A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Homem como agente de mudanças ambientais Aquecimento Global (Vídeo inserido na imagem)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Homem como agente de mudanças ambientais Aquecimento Global (Vídeo inserido na imagem)"— Transcrição da apresentação:

1 O Homem como agente de mudanças ambientais Aquecimento Global (Vídeo inserido na imagem)

2 Caça e recolecção (nómadas) Agricultura (Sedentário) Industria Evolução humana e tecnológica (Vídeo inserido na imagem)

3 Aquecimento – Origem & Consequências

4 Aquecimento Global Aumento exponencial da População Revolução Industrial Desenvolvimento tecnológico crescente Efeito de estufa Origem

5 (Vídeos inseridos nas imagens)

6 Aumento populacional Abundância de alimentos Desenvolvimento tecnológico Crescente Instinto de sobrevivência (aperfeiçoamento, descobertas) Revolução Industrial/Efeito de Estufal Queima de combustivel

7 Proliferação de riscos ambientais Local e Global Destruição de Ecossistemas Desflorestação Caça/pesca excessiva Mudanças climáticas Sobrevivência Humana em causa Aumento de catástrofes naturais (sismos, erupções) Aumento de doenças Consequências

8 Vídeo inserido na imagens

9 Evolução da atmosfera terrestre

10 Primeira atmosfera Após a formação da terra. Lançados para o Sistema solar devido a estes serem leves (expulsos pelas radiações e pelo vento solar). Hidrogénio Hélio

11 Atmosfera Primitiva (Segunda) Actividade vulcânica libertou gases para atmosfera formando-se assim uma atmosfera primitiva.

12 Atmosfera de há cerca de 2100 M.a (terceira) Saturação do vapor de água originando chuvas levando a formações dos mares e oceanos. Diminuição do CO2. Aparecimento de vestígios de Oxigénio devido à rupturas de ligação das moléculas de água.

13 Atmosfera terrestre actual Aumento da concentração de Oxigénio. O azoto, oxigénio, dióxido carbono e o vapor de água permitem ao nosso planeta apresentar condições favoráveis à manutenção da vida.

14 Importância dos gases Oxigénio Formação da Camada do ozono. Utilizado no processo de respiração dos seres vivos.

15 Azoto Moderador do oxigénio. Importante na alimentação e no crescimento dos seres vivos.

16 vapor de água Meio de transporte natural da energia, entre a atmosfera e a superfície da terra.

17 Dióxido Carbono Gás com efeito de estufa. Importante no processo da fotossíntese.

18 Efeito de Estufa O dióxido de carbono, o metano, os CFCs entre outros são gases com efeito de estufa. Estes absorvem as radiações infravermelhas que a superfície terrestre emite, impedindo assim que estas se difundem para o espaço.

19

20 Vantagens Manutenção da temperatura média à superfície da terra, impedindo o seu arrefecimento. Proporciona a existência de vida na terra.

21 Problemática do Aquecimento

22 Quando a concentração dos gases com efeito de estufa aumenta ocorre também maior absorção de radiação e consequentemente a temperatura da terra aumenta.

23 Esse aumento de temperatura é então o aquecimento global que apresenta graves problemas ao nosso planeta terra, problemas esses já referidos neste trabalho.

24 Exemplos Concretos

25 Aparecimento com mais frequência de fenómenos climáticos extremos. Ex: Cheias, secas, dias muito quentes.

26 Subida das águas do mar. Razão: Fusão dos glaciares e à expansibilidade térmica da água dos oceanos. Expansibilidade térmica – A água ao aquecer maior número de moléculas passa para o estado gasoso, ocupando assim mais espaço.

27 Aumento do risco de extinção de plantas e animais (diminuição da biodiversidade).

28 Protocolo de Quioto Acordo internacional; Este visa reduzir as emissões de gases responsáveis pelo efeito de estufa, principalmente o dióxido carbono. Em 1997, 165 países aderiram ao protocolo.

29 Futuro Com o agravamento desta problemática, ou seja, com a continuidade do aumento da temperatura o nosso planeta ficara condenado a instabilidade, com inúmeras catástrofes que poderão extinguir a raça humana.

30 FIM


Carregar ppt "O Homem como agente de mudanças ambientais Aquecimento Global (Vídeo inserido na imagem)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google