A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Actividade Experimental nº1 Dissolução do Cloreto de Amónio e preparação de um refresco Mariana e Diana.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Actividade Experimental nº1 Dissolução do Cloreto de Amónio e preparação de um refresco Mariana e Diana."— Transcrição da apresentação:

1 Actividade Experimental nº1 Dissolução do Cloreto de Amónio e preparação de um refresco Mariana e Diana

2 Pudemos verificar que, ao adicionar Tang à água, a temperatura praticamente manteve-se. Mas ao adicionar cloreto de amónio à água a temperatura desceu substancialmente. Processos endotérmicos envolvem um consumo de energia que provocou uma descida de temperatura lida no termómetro

3 Actividade Experimental nº3 Decomposição do Bicarbonato de Sódio por acção do calor Mariana e Diana

4 O Bicarbonato de Sódio, após ser exposto ao calor, decompõe-se em dióxido de carbono, água e carbonato de sódio. Uma decomposição por acção do calor é uma termólise.

5 Actividade Experimental nº4 Os materiais que usamos no quotidiano serão ácidos ou bases? Mariana e Diana

6 A Coca Cola tem o valor de pH de 4 por isso tem carácter ácido. A água da Torneira tem o valor de pH de 9 por isso tem carácter básico. O Sonasol Limão tem valor de pH de 9 por isso tem carácter básico. O Gel de Banho tem valor de pH 6 por isso tem carácter ácido.

7 Actividade Experimental nº5 Decomposição do cloreto de cobre(II) – electrólise Mariana e Diana

8 Ao fazer a electrólise do cloreto de cobre(II), observamos que o cobre sólido depositou-se num eléctrodo. No outro eléctrodo depositou- se um gás, que é o cloro.

9 Actividade Experimental nº6 Será que os meteis também reagem? Reactividade dos Metais Mariana e Diana

10 Pudemos observar que, ao adicionar ferro às soluções aquosas de Cloreto de Cobre(II), Sulfato de Cobre(II) e Nitrato de Prata, ele não se mistura, forma apenas uma película à volta da solução. Ao adicionar o zinco com as mesmas soluções aquosas, ele dissolve-se tornando-se homogéneo. Ao adicionar cobre ao Nitrato de Prata, observamos a formação de outra substância e com as restantes soluções aquosas não se observa nenhuma alteração.

11 Actividade Experimental nº7 Reacção do bicarbonato de sódio e o vinagre Lei de Lavoisier Mariana e Diana

12 Podemos concluir que ao adicionar vinagre ao bicarbonato de sódio dá-se a libertação de um gás, dióxido de carbono que vai encher o balão. A lei de Lavoisier diz que na Natureza nada se cria, nada se gasta, tudo se transforma. Por isso numa reacção a soma da massa dos reagentes é igual a soma da massa dos produtos. Por isso a massa do matraz+balão praticamente não variou na experiência (a pequena variação que vimos é devida a algum dióxido de carbono que escapou no balão).

13


Carregar ppt "Actividade Experimental nº1 Dissolução do Cloreto de Amónio e preparação de um refresco Mariana e Diana."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google