A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Efeito da Variação da Temperatura Magnésio Metálico e Ácido Clorídrico.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Efeito da Variação da Temperatura Magnésio Metálico e Ácido Clorídrico."— Transcrição da apresentação:

1 Efeito da Variação da Temperatura Magnésio Metálico e Ácido Clorídrico

2 A Reacção Química Pode ser traduzida pela equação química: Para ocorrer a reacção utilizámos: magnésio metálico solução aquosa de ácido clorídrico (HCl)

3 Objectivo Estudar o efeito da variação da temperatura na rapidez da reacção, acompanhando a variação da posição do êmbolo da seringa de gases. Este êmbolo move-se com a formação do gás hidrogénio durante a reacção, sendo assim possível o estudo da rapidez desta.

4 Material Sensor posição Sensor Temperatura Seringa para gases Tubo de ensaio Suportes universais Banho Termostatizado

5 Montagem Com este material, procurámos desenvolver uma estrutura apropriada à experiência, como mostra a figura: Sensor de posição Vara do sensor de posição Banca de laboratório Seringa de gases Vista aérea Sensor temperatura Banho Termostatizado Sensor de posição Seringa para gases

6 Montagem No fim, tomou este aspecto:

7 Ensaios Foram realizados três ensaios: Volume HCl = 30 mL Magnésio Metálico – 3 fitas de 4cm cada (por ensaio) Foi utilizado ainda fio de cobre para fazer peso nas fitas de magnésio O único factor que diferiu nos ensaios foi a temperatura: EnsaioTemperatur a (ºC)

8 Resultados Os valores obtidos foram registados no seguinte gráfico: Linha azul – 1º ensaio Linha lilás – 2º ensaio Linha cinzenta – 3º ensaio No gráfico só estão registados os valores de variação da posição (em graus).

9 Conclusão Analisando o gráfico, reparamos que a reacção do 2º ensaio ocorreu mais rapidamente que a do 1º, uma vez que a mesma quantidade de produto foi formada num intervalo de tempo menor. Podemos então concluir que a reacção torna-se mais rápida quando a temperatura aumenta. Isto acontece porque os corpúsculos têm tendência a movimentarem-se mais depressa, tendo mais probabilidades de chocarem entre si, o que faz com que o magnésio reaja mais depressa com o ácido. O facto de nos 2 ensaios distintos se ter formado a mesma quantidade de produto (gás hidrogénio) deve-se ao facto de terem sido utilizadas iguais quantidades de reagentes nos diferentes ensaios.

10 Fim Trabalho realizado por: Ana Ribeiro Pedro Lacerda


Carregar ppt "Efeito da Variação da Temperatura Magnésio Metálico e Ácido Clorídrico."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google