A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ivo Lindim, Mário Sanca & Tiago Silva

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ivo Lindim, Mário Sanca & Tiago Silva"— Transcrição da apresentação:

1 Ivo Lindim, Mário Sanca & Tiago Silva
Geologia & Biologia Vulcanologia – Vulcão Vesúvio Realizado Por: Ivo Lindim, Mário Sanca & Tiago Silva Nº 15 Nº 19 Nº 25 10º B 2005/2006

2 Localização Geográfica
Vesúvio; Vulcão activo, situado a sudeste de Nápoles, na Itália, com uma altitude de 1280 m. Vivem actualmente nos arredores do Vesúvio cerca de 2 milhões de pessoas.

3 Localização Tectónica do Vulcão
O vulcão Vesúvio localiza-se tectónicamente na Placa euroasiática.

4 Características da Erupção
Monte Vesúvio é um vulcão do tipo composto que expele material em fluxo intenso. O material que sai de dentro dos vulcões chama-se lava, um rio de rocha derretida, muito quente e vermelha.

5 Calendário da Actividade do Vulcão
Sua mais intensa erupção foi no dia 24 de Agosto do ano de 79 d. C. , quando o vulcão entrou em erupção e a lava quente cobriu as cidades de Pompeia e Herculano com uma camada de dois metros de espessura. Em seguida, o vulcão lançou cinzas e pedras que formaram outra camada de dez a quinze metros. Entre 20 mil e 30 mil habitantes morreram sufocados pelas cinzas ou sob os tetos das casas que desabavam. Sua última erupção aconteceu há pouco mais de 50 anos, em 1944, sem causar estragos.

6 Nível de Alerta Actual O nível de alerta actividade vulcânica segundo o código colorido de referência é verde (o vulcão está dormente; a actividade sísmica e fumarólica estão normais). Podendo também, por vezes, atingir o nível de alerta amarelo, que indica estado de agitação no vulcão; possibilidade de erupção.

7 Impacto da Erupção no Clima e suas Consequências
O vulcão Vesúvio projectou vários materiais piroclásticos entre eles, as cinzas, que provocam danos na agricultura e provocaram problemas respiratórios e intoxicações. A libertação de gases nessa zona causou um aumento da temperatura da atmosfera fazendo com que pragas de insectos (moscas e gafanhotos) causassem muitos danos nos campos de cultivo. Os vários incêndios, provocados pela erupção, contaminavam e aqueceram o ar, provocando também várias intoxicações e problemas respiratórios nas zonas periféricas, à ocorrência da erupção.

8 Número de Vítimas No dia 24 de Agosto de 79 d.C., o vulcão Vesúvio causou mortes. Ainda de hoje em dia pode-se verificar algumas pessoas que a lava transformou em pedra e podemos ver o desespero em que a população se encontrava naquele momento.

9 Impacto Social e Económico
Em termos de impacto social, a erupção do vulcão Vesúvio de 79 d.C., causou mortes e destruiu totalmente a cidade de Pompeia. Nesta cidade havia belas esculturas e arquivos históricos de grande importância para o império Romano, que ficaram para sempre destruídos. Em termos de impacto económico, esta erupção causou alguns danos, à economia do império, porque era uma cidade propícia ao comércio e devido à sua aproximação com Roma (capital do império Romano) era uma cidade onde viajantes, mercadores e nobres pernoitavam, antes de se dirigirem para Roma. Pompeia era uma grande cidade romana por isso a sua destruição provocou uma queda na economia do império romano mas como o império era muito vasto e poderoso na tardou a recuperar o seu poder. A nível social, como obvio, foi um algo assustador para a população das outras cidades mas apesar de tudo o império era vasto e a vida tinha que continuar.

10 Medidas de prevenção nas zonas de elevado risco vulcânico
Minimização de riscos: Identificação de possíveis pontos emissores de lava; Controlo do avanço das escoadas através de barreiras, canais e arrefecimento da lava com água; Pessoas devem manter-se afastadas do vulcão em actividade; Protecção dos olhos e das vias respiratórias;

11 Medidas de prevenção nas zonas de elevado risco vulcânico
(continuação) Uma população informada dos perigos associados à proximidade de uma zona vulcânica activa estará melhor preparada para encarar e ultrapassar situações de emergência. A delimitação, para cada vulcão activo, da sua zona de máximo risco, a identificação dos perigos associados à sua actividade, a reconstituição da sua história e a sua monitorização permitem prevenir e minimizar os perigos associados a uma eventual erupção.


Carregar ppt "Ivo Lindim, Mário Sanca & Tiago Silva"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google