A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Terra, Fogo, Água e Ar - apelo para a vida do planeta preservar Petar Zahov Instituto Bilingue Miguel de Cervantes - Sófia Ciclo do Carbono na Natureza.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Terra, Fogo, Água e Ar - apelo para a vida do planeta preservar Petar Zahov Instituto Bilingue Miguel de Cervantes - Sófia Ciclo do Carbono na Natureza."— Transcrição da apresentação:

1 Terra, Fogo, Água e Ar - apelo para a vida do planeta preservar Petar Zahov Instituto Bilingue Miguel de Cervantes - Sófia Ciclo do Carbono na Natureza

2 O Carbono (símbolo C) é um elemento químico de número atómico Z=6 e massa atómica 12,0107 que pertence ao grupo 14, segundo período na Tabela Periódica dos Elementos. Encontra-se na Natureza principalmente em duas formas alotrópicas: em forma de diamante e grafite. O Carbono é um elemento organogénico que, juntamente com o Hidrogénio, o Nitrogénio e o Oxigénio, entra na composição da matéria orgânica

3 O ciclo do Carbono pode ser observado na terra e nos oceanos.

4 Na terra, as plantas fotossintetizadoras sintetizam compostos orgânicos sob a acção dos raios solares: 6CO 2 + 6H 2 O C 6 H 12 O 6 + 6O 2

5 Condições para a realização da fotossíntese Luz: a relação cósmica entre os seres vivos da Terra e o Cosmos realiza-se através dos raios solares, que caindo sobre a clorofila integram-se como energia química. Calor: A necessidade de calor varia conforme o tipo da planta. A fotossíntese é mais intensa quando as temperaturas são entre 20ºC e 25°C.

6 As plantas gastam parte das substâncias sintetizadas para necessidades energéticas próprias e como material para crescimento e reprodução. Servem também como comida para os animais herbívoros.

7 Os animais herbívoros consomem principalmente substâncias orgânicas sintetizadas imprescindíveis para sua respiração e crescimento. Os animais, por sua parte, sintetizam novos compostos orgânicos. Desses animais alimentam-se os carnívoros.

8 Por fim, todos estes animais, inclusive os seus resíduos, transformam-se em alimento para os insectos e os microorganismos,etc. Eles usam as substâncias orgânicas sintetizadas, através da descomposição até dióxido de carbono, óxido nítrico, água, para acumularem a energia que necessitam.

9 A fotossíntese na água ocorre a uma profundidade até 200 metros ou até onde penetram os raios solares.

10 O oxigénio obtido satura a água. Para o fundo caem sedimentos compostos, massas de resíduos vitais e organismos mortos. Estes sedimentos alimentam os microorganismos.

11 Devido a diferentes processos anaeróbicos formam- -se camadas de carvão, de petróleo e de gás.

12 Com a sua actividade o ser humano contribui para a acumulação de dióxido de carbono na atmosfera. A queima de petróleo, carvão e gás depositados nas camadas da Terra acrescenta no ciclo mais 5 biliões de toneladas de CO 2 anualmente.

13 Para que este dióxido de carbono possa ligar-se através da fotossíntese é necessária uma quantidade enorme de vegetação, sobretudo florestas, mas essas diminuem devido a várias causas.

14 O equilíbrio no ciclo do carbono é de importância vital para os seres humanos. Ao perturbar este equilíbrio (acumulação de CO 2 – efeito de estufa) mudam tanto as condições de vida na natureza como também o equilíbrio natural.


Carregar ppt "Terra, Fogo, Água e Ar - apelo para a vida do planeta preservar Petar Zahov Instituto Bilingue Miguel de Cervantes - Sófia Ciclo do Carbono na Natureza."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google