A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Na experiência trabalhamos com uma reacção em que os reagentes eram ácido cítrico e o bicarbonato (componentes de Alka- Seltzer ) Esta experiência tinha.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Na experiência trabalhamos com uma reacção em que os reagentes eram ácido cítrico e o bicarbonato (componentes de Alka- Seltzer ) Esta experiência tinha."— Transcrição da apresentação:

1

2 Na experiência trabalhamos com uma reacção em que os reagentes eram ácido cítrico e o bicarbonato (componentes de Alka- Seltzer ) Esta experiência tinha como objectivo estudar a reacção de forma a saber alterar a velocidade de reacção alterando o seu estado de divisão do comprimido.

3 Nós para realizarmos este trabalho efectuamos uma montagem (ver imagem a seguir) A seringa para gases é especialmente sensível a estes. Com a formação de gases o embolo da seringa vai ser forçado a deslocar-se. Com a colocação de um sensor de posição (adaptado ao embolo da seringa de gases)podemos comparar as diferentes velocidades de reacção. Sensor de posição Vara do sensor de posição Banca de laboratório Seringa de gases Vista aérea Sensor de posição Seringa para gases

4 A linha verde está relacionada com o maior estado de divisão A linha azul apresenta o estado de divisão intermédio A linha vermelha representa o menor estado de divisão Obtivemos os dados que vemos no gráfico seguinte. Nota: Verificamos no gráfico que a quantidade de gases que se formou na linha azul é maior que nas restantes isto acontece devido ao facto do comprimido Alka-Seltzer ser difícil de partir. Assim na linha azul encontra se um pouco acima da média devido ao facto do reagente ser em maior quantidade

5 Concluímos que quando aumentamos o estado de divisão dos reagentes a reacção torna-se mais rápida. Isto acontece pois com o aumento da divisão dos reagentes a área de contacto entre comprimido e água aumenta. No caso presente vai servir para que o comprimido se dissolva mais rapidamente fazendo com que os iões que reagem apareçam mais cedo para poderem reagir, fazendo com que a reacção seja mais rápida. A partir do gráfico podemos verificar o que foi dito uma vez que a mesma quantidade de produto é formada, mas em diferentes intervalos de tempo, estando estes relacionados com a diferença do estado de divisão.

6 Trabalho realizado por : Filipe Lídia Raquel


Carregar ppt "Na experiência trabalhamos com uma reacção em que os reagentes eram ácido cítrico e o bicarbonato (componentes de Alka- Seltzer ) Esta experiência tinha."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google