A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Magia Sem Truques - Basta Ser Químico !!!!!. Experiência nº 1... Nesta experiência, começámos por introduzir 50 ml de água num gobelé e medimos a sua.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Magia Sem Truques - Basta Ser Químico !!!!!. Experiência nº 1... Nesta experiência, começámos por introduzir 50 ml de água num gobelé e medimos a sua."— Transcrição da apresentação:

1 Magia Sem Truques - Basta Ser Químico !!!!!

2 Experiência nº 1... Nesta experiência, começámos por introduzir 50 ml de água num gobelé e medimos a sua temperatura com um termómetro. De seguida pesámos 10 g de tang que dissolvemos na água com a ajuda de uma vareta. Por fim medimos novamente a temperatura da água (agora misturada com tang). Depois repetimos o mesmo processo com o cloreto de amónio. Observamos que a temperatura da àgua diminuiu 0,5 ºC após a dissolução de Tang e diminuiu 11 ºC após a dissolução de cloreto amónio. Os processos endotérmicos envolvem uma diminuição de temperatura devido a um consumo de energia.

3 Experiência nº2 Começamos por colocar cada solução na folha de laboratório fornecida. Nesta experiência conseguimos concluir que algumas das misturas formaram-se precipitados, ou seja, ocorreram reacções de precipitação.

4 Experiência nº3... Nesta experiência conseguimos adequirir dois novos conhecimentos: Ficámos a saber que térmolise é uma decomposição de uma substância provocada pelo calor. O outro conhecimento foi a decomposição do bicarbonato de sódio (fermento). E decomposição é a transformação de uma substância formando outras mais simples como por exemplo: o dióxido de carbono, a água e etc.

5 Experiência nº4 Nesta experiência medimos o pH de vários líquidos, neste caso da coca-cola, sonasol e água da torneira que é respectivamente 3.6, 11.6 e 8.2. Também aprendemos que quando o nível de pH é abaixo de 7 significa que é ácido, e quando é acima de 7 significa que é básico.

6 Experiência nº 5 Nesta experiência verificámos que a temperatura e o pH de uma substância varia com a influência da electròlise. Para comprovar este facto fizemos a seguinte experiência: Medimos a temperatura e o pH da solução de cloreto de cobre(II). De seguida introduzimos os eléctrodos de grafite na solução, tapando-a com a rolha. Montamos o circuito e ligamos a fonte de alimentação. Observamos a formação de cloro gasoso num dos eléctrodos e cobre sólido no outro eléctrodo. Este resultado deve- se à electrólise do cloreto de cobre (decomposição por acção da corrente eléctrica). Cerca de 1 minuto depois retirámos os eléctrodos de grafite e medimos a temperatura. Vimos que a temperatura subiu e o pH desceu. Constatamos por estas variações que ocorreu uma reacção química.

7 Experiência nº6 Nesta experiência conseguimos notar as reacções existentes entre: Cloreto de Cobre e Ferro () Cloreto de Cobre e Zinco () Cloreto de Cobre e Cobre () Sulfacto de Cobre e Ferro () Sulfacto de Cobre e Zinco () Sulfacto de Cobre e Cobre () Nitrato de Prata e Ferro () Nitrato de Prata e Zinco () Nitrato de Prata e Cobre ()

8 Experiência nº7 Começamos por colocar bicarbonato de sódio numa matraz. Depois, entornamos vinagre para um balão. A seguir pesamos o conjunto (balão+matraz) com o balão na ponta. Registamos os resultados e depois quando o vinagre se misturou com o bicarbonato de sódio o peso diminuiu devido ao gás que sai por aberturas entre o balão e a matraz. Entre tanto a reacção do bicarbonato de sódio e o vinagre (dióxido de carbono) faz encher o balão.


Carregar ppt "Magia Sem Truques - Basta Ser Químico !!!!!. Experiência nº 1... Nesta experiência, começámos por introduzir 50 ml de água num gobelé e medimos a sua."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google