A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Velocidade das reacções químicas. Vemos no nosso dia-a-dia muitas reacções que ocorrem a velocidades diferentes. É difícil saber antecipadamente, qual.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Velocidade das reacções químicas. Vemos no nosso dia-a-dia muitas reacções que ocorrem a velocidades diferentes. É difícil saber antecipadamente, qual."— Transcrição da apresentação:

1 Velocidade das reacções químicas

2 Vemos no nosso dia-a-dia muitas reacções que ocorrem a velocidades diferentes. É difícil saber antecipadamente, qual será a velocidade de uma reacção. Para tal, efectua-se experiências para se conhecer os factos.

3 Em relação à velocidade das reacções à factores que são importantes a considerar: Concentração dos reagentes; Superfície de contacto de um reagente sólido; Temperatura; Presença de Luz; Catalisadores.

4 Vamos ver cada um dos factores em pormenor!!!

5 Verifica-se experimentalmente que quando temos duas soluções com concentrações diferentes, quanto mais concentrada a solução, a maior número de partículas, maior a probabilidade de ocorrem choques eficazes, reacção é mais rápida.

6 A velocidade de uma reacção pode variar quando se altera a temperatura. A imagem à esquerda é de uma reacção química. Nos 2 casos, a única alteração é a temperatura. No exemplo em que a temperatura é maior, a reacção dá-se a uma velocidade maior.

7 A B No gobelé A, como a temperatura é mais elevada, as partículas têm maior agitação, a probabilidade de ocorrer choques eficazes é maior, maior a velocidade da reacção.

8 Por isso, no dia-a-dia, para preservar os alimentos, guarda-se no frigorífico. Quanto maior a temperatura… Maior a velocidade de reacção

9

10 Existem muitos exemplos em que a superfície de contacto pode influenciar. As combustões, o enferrujamento, etc. Chega-se à conclusão que quanto maior a área de contacto, maior é a velocidade de reacção, porque quanto maior a área de contacto, maior é a probabilidade de ocorrerem choques eficazes.

11 Os catalisadores, são substâncias que alteram a velocidade de certas reacções, sem, no entanto, entrarem na reacção. Ou seja, não são reagentes da reacção. Os catalisadores podem ser: Positivos ou catalisadores- quando aumentam a velocidade da reacção Negativos ou inibidores - quando diminuem a velocidade da reacção

12

13


Carregar ppt "Velocidade das reacções químicas. Vemos no nosso dia-a-dia muitas reacções que ocorrem a velocidades diferentes. É difícil saber antecipadamente, qual."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google