A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciências Fisico-Químicas 8.º ano Universo da Matéria Reacções Químicas Unidade 3 – Tipos de reacções químicas Unidade 4 – Velocidade das reacções químicas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciências Fisico-Químicas 8.º ano Universo da Matéria Reacções Químicas Unidade 3 – Tipos de reacções químicas Unidade 4 – Velocidade das reacções químicas."— Transcrição da apresentação:

1 Ciências Fisico-Químicas 8.º ano Universo da Matéria Reacções Químicas Unidade 3 – Tipos de reacções químicas Unidade 4 – Velocidade das reacções químicas Unidade 5 – Explicação e representação das reacções químicas

2 Ciências Fisico-Químicas 8.º ano Universo da Matéria Tipos de reacções químicas Unidade 3

3 Ciências Fisico-Químicas 8.º ano Universo da Matéria Transformações físicas e químicas Transformaçãofísica Processo que se caracteriza pela mudança do estado físico, estado de divisão ou posição de uma substância. Transformaçãoquímica Processo que se caracteriza pela formação de novas substâncias.. As transformações ou reacções químicas podem ser descritas através de esquemas de palavras.

4 Ciências Fisico-Químicas 8.º ano Universo da Matéria Como detectar reacções químicas? A ocorrência de reacções químicas pode ser detectada de várias formas: alteração de cor; variação de temperatura; variação de volume; libertação de um gás; aparecimento/desaparecimento de um sólido.

5 Ciências Fisico-Químicas 8.º ano Universo da Matéria Reacções de combustão As reacções de combustão caracterizam-se pela combinação entre: combustível – um material que arde; comburente – oxigénio. carbono (s) + oxigénio (g) dióxido de carbono (g) Combustão do carbono magnésio (s) + oxigénio (g) óxido de magnésio (s) enxofre (s) + oxigénio (g) dióxido de enxofre (g) enxofre (s) + oxigénio (g) trióxido de enxofre (g) sódio (s) + oxigénio (g) óxido de sódio (s) sódio (s) + oxigénio (g) peróxido de sódio (s) Combustão do magnésio Combustão do enxofre Combustão do sódio

6 Ciências Fisico-Químicas 8.º ano Universo da Matéria Importância das combustões Muitas combustões são utilizadas diariamente para obter energia.

7 Ciências Fisico-Químicas 8.º ano Universo da Matéria Soluções ácidas Materiais de carácter ácido utilizados no dia-a-dia De um modo geral, as soluções ácidas apresentam as seguintes características: têm sabor azedo; reagem com os metais, produzindo hidrogénio; conduzem a electricidade; alteram a cor de certos corantes vegetais.

8 Ciências Fisico-Químicas 8.º ano Universo da Matéria Soluções básicas ou alcalinas As soluções básicas ou alcalinas também possuem algumas características comuns: têm sabor amargo; são escorregadias ao tacto; conduzem a electricidade; alteram a cor de certos corantes vegetais. Materiais de carácter básico utilizados no dia-a-dia

9 Ciências Fisico-Químicas 8.º ano Universo da Matéria Soluções neutras Materiais de carácter neutro utilizados no dia-a-dia

10 Ciências Fisico-Químicas 8.º ano Universo da Matéria Indicadores Indicadores Os indicadores são substâncias naturais ou sintéticas cuja cor na presença de uma solução ácida, básica ou neutra é alterada. Os indicadores mais utilizados são a tintura azul de tornesol e a fenolftaleína. AZUL DE TORNESOLFENOLFTALEÍNA Solução ácida Solução neutra Solução básica Solução ácida Solução neutra Solução básica A tintura azul de tornesol fica vermelha na presença de soluções ácidas, torna-se azul-arroxeada na presença de soluções neutras e não sofre alteraçõesde cor na presença de soluções básicas. A fenolftaleína não sofre alterações de cor na presença de soluções ácidas ou neutras e fica carmim na presença de soluções básicas.

11 Ciências Fisico-Químicas 8.º ano Universo da Matéria Escala de pH Permite medir a acidez de uma solução. Como medir o pH?

