A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciências A atmosfera– cap. 14 (6ª série)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciências A atmosfera– cap. 14 (6ª série)"— Transcrição da apresentação:

1 Ciências A atmosfera– cap. 14 (6ª série)
Professora: Alexsandra Ribeiro

2 A Atmosfera Atmosfera é a camada de ar que envolve nosso planeta.
Gases que formam a atmosfera: nitrogênio (gás mais abundante), oxigênio, gás carbônico e gases nobres, e vapor de água. Gás carbônico e gases nobres (1%)

3 A Atmosfera Importância da atmosfera: é através da atmosfera que as plantas retiram o gás carbônico para realizar a fotossíntese; o oxigênio do ar garante a respiração dos seres vivos, além disso, o ar também nos protege impedindo a entrada dos raios ultravioletas do Sol e mantendo a temperatura adequada à sobrevivência dos seres vivos.

4 Camadas da Atmosfera Para fins de estudo, os cientistas dividiram a atmosfera em camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. TROPOSFERA – é camada mais baixa da atmosfera, onde se concentra a maior parte do ar e onde se formam as nuvens, ventos, chuvas, neve e outros fenômenos meteorológicos.

5 Camadas da Atmosfera ESTRATOSFERA - fica logo acima da troposfera. Nessa camada existe uma grande quantidade de gás ozônio, formando a camada de ozônio. MESOSFERA – fica acima da estratosfera e é a região mais fria da atmosfera. TERMOSFERA – fica acima da mesosfera e a energia do Sol faz com que a temperatura aumente com a altitude.

6 Camadas da Atmosfera LEMBRE-SE: Ionosfera é uma região da atmosfera que vai da mesosfera até a termosfera. A ionosfera está carregada de eletricidade e, por isso, ajuda na reflexão das ondas de rádio. EXOSFERA – é a camada mais externa da atmosfera, formada, principalmente, de gás hidrogênio e hélio. Nessa camada, os gases que formam a atmosfera ficam cada vez raros, por isso, a atmosfera vai ficando mais rarefeita.

7 Camadas da Atmosfera

8 Camada de Ozônio A camada de ozônio se localiza na estratosfera.
Importância da camada de ozônio – absorve parte dos raios ultravioletas do Sol. A destruição da camada de ozônio é causada pela liberação de gás CFC (clorofluocarboneto) na atmosfera. A destruição da camada de ozônio provoca sérios problemas para os seres humanos, tais como: câncer de pele e doenças nos olhos. Além de outros problemas como destruição de sementes e algas.

9 Camada de Ozônio (OBS: Essa figura representa o “buraco” na camada de ozônio).

10 Efeito Estufa Efeito estufa é o fenômeno responsável por manter a temperatura da Terra adequada à sobrevivência dos seres vivos. O aumento do efeito estufa causa graves problemas ambientais. Esse aumento é causado pela liberação do gás metano e, principalmente, do gás carbônico. A consequência do aumento do efeito estufa é o aquecimento global, que provoca o derretimento de geleiras, tsunamis, formação de desertos, dentre outros.

11 Efeito Estufa


Carregar ppt "Ciências A atmosfera– cap. 14 (6ª série)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google