A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora: Helena Felgueiras. Materiais Naturais.

Cópias: 1
Professora: Helena Felgueiras. Materiais Naturais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora: Helena Felgueiras. Materiais Naturais."— Transcrição da apresentação:

1 Professora: Helena Felgueiras

2

3 Materiais Naturais

4 Resultam de materiais naturais alterados por processos físicos e/ou químicos de transformação.

5

6

7

8

9

10 OUTRAS CLASSIFICAÇÕES DOS MATERIAIS

11

12

13

14

15

16 Ex:Água: Ponto de fusão – 0ºC; Ponto de ebulição 100 ºC; Densidade – 1 g/cm3 Cloreto de sódio: Ponto de fusão – 882,9ºC; Ponto de ebulição 977 ºC; Densidade – 0,968 g/cm3

17 EX: Petróleo, água do mar morto…

18 Substâncias e misturas de substâncias

19

20 Mistura de substâncias Mistura de substâncias Substância pura Substância pura Mistura de substâncias Mistura de substâncias Mistura de substâncias

21 Homogéneas Heterogéneas Coloidais

22

23

24

25

26 Exemplos de misturas homogéneas: as águas salgadas, o ar, apresentam uma única fase. A água do mar contém, além de água, uma quantidade enorme de sais minerais. O ar é uma mistura de nitrogénio e oxigénio que apresenta aspecto homogéneo.

27

28

29 Soluto : é a substância que se dissolve no solvente. Solvente: é a substância que dissolve o soluto. Solução aquosa: é uma solução que tem como solvente a água. Solução alcoólica: é uma solução que tem como solvente o álcool. SOLUÇÕES

30

31 - É uma mistura em que é possível distinguir os diferentes constituintes a olho nu; - Apresentam aspecto diferente ao longo da sua extensão; - Apresentam mais do que uma fase.

32 - À vista desarmada aparentam ser misturas homogéneas. No entanto só é possivel observar os seus constituintes recorrendo ao microscópio.

33

34 Ocorrem sem formação de novas substâncias, apenas se alteram algumas propriedades físicas das substâncias envolvidas. Exemplos: rasgar uma folha de papel, serrar madeira, esmagar bolachas, quebrar um vidro, evaporação da água….

35 Ocorrem com a formação de novas substâncias, com propriedades completamente diferentes das iniciais. Exemplos: fósforo a arder, folhas verdes a amarelecer, digestão dos alimentos, queimar madeira…

36 - Acção do calor (termólise); -Acção da luz (fotólise); -Acção mecânica; -Acção da corrente eléctrica (electrólise); -Junção de substâncias.

37 Reacção Química: é outro nome que se pode dar a uma transformação química. -Aos materiais entre os quais se dá a transformação química (substâncias que reagem) chamamos reagentes. -Aos materiais que se formam a partir da transformação (produtos finais) designamos por produtos da reacção.

38 Esquema de palavras da electrólise da água:

39 A energia é só uma, embora se qualifique de várias maneiras diferentes. Não está associada apenas à existência de actividade. É uma propriedade de todos os corpos, que se manifesta de diferentes formas.

40 Existem duas formas fundamentais de energia: energia cinética e energia potencial.

41 é a energia que está associada ao movimento dos corpos. Representa-se simbolicamente por Ec. Exemplos: moinho de vento em movimento, ciclista em movimento, ….

42 Energia armazenada num sistema. Não é associada ao movimento. Representa-se simbolicamente por Ep.

43

44 - da massa (m) -do valor da velocidade com que o corpo se desloca (v)

45 - da massa - da altura a que o corpo se encontra.

46 Unidades Sistema Internacional (SI) : joule ( J ) Outras unidades: caloria (cal)

47

48 são fontes naturais directamente utilizáveis. Exemplos: Sol, Carvão, Água, Vento, Petróleo bruto

49 são fontes que fornecem energia a partir de fontes primárias, após transformações. Exemplos: Electricidade, Gás butano, Gasolina, Gasóleo.

50 Formam-se através da decomposição muito lenta (milhões de anos), das plantas e dos animais dando origem à formação de reservas de energia que se acumulam quer na Terra quer no mar. O carvão, o petróleo e o gás natural são exemplos de combustíveis fósseis. Existem ainda os combustíveis nucleares, nomeadamente o urânio....

51

52

53 São fontes de energia que se esgotam, pois o ritmo a que são consumidas é muito superior ao tempo que a natureza necessita para repô-las. É o caso do petróleo, do carvão, do gás natural e outros…

54 - São fontes que estão em constante renovação, ou seja, não se esgotam e podem ser continuamente utilizadas pelo ser humano.

55 Energia solar: Energia proveniente do sol; Energia geotérmica: Energia proveniente do calor da Terra. Energia das marés: Energia associada às marés. Energia da biomassa: Energia proveniente da matéria orgânica em decomposição. Energia hídrica: Energia associada ao movimento da água. Energia do biogás:Energia proveniente dos detritos animais e vegetais. Energia eólica:Energia proveniente do vento.

56

57


Carregar ppt "Professora: Helena Felgueiras. Materiais Naturais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google