12 Ciências Fisico-Químicas 8.º ano Universo da Matéria Reacções ácido-base O esquema que traduz as reacções ácido-base é: ácido + base água + sal Exemplos ácido sulfúrico + hidróxido de potássio água + sulfato de potássio ácido clorídrico + hidróxido de sódio água + cloreto de sódio Variação do pH numa reacção ácido-base

13 Ciências Fisico-Químicas 8.º ano Universo da Matéria Solução e solubilidade Solução Uma solução é uma mistura homogénea de duas ou mais substâncias. Solubilidade A solubilidade é a quantidade máxima de soluto que é possível dissolver numa certa quantidade de solvente, a uma dada temperatura. O sulfato de cobre é solúvel em água. O carbonato de cobre é insolúvel em água.

14 Ciências Fisico-Químicas 8.º ano Universo da Matéria Reacções de precipitação Reacções de precipitação Caracterizam-se pela formação de um precipitado – sólido pouco solúvel – obtido a partir de reagentes que se encontram dissolvidos. REACÇÕES DE PRECIPITAÇÃO

15 Ciências Fisico-Químicas 8.º ano Universo da Matéria Importância das reacções de precipitação Estalactites da gruta de Mira dAireRecife de corais

16 Ciências Fisico-Químicas 8.º ano Universo da Matéria Águas macias e águas duras A quantidade de magnésio e de cálcio que se encontra dissolvida numa água determina a sua classificação em: água dura – contém levadas concentrações de cálcio e de magnésio; água macia – contém baixas concentrações de cálcio e de magnésio.

17 Ciências Fisico-Químicas 8.º ano Universo da Matéria Num sistema reaccional fechado, a massa total dos reagentes é igual à massa total dos produtos de reacção. Lei de Lavoisier Exemplo: A 10 g + B 15 g D?D? C 5 g + Massa total dos reagentes = 25 g Massa total dos produtos de reacção: terá de ser 25 g, pelo que m D = 20 g Há sempre conservação de massa. A Lei de Lavoisier verifica-se em qualquer reacção química.

18 Ciências Fisico-Químicas 8.º ano Universo da Matéria Velocidade das reacções químicas Unidade 4

19 Ciências Fisico-Químicas 8.º ano Universo da Matéria Velocidade das reacções químicas REACÇÕES QUÍMICAS Formação de estalagmites.Peças de ferro a enferrujar. Explosão.Formação de iodeto de chumbo. Reacções lentas Reacções rápidas

20 Ciências Fisico-Químicas 8.º ano Universo da Matéria Factores que influenciam a velocidade da reacção Os factores que influenciam a velocidade de uma reacção química são: concentração dos reagentes; estado de divisão dos reagentes sólidos; temperatura do sistema reaccional; luz; presença de catalisadores.

21 Ciências Fisico-Químicas 8.º ano Universo da Matéria Concentração dos reagentes De um modo geral, quanto maior for a concentração dos reagentes maior é a velocidade da reacção. Solução diluída de tiossulfato de sódio e ácido clorídrico. Solução concentrada de tiossulfato de sódio e ácido clorídrico.

22 Ciências Fisico-Químicas 8.º ano Universo da Matéria Estado de divisão dos reagentes sólidos Quanto maior é o estado de divisão dos reagentes sólidos (maior su+erfície de contacto), maior é a velocidade da reacção. A combustão da serradura é mais rápida do que a de blocos de madeira.

23 Ciências Fisico-Químicas 8.º ano Universo da Matéria Temperatura De um modo geral, quanto maior for a temperatura a que ocorre a reacção química, maior é a velocidade da reacção. O leite azeda e coalha mais rapidamente se estiver fora do frigorífico.

24 Ciências Fisico-Químicas 8.º ano Universo da Matéria Luz A luz permite aumentar a velocidade de algumas reacções químicas. Os jornais ficam amarelados quando expostos à luz solar.

