A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gabarito 2ª etapa Capítulo6 A dança dos continentes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gabarito 2ª etapa Capítulo6 A dança dos continentes."— Transcrição da apresentação:

1 Gabarito 2ª etapa Capítulo6 A dança dos continentes

2 Capítulo6 Leitura complementar
01. Os movimentos das placas tectônicas são orogenético e epirogenético. O movimento orogenético ocorre com o deslizamento horizontal das placas: afastamento, aproximação e lateral. Já o movimento epirogenético acontece com a subida ou descida da placa, ou seja, movimento vertical. 02. O tsunami ocorrido no Japão aconteceu devido ao movimento brusco das placas tectônicas localizadas no fundo do mar, promovendo uma imensa pressão (maremoto) e gerando ondas gigantescas.

3 Capítulo6 Testando seus conhecimentos
01. A Teoria da Deriva Continental afirma que há milhões de anos havia apenas um continente, chamado Pangeia. Ao longo do tempo geológico, esse continente foi se fragmentando e dando origem a vários outros até chegar à configuração e distribuição atual dos continentes. 02. a) (V) b) (V) c) (V) d) (V) (F) As montanhas são os topos das placas tectônicas. (F) A teoria explica o processo de deriva continental no passado e no presente, pois atualmente os continentes estão em uma dinâmica constante devido a fatores internos e externos.

4 Capítulo6 Testando seus conhecimentos
03. b, c. 04. a) Ambos os países citados situam-se em ilhas oceânicas originadas do encontro de placas tectônicas, estando, portanto, em zonas de intensa atividade sísmica.

5 Capítulo6 Testando seus conhecimentos
04.b) O Japão apresenta níveis econômicos, tecnológicos e educacionais elevados e possui mecanismos de prevenção e minimização de danos causados pela instabilidade física da área que ocupa. O Haiti, ao contrário, é um país social e economicamente fragilizado, com elevados índices de pobreza e baixos índices educacionais, sem condições de investir em prevenção e minimização dos efeitos de catástrofes naturais. Isso explica por que o abalo sísmico no Japão, mesmo tendo sido de maior magnitude, teve um número de vítimas muito menor que o do ocorrido do Haiti.

6 Capítulo6 Atividades propostas
01. a, b 02.Os abalos sísmicos são causados pelos movimentos das placas tectônicas no continente (terremoto) ou no mar (maremoto). As consequências são as catástrofes causadas pelos grandes impactos, como destruição de prédios, pontes e casas, além da formação de ondas gigantes chamadas tsunamis. 03. b, c, d 04. A aproximação das placas tectônicas (movimento orogenético) pode provocar a formação de grandes cadeias de montanhas (dobramentos modernos), como a Cordilheira dos Andes, na América do Sul.

7 Capítulo6 Mergulhando Fundo
01. A cidade de Pompeia ficou conhecida mundialmente pela marcante erupção vulcânica que ocorreu no Vesúvio no ano 79 d.C. Por causa das cinzas e dos gases letais expelidos pelo vulcão, parte das pessoas que estavam na cidade ficaram “petrificadas”.


Carregar ppt "Gabarito 2ª etapa Capítulo6 A dança dos continentes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google