A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho da Helena e Diana sobre ácidos e bases na U.jr.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho da Helena e Diana sobre ácidos e bases na U.jr."— Transcrição da apresentação:

1

2 Trabalho da Helena e Diana sobre ácidos e bases na U.jr

3 1. O pH nas soluções do quotidiano Experimentamos vários produtos que usamos no quotidiano para verificar o seu pH graças ao sensor de pH. 1. O pH nas soluções do quotidiano Experimentamos vários produtos que usamos no quotidiano para verificar o seu pH graças ao sensor de pH. Produtos que utilizamos: vinagre, Coca-Cola, gel de banho, sumo de limão, café, leite, água da torneira, detergente amoniacal e água do mar.

4 Os produtos que utilizamos

5 Os nossos resultados

6 Os nossos resultados (continuação)

7 11. Adição de ácidos e bases Com os mesmos produtos que utilizamos na experiência anterior tentamos ver quais as modificações no pH quando adicionamos soluções ácidas a básicas e vice-versa. Os nossos resultados serão apresentados nos gráficos seguintes:

8

9

10 Conclusão O pH varia conforme se misturam ácidos e bases mais ou menos fortes: –Ao acrescentar um ácido a uma base o pH diminui –Ao acrescentar uma base a um ácido o pH aumenta

11 Titulação ácido forte – base forte A titulação é uma técnica que permite determinar a concentração desconhecida de um ácido ou de uma base. Para o efeito, faz- se reagir este ácido com uma base (vice- versa) de concentração conhecida até reacção completa, ou seja até a sua neutralização.

12 Durante uma titulação chamamos titulante à solução aquosa de concentração conhecida e titulado à solução de concentração desconhecida Na nossa experiência o nosso titulante é uma solução de hidróxido de sódio (NaOH) de concentração 0.1mol/dm³ O titulado é desta forma um ácido: o ácido clorídrico (HCl)

13

14 Com o programa Gotable, definimos outro gráfico desta vez pH = f (V) Pela fórmula Ca x Va = Cb x Vb, calculamos o valor de Ca, ou seja, a concentração desconhecida de ácido Nesta experiência: Ca = 0.99 mol/L

15 111. Podemos utilizar um indicador em vez de um sensor numa titulação! Como escolher o indicador? Um indicador existe sob várias formas: -Em papel -Em solução Existem muitos tipos de indicadores colorimétricos, cada um tem uma zona de viragem específica. Para que um indicador seja útil numa titulação, a zona de viragem do mesmo deve conter o pH do ponto de equivalência. No caso da nossa titulação, ácido forte-base forte, esse pH = 7.

16 Para saber se o azul de bromotimol é eficaz na titulação anterior realizamos essa mesma acrescentando o indicador. O resultado será apresentado no gráfico seguinte:

17 Zona de Viragem: 6.0 – 7.6

18


Carregar ppt "Trabalho da Helena e Diana sobre ácidos e bases na U.jr."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google