A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Rio Douro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Rio Douro."— Transcrição da apresentação:

1 Rio Douro

2 Trabalho laboratorial
Índice Introdução Localização População Esgotos Número de habitantes Poluição Trabalho laboratorial Conclusão

3 Introdução No âmbito das disciplinas, Ciências, Físico-químicas e Geografia realizamos um trabalho de campo e experimental. Este trabalho consiste na recolha de informação em dois locais diferentes do rio Douro (Freixo e Barragem de Crestuma Lever).

4 Localização Rio Inha (local da segunda amostragem)
Ponte do Freixo (local da primeira amostragem)

5 População Densidade populacional ( N.º/Km2) por local de residência ( à data dos Censos 20001); Decenal Período de referência de dados Local de residência ( à data dos Censos de 2001) N.º / Km2 Foz do Sousa ( barragem de Crestuma Lever) 335, 89 2001 Valbom( Freixo) 3220,32

6 Diferença entre esgotos de uma só cidade
Nome Total Sistema de esgotos ligado a rede pública Sistema de esgotos particular Não tem sistema de esgotos Freixo 1849 41 1777 8 Valbom 4825 3930 785 5

7 CIÊNCIAS FISICO-QUÍMICAS RELATÓRIO:
No âmbito da disciplina de Ciências Físico-Químicas, analisamos a água em diferentes locais do Rio Douro, neste caso na Barragem de Crestuma-Lever e no Freixo. O nosso estudo consiste na análise e recolha de informação sobre os seus parâmetros físico-químicos: o cheiro, a cor, a temperatura e o pH. Todos estes parâmetros nos indicam se a água está ou não contaminada.

8 QUESTÃO PROBLEMA: Será que a análise dos parâmetros físico-químicos dos diferentes locais onde recolhemos a água nos vai indicar diferentes graus de poluição da respectiva água do rio?

9 MATERIAIS E REAGENTES:
garrafas de 0,33l; termómetro; gobelé de 250ml; 4 tubos de ensaio; medidor de pH; folha de alumínio; régua; proveta de 100ml; amostras de água dos dois locais; 10 gotas de sabão líquido; suporte de tubo de ensaio; máquina fotográfica.

10 PROCEDIMENTOS E ESQUEMA DE MONTAGEM:
1º.Colocamos 5ml de água num tubo de ensaio; 2º.Cheirámo-la; 3º.Registamos os resultados; 4º.Observamos a cor da água, procurando algum sinal de turvação; 5º.Registamos os resultados; 6º.Repetimos o procedimento para a outra amostra; 7º.Medimos 50ml de água com uma proveta e transferimo-la para um gobelé; 8º.Medimos o pH da mesma e registamos os resultados; 9º.Medimos cerca de 10ml de água e transferimo-la para um tubo de ensaio; 10º.Colocamos cerca de 10 gotas de sabão líquido em cada um dos tubos de ensaio, tapamos, agitamos e, por fim, medimos a altura da espuma.

11 OBSERVAÇÕES, CALCULOS E REGISTO DE MEDIÇÕES:
Identificação da amostra Parâmetros físicos de qualidade de uma amostra de água Cheiro Cor Turvação Temperatura No local No laboratório Freixo Inodora Amarelada Pouca 10.5°C 19°C Barragem de Crestuma-Lever 9.9°C Identificação da amostra Parâmetros químicos de qualidade de uma amostra de água pH Dureza Altura da espuma, cm No local No laboratório Freixo 7.85 7.40 3.5cm Barragem de Crestuma- Lever 7.58 3.8cm

12 CONCLUSÕES E CRÍTICAS DOS RESULTADOS:
Verificamos que, em ambas as amostras, a água era inodora, a cor ligeiramente amarelada, a turvação era pouca e registamos a diferenças de temperatura entre os dois locais (um pouco mais elevada no Freixo (0.6°C), mas iguais no laboratório). Por fim, concluímos que o pH era igual e a dureza e altura da água eram aproximadas, sendo no Freixo de 3,5cm e na Barragem de 3,8cm. Estes factores levaram-nos a concluir que as diferenças entre os parâmetros físicos e químicos das amostras de água dos dois locais são mínimas, não nos permitindo afirmar que haja diferentes graus de poluição das águas dos locais referidos.

13 NOVOS PROBLEMAS DE INVESTIGAÇÃO:
Que outras características da água destes locais devem ser estudadas para comparar o seu grau de poluição?

14 Ciências Biodiversidade e saúde humana
Esse projecto consiste no estudo dos macro invertebrados bentónicos em duas zonas diferentes do rio Douro (Freixo e Barragem) No âmbito da disciplina de Ciências procedemos à sua visualização microscopia de diferentes macro invertebrado bentónicos ( Inha 2)

15 Como procedemos: Retiramos o Formol peneirando a areia para uma bacia; Procuramos os macro invertebrados; Procedemos a observação microscopia destes; Registamos os pontos que cada macro invertebrados dava.

16 Tabela de cálculo – famílias de macroinvertebrados bentónicos
Chlorop 10 Lest 8 Rhyac 7 Coeng 6 Oligo 2 Total 33

17 Procedimento Com uma pá retiramos as areias e com as nossos mãos retiramos a água em excesso em seguida colocamos o formol para que os macro invertebrados não entrassem em decomposição. Fechamos o saco e misturamos. No âmbito da disciplina de ciências recolhemos as amostras de dois locais do rio Douro (Barragem Crestuma – Lever e Freixo) Devido à intensa precipitação o caudal do rio encheu o que fez com que os macro invertebrados bentónicos se refugiassem nas margens do rio. Por essa razão concluímos que não havia macro invertebrados naquelas amostras o que levou a que nos analisássemos as amostras recolhidas no rio Douro (Inha 1 e 2) trazidas pela professora de ciências.

18 Conclusão A água analisada no Rio Douro ( Inha 1 e 2) está muito poluída, comparada ao que devia estar. Concluímos também que isso se deve a várias razões que não deviam existir.

19 Trabalho realizado por:
Rita Silva nº20 8ºB Rita de Cássia nº19 8ºB Ana Filipa Rocha nº3 8ºB Ana Marta nº4 8ºB


Carregar ppt "Rio Douro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google