refletir... É a verdade que assombra...o descaso que condena...a estupidez é que destrói...eu vejo tudo o que se foi e o que não existe mais. E a nossa história não está pelo avesso assim sem final feliz, teremos coisas bonitas para contar...e até lá vamos viver temos muito ainda por fazer, não olhe para trás, apenas começamos...o mundo começa agora! Legião Urbana- Metal contra as nuvens


Carregar ppt "Questões ambientais 1.1- Problemas ambientais Disciplina: Geografia Professora: Taís."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google