25 Ciências Fisico-Químicas 8.º ano Universo da Matéria Explicação e representação das reacções químicas Unidade 5

26 Ciências Fisico-Químicas 8.º ano Universo da Matéria Natureza corpuscular da matéria De acordo com a teoria cinético- corpuscular: toda a matéria é constituída por pequeníssimas partículas – corpúsculos; a matéria é descontínua, pois entre os corpúsculos existem espaços vazios; os corpúsculos estão em constante movimento; os corpúsculos têm movimentos mais rápidos à medida que a temperatura aumenta.

27 Ciências Fisico-Químicas 8.º ano Universo da Matéria Estados físicos da matéria ESTADO FÍSICO DA MATÉRIAPROPRIEDADES apresentam forma própria e volume constante; São muito difíceis de comprimir; São mais densos do que a maior parte dos líquidos e do que todos os gases. apresentam a forma do recipiente onde se encontram; têm volume constante; São difíceis de comprimir. apresentam a forma do recipiente onde se encontram; têm volume variável; São facilmente compressíveis. Sólido Líquido Gasoso

28 Ciências Fisico-Químicas 8.º ano Universo da Matéria Mudanças de estado físico A mesma substância pode apresentar-se em diferentes estados físicos. Relação entre os estados físicos pode apresentar e a energia dos seus corpúsculos.

29 Ciências Fisico-Químicas 8.º ano Universo da Matéria Pressão e quantidade de corpúsculos Quando se aumenta a quantidade de corpúsculos num recipiente com volume fixo, a pressão no interior daquele aumenta.

30 Ciências Fisico-Químicas 8.º ano Universo da Matéria Pressão e volume de um gás Quando o volume de uma certa quantidade de gás diminui, a uma temperatura constante, a pressão exercida pelo gás aumenta.

31 Ciências Fisico-Químicas 8.º ano Universo da Matéria Pressão e temperatura de um gás Quando se aumenta a temperatura de um volume fixo de gás, aumenta a pressão exercida pelo gás.

32 Ciências Fisico-Químicas 8.º ano Universo da Matéria Substâncias e misturas de substâncias A – Substância elementar B – Substância composta C – Mistura de substâncias D – Mistura de substâncias Substânciaelementar Substância constituída por átomos de um único elemento.Substânciacomposta Substância constituída por átomos de, pelo menos, dois elementos.

33 Ciências Fisico-Químicas 8.º ano Universo da Matéria Fórmulas químicas de substâncias moleculares NOME DA SUBSTÂNCIA MOLECULAR UNIDADE ESTRUTURALFÓRMULA QUÍMICA Oxigénio O2O2 Hidrogénio H2H2 Água H2OH2O Amoníaco NH 3 Dióxido de carbono CO 2

34 Ciências Fisico-Químicas 8.º ano Universo da Matéria Fórmulas químicas de substâncias moleculares TRÊS MOLÉCULAS DE ÁGUA QUATRO MOLÉCULAS DE OXIGÉNIO 3 H 2 O4 O 2 DUAS MOLÉCULAS DE HIDROGÉNIO CINCO MOLÉCULAS DE AMONÍACO 2 H 2 5 NH 3

35 Ciências Fisico-Químicas 8.º ano Universo da Matéria Fórmulas químicas de substâncias iónicas SUBSTÂNCIA IÓNICA IÕES CONSTITUINTES FÓRMULA QUÍMICA Cloreto de sódioIão sódio Na + Ião cloreto Cl - NaCl Dicromato de potássioIão potássio K + Ião dicromato Cr 2 O 7 2- K 2 Cr 2 O 7 Nitrato de cálcioIão cálcio Ca 2+ Ião nitrato NO 3 - Ca(NO 3 ) 2 Óxido de ferro(III)Ião ferro(III) Fe 3+ Ião óxido O 2- Fe 2 O 3

36 Ciências Fisico-Químicas 8.º ano Universo da Matéria Reacções químicas Reagentes Produtos de reacção hidrogénio + oxigénio água H 2 (g) + O 2 (g) H 2 O (g) 2 H 2 (g) + O 2 (g) 2 H 2 O (g) +


Carregar ppt "Ciências Fisico-Químicas 8.º ano Universo da Matéria Reacções Químicas Unidade 3 – Tipos de reacções químicas Unidade 4 – Velocidade das reacções químicas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google