A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciclo do carbono O carbono existente na atmosfera na forma de CO2 , entra na composição das moléculas orgânicas dos seres vivos a partir da fotossíntese,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciclo do carbono O carbono existente na atmosfera na forma de CO2 , entra na composição das moléculas orgânicas dos seres vivos a partir da fotossíntese,"— Transcrição da apresentação:

1 Ciclo do carbono O carbono existente na atmosfera na forma de CO2 , entra na composição das moléculas orgânicas dos seres vivos a partir da fotossíntese, e a sua devolução ao meio ocorre pela respiração aeróbica, pela decomposição e pela combustão da matéria orgânica.

2 Ciclo do carbono

3 Produção de CO2 Respiração as queimadas
a decomposição de material orgânico no solo. O carbono emitido para atmosfera não é destruído, mas sim redistribuído entre diversos reservatórios de carbono

4 Aumento de temperatura X CO2
A conseqüência mais direta : é o aumento da temperatura média do planeta em função da concentração de CO2 , numa média de 0,4% anuais. Este aumento se deve principalmente à utilização crescente de combustíveis fósseis (petróleo, gás e carvão) e à destruição das florestas.

5 Efeito estufa É um fenômeno ocasionado pela concentração de gases (como dióxido de carbono, óxido nitroso, metano e os clorofluorcarbonos - estes últimos resíduos de produtos industrializados) na atmosfera, em altas concentrações.

6 Efeito estufa Alguns gases da atmosfera, principalmente o dióxido de carbono (CO2), funcionam como uma capa protetora que impede que o calor absorvido da irradiação solar escape para o espaço exterior, mantendo uma situação de equilíbrio térmico sobre o planeta, tanto durante o dia como noite. Sem o carbono na atmosfera, a superfície da Terra seria coberta de gelo.

7 Efeito estufa

8 Os gases estufa Agem como isolantes por absorver uma parte da energia irradiada pela Terra. As moléculas desses gases, agora mais ricas em energia, reirradiam-nas em todas as direções. Uma parte retorna para a Terra. Na ausência desta ação isolante, a Terra iria se resfriar muito. Devido ao efeito estufa, a superfície terrestre é aproximadamente 33°C mais quente.  

9 Os gases estufa Se os níveis dos gases estufa proverem um isolamento durante um período longo de tempo, a Terra poderá eventualmente se tornar muito quente para a manutenção da vida. O problema não está na existência dos gases estufa - pois eles são de origem natural e executam um serviço essencial - mas devido às altas concentrações desses gases.

10 Casa de carbono Zero Foi adaptando aos dias atuais uma técnica medieval de construção, que o Departamento de Arquitetura da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, desenvolveu e executou o projeto de uma casa de carbono zero. A ideia é produzir essas construções em série até 2016, já que mais de 27% das emissões de gases causadores do efeito estufa da Inglaterra é gerado por residências, o que contribui de forma significativa para o aquecimento global.

11 Casa de carbono Zero A construção em forma de arco possui 4 quartos e é basicamente uma câmara de 20 metros coberta com terra e plantas, que servem de camuflagem e ajudam a construção a se mesclar com o ambiente rural. A resistência estrutural é dada através de uma técnica muito antiga, que utiliza tijolos finos para criar construções leves e duráveis, o que evita o uso de materiais que consomem muita energia na sua produção, como o concreto armado. A estrutura também fornece uma grande quantidade de massa térmica, permitindo a casa a reter calor, absorver flutuações de temperatura e reduzir a necessidade de sistemas de aquecimento ou resfriamento.

12 Casa de carbono Zero Outra solução simples foi encontrada para o isolamento térmico, indispensável naquela região, aplicando papel de jornal reciclado nas paredes. Mas caso haja necessidade de qualquer sistema de aquecimento adicional, ele é feito através da combinação dos sistemas fotovoltaico e térmico, que captam energia solar.

13 Sustentabilidade A construção mostra como o design contemporâneo pode promover materiais locais e integrar novas tecnologias para produzir um prédio altamente sustentável. Também temos nossas técnicas construtivas sustentáveis aqui no Brasil, que combinadas com os materiais adequados, podem nos oferecer grandes soluções para os problemas ambientais que enfrentamos hoje. Na verdade, soluções simples como essa, podem ser adaptadas às diversidades climáticas de cada região, proporcionando, além de eficiência energética, uma melhor qualidade de vida aos seus usuários.


Carregar ppt "Ciclo do carbono O carbono existente na atmosfera na forma de CO2 , entra na composição das moléculas orgânicas dos seres vivos a partir da fotossíntese,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google