A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Geografia 7º A ; 7º B Tema: Meio Natural Subtema: Relevo Unidade 1: Grandes conjuntos de relevo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Geografia 7º A ; 7º B Tema: Meio Natural Subtema: Relevo Unidade 1: Grandes conjuntos de relevo."— Transcrição da apresentação:

1 Geografia 7º A ; 7º B Tema: Meio Natural Subtema: Relevo Unidade 1: Grandes conjuntos de relevo

2 Relevo O relevo terrestre e submarino forma-se através da acção de vários factores internos e externos. Relevo – é o conjunto de formas presentes na superfície sólida do planeta. Resulta da estrutura geológica (factores internos) e dos processos geomórficos (factores externos). O primeiro forma a estrutura do relevo e o segundo acaba por esculpir as formas.

3 - São processos estruturais que actuam de dentro para fora. Às vezes, vêm com muita força e rapidez, modificando o relevo. Eles acontecem por causa do movimento das placas tectónicas e dos fenómenos magmáticos. São exemplos de agentes internos: o movimento tectónico, o vulcanismo, sismos, entre outros. Agentes endógenos ou internos - São aqueles que desgastam o relevo terrestre através de um qualquer processo erosivo, que pode ser: Químico (alteração da constituição da rocha), Físico ou mecânico (desintegração) Biológico ou orgânico (acção dos seres vivos). Agentes exógenos ou externos

4 1ª - A erosão (desgaste das rochas superficiais causado por rios, chuvas, glaciares, vento, etc.); 2ª - O transporte dos sedimentos resultantes da erosão; 3ª - A sedimentação ou acumulação dos detritos que formam novas camadas rochosas. Um processo de erosão divide-se ou classifica-se em 3 fases:

5 Dependendo da força da acção, formam-se vários tipos de relevo, alguns mais altos, como planaltos e montanhas, e outros mais baixos, como é o caso de planícies e depressões. Depressão – área situada abaixo do nível do mar ou das outras superfícies planas. Planícies – áreas extensas planas em que há mais sedimentação que erosão. Áreas chatas e baixas, geralmente, ao nível do mar. Planaltos – terras mais altas que o nível do mar, razoavelmente planas delimitadas por escarpas íngremes. Registam altitudes superiores a 200 metros. Montanhas – terrenos bastante elevados, acima de 400 metros, apresentando-se com vertentes com acentuados declives. Relevo terrestre

6 As Formas De Relevo Terrestre

7 As Formas De Relevo Terrestre

8 Relevo Submarino Plataforma continental; Talude; Região pelágica.

9 Lista das mais altas montanhas do mundo por altitude

10 Cadeia montanhosa dos Himalaias O Monte do Evereste é o pico montanhoso mais elevado do mundo, situado na cordilheira dos Himalaias, dentro do sector meridional da Ásia Central, na fronteira entre o Nepal e a região autónoma do Tíbete na China.

11 PLANISFÉRIO (Localização de algumas montanhas do mundo) 1:

12

13 As três unidades morfológicas na Europa 1- Os relevos velhos do Norte -Formados por maciços e montanhas que pertencem a eras geológicas mais antigas; -Apresentam forte modelação provocadas pela erosão, onde predominam: - Cumes arredondados; - Declives suaves; -Altitudes, geralmente, não superiores a 2000 metros;

14 2- A planície central europeia -Estende-se dos Pirenéus para norte e para leste seguindo a costa atlântica; -Neste região predomina: - Planícies com solos espessos e férteis, óptimos para a prática agrícola; - Planaltos como resultado do desgaste das formas de relevo iniciais, mais frequentes no interior, onde ocupam espaços reduzidos entre as montanhas.

15 3- Os relevos jovens do sul -Correspondem às formações geológicas mais recentes, onde a erosão ainda não teve uma actuação prolongada. -As montanhas apresentam-se com altitudes consideráveis; -Cumes pontiagudos; -Os vales são encaixados com declives muito acentuados.

16 SerraAltitude (em metros) Estrela1991 Gerês1507 Marão1415 Montemuro1328 Sintra520 Caldeirão550 Arrábida450 Localização de algumas serras de Portugal


Carregar ppt "Geografia 7º A ; 7º B Tema: Meio Natural Subtema: Relevo