A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Decomposição do bicarbonato de sódio por acção do calor.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Decomposição do bicarbonato de sódio por acção do calor."— Transcrição da apresentação:

1 Decomposição do bicarbonato de sódio por acção do calor

2 Procedimento Coloca-se 3 macroespátulas de bicarbonato de sódio num matraz de 50ml Adapta-se o balão a boca do matraz Por fim, coloca-se o matraz na placa de aquecimento

3 O que aconteceu?? Com o calor, o bicarbonato de sódio sofreu uma decomposição, originando água liquida, dióxido de carbono gasoso e carbonato de sódio. Provocou o enchimento de um balão.

4 Mas afinal o que é uma decomposição?? Uma decomposiçao é quando um produto da origem a substancias mais simples... neste caso foi a agua liquida, dioxido de carbono gasoso e carbonato de sodio.

5 E afinal o que é isso de termolise? É a decomposição por acção do calor.

6 Reacção entre o bicarbonato de sódio e o vinagre.

7 Procedimento Pesa-se 3 gramas de bicarbonato de sódio, no vidro de relogio. Introduz-se o bicrabonato de sódio num matraz. Mede-se 20 ml de vinagre- Tranfere-se o vinagre, com a ajuda de um funil, para o balao. Por fim, adapta-se o balao a boca do matraz, pesa- se e regista-se. E ve-se o que vai acontecer.

8 O que aconteceu?? Quando colocamos o balão na boca do matraz e passamos o vinagre para o goble, o ácido acenico do vinagre reagiu com o bicarbonato de sodio e formou dióxido de carbono que tentou escapar mas como o balão estava a tapar a saída, o balão encheu.

9 Mas qual foi a conclusao? A conclusao é que a soma das massas dos reagentes é igual a massa dos produtos.

10 Decomposição do cloreto de cobre (II) - electrólise

11 Procedimento Transfere-se 80ml desulfato de cobre (II) para o gobelé. Mede-se a temperatura inicial e avalia-se o pH da solução. Mergulha-se os eléctrodos na solução. Liga-se a fonte de alimentação, ajusta-se a corrente para cerca de 0,6 A e a tensão para 12 V. Deixa-se que a reacção química se processe durante algum tempo.

12 O que aconteceu?? Quando se meteu o eléctrodo de grafite dentro do gobelé, num lado ficou o cloro gasoso e no outro lado ficou cobre sólido. O pH diminui de 4 para 2 ou seja, ficou mais ácido.

13 Será que os metais também reagem??

14 procedimento Coloca-se em cada célula 1 microespátula do metal indicado na coluna. Coloca-se em cada célula 1 gota da solução indicada na linha.

15 O que aconteceu?? Quando se junta cloreto de cobre com ferro, no principio o ferro sobe e para o fim começa a depositar-se na folha. Quando se junta cloreto de cobre e zinco nesse mesmo instante o cloreto de cobre é azul e passa a uma cor escura. Quando se junta cloreto de cobre e se junta cobre a sua cor dourada passa a cor castanha. Quando se junta sulfacto de cobre e ferro fica uma cor acastanhada. Quando se junta sulfacto de cobre com zinco igualmente com uma cor acastanhada.

16 Quando se junta sulfacto de prata e cobre, o cobre fica mais dourado. Quando se junta nitrato de prata e cobre passa a cor preta. Quando se junta nitrato de prata de prata e ferro o nitrato passa de cor transparente para a cor preta. Quando se junta nitrato de prata com zinco fica com uma cor escura.

17 Reacções químicas de precipitação

18 procedimento Coloca-se em cada célula uma gota da solução indicada na correspondente linha. Coloca-se outra gota da solução indicada na correspondente coluna.

19 O que aconteceu?? Hidróxido de sódio + nitrato de prata = a uma cor acastanhada Hidróxido de sódio + amoniaco = amoniaco ficou depositado no fundo Hidróxido de sódio + cloreto de cobre(II) = a cor fica igual Hidróxido de sódio + sulfato de ferro(II) = fica um verde escuro Nitrato de prata + hidróxido de sódio = não dissolve

20 Nitrato de prata + amoniaco = fica uma cor escura Nitrato de prata + cloreto de cobre(II) = ficou mais claro Nitrato de prata + sulfato de ferro(II) = fica castanho claro Amoniaco + hidróxido de sódio = fica uma cor transparente Amoniaco + nitrato de prata = fica uma cor transparente Amoniaco + cloreto de cobre(II) = fica com uma cor azul escuro Amoniaco + sulfato de cobre(II) = fica uma cor muito escura

21 Cloreto de cobre(II) + hidróxido de sódio = não se dissolveu Cloreto de cobre(II) + nitrato de prata = fica azul claro Cloreto de cobre(II) + amoniaco = ficou um azul muito claro Cloreto de cobre(II) + sulfato de ferro(II) = ficou azul Sulfato de ferro(II) + hidróxido de sódio = não se dissolveu Sulfato de ferro(II) + nitrato de prata = ficou transparente Sulfato de ferro(II) + amoniaco = ficou transparente Sulfato de ferro(II) + cloreto de cobre= azul claro

22 Dissolução do cloreto de amónio e preparação de um refresco

23 Procedimento Transfere-se 50ml de água Mede-se a temperatura e regista-se Pesa-se 10g de tang Dissolve-se o Tang na água agitando com a vareta Mede e regista

24 O que aconteceu?? No inicio, a temperatura inicial da água era de 25ºC, juntou-se 10g de Tang e a temperatura mudou para 23ºC. No inicio a temperatura inicial da água era de 25ºC, juntou-se cloreto de amónio e a temperatura mudou para 20ºC.

25 Os materiais que usamos no quotidiano serão ácidos ou bases?

26 procedimento Mede 50ml de coca-cola Coloca-se o sensor na solução Inicia-se a leitura de pH utilizando sensores Lava-se com água e seca o sensor com papel

27 O que aconteceu?? Coca-cola = 4 = ácido Detergente = 12 = base Detergente + coca-cola = 9 = base Creme de limpeza = 9 Calgon = 10.5 = base Creme de limpeza + calgon = 7 = neutro a temperatura ambiente


Carregar ppt "Decomposição do bicarbonato de sódio por acção do calor."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google