A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Neno - 2011. Formulada pelo geólogo alemão alfred Wegener, em 1912; Wegener, postulou que as terras emersas formavam um único continente, denominado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Neno - 2011. Formulada pelo geólogo alemão alfred Wegener, em 1912; Wegener, postulou que as terras emersas formavam um único continente, denominado."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Neno

2 Formulada pelo geólogo alemão alfred Wegener, em 1912; Wegener, postulou que as terras emersas formavam um único continente, denominado Pangéia, e que depois teria se fragmentado; Evidencias fósseis e semelhanças entre as estruturas do relevo principalmente da costa das Américas e da costa africana; A deriva continental deixou de ser uma intuição genial e se transformou em ciência, durante a Segunda Guerra Mundial, quando iniciou o uso de sonar, possibilitando o estudo detalhado dos oceanos.

3

4 Agentes internos ou (endógenos): tectonismo, vulcanismo e os terremotos; Tectonismo – quando as forcas atuam verticalmente são chamados de movimentos epirogenéticos provocam fraturas ou falhas e podem ocorrer terremotos de grandes magnitudes; Quando ocorrem de forma horizontal ou orogenéticas podem encurvar o relevo provocando dobramentos, as dobras formam montanhas e cordilheiras.

5 Agentes externos ou (exógenos): a água ( rios(erosão fluvial), mares( erosão marinha), chuvas(erosão pluvial), geleiras( erosão glacial); o vento (eólico); e os seres vivos; Intemperismo:é o conjunto de fenômenos físicos e químicos que levam à degradação e enfraquecimento das rochas. Intemperismo químico:O principal agente do intemperismo químico é a água; Intemperismo fisico: Os principais agentes do intemperismo físico são variação de temperatura.

6 Três grandes estruturas constituem as terras emersas: os escudos cristalinos, as bacias sedimentares e os dobramentos modernos; Escudos cristalinos- são dobramentos e maciços antigos, surgidos dos choques continentais que formaram a Pangéia, onde são encontradas as jazidas minerais; Bacias sedimentares- podem ser formação antiga ou recente, as mais antigas se formaram pelo processo erosivo no Paleozóico e no Mesozóico, a mais recente originaram-se de sedimentação Cenozóica, nas bacias sedimentares é que são encontrados o petróleo e o gás natural; Dobramentos modernos- originaram-se do entrechoques no início do Terciário, são cadeias de montanhas, nas quais se encontram vulcões e as fraturas da crosta terrestre.

7

8 As formas de relevo mais comuns são:os planaltos, as planícies, as depressões (relativas ou absolutas), e montanhas. Planalto- onde a erosão supera a sedimentação, situam-se entre 200 metros a 2000 metros, em alguns planaltos nas bordas existem escarpas que chamamos de serras; Planícies- apresentam poucas irregularidades a maior parte encontra-se em baixas altitudes ate 100 metros, neste relevo a sedimentação supera a erosão;

9 Depressões – são formadas por processos de erosão; Depressão relativa- apresentam superfície mais baixo que o relevo ao redor, variam de 100 a 500 metros de altitude; Depressão absoluta- são áreas situadas abaixo do nível do mar – Mar morto na Ásia localizado a 395 metros abaixo do nível do mar; Montanhas – são formadas por ação das forcas tectônicas, são divididas em velhas nas eras geológicas antes do período Terciário. E jovens cadeias de montanhas pos período terciário são geralmente de maiores altitudes.

10

11 Continente Plataforma continental Talude Planície abissalDorsal Crosta oceânica Sedimentos 4 O litoral brasileiro

12 Plataformas continentais- margeiam os continentes, apresentam profundidade de 200 metros, nessas regiões e que se encontram os grandes cardumes; Taludes- uma forma de relevo que apresentam uma declinação acentuada em direção ao alto mar e podem chegar a 3000 metros de profundidade è a área de transição entre a plataforma e a planície abissal;

13 Planície Abissal- áreas extensas e de grandes profundidades e variam de 5000 metros ate metros o local mais profundo dos oceanos no pacifico oeste - as Fossas Marianas. apresenta uma grande variedade de relevo : extensas planícies; dorsais oceânicas.


Carregar ppt "Prof. Neno - 2011. Formulada pelo geólogo alemão alfred Wegener, em 1912; Wegener, postulou que as terras emersas formavam um único continente, denominado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google