A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Electrólise do Cloreto de Cobre

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Electrólise do Cloreto de Cobre"— Transcrição da apresentação:

1 Electrólise do Cloreto de Cobre
Verificamos que na electrólise do cloreto de Cobre, este transformou-se em Cloro (gás) e em Cobre (sólido). A temperatura não varia (24ºC) mas o pH diminuiu de 5pH para 3pH.

2 Como encher um balão sem soprar?
Misturando 20ml de vinagre com 3gr de bicarbonato de sódio liberta-se dióxido de carbono, logo comseguimos encher um balão sem qualquer sopro. Verificamos que a massa da mistura não se alterou, porque numa reacção quimica a massa conserva-se. Com esta experiência podemos confirmar a lei “ Nada se perde, nada se gasta, tudo se transforma” de Lavoisier.

3 Como fazer reagir os metais? Será que todos eles reagem?
Misturando metais sólidos com soluções aquosas verificamos que em alguns casos os metais oxidaram (enferrujaram). Esta experiência ajudou-nos a perceber que os metais também reagem.

4 Ácidos ou básicos? Nesta experiência concluimos que alguns dos materiais que usamos no nosso dia-a-dia têm acidês diferente sendo em maior parte básicos. Exemplos de bases: aspirina, Sonasol... Exemplo de um ácido: coca-cola... Exemplo de um neutro: água da torneira... Quando adicionamos uma solução ácida a uma solução base o pH altera-se.

5 A reação endotérmica Quando se adiciona “Tang” à água a temperatura da mistura diminuiu ligeiramente ( reacção endotérmica). Ao adicionarmos cloreto de amónio à água a temperatura da mistura desceu muito ( reação endotérmica)

6 Como obter um sólido através da mistura de dois liquidos:
Misturando alguns sais soluveis consegue-se, obter um sólido. A este processo designa-se reacção quimica de precipitação

7 Como encher um balão através da termólise do bicarbonato de sódio
Através do aquecimento do bicarbonato de sódio liberta-se dióxido de carbono(gás) pode-se encher o balão. Através desta experiência podemos mais uma vez confirmar que se pode encher um balão sem se soprar para o seu interior.


Carregar ppt "Electrólise do Cloreto de Cobre"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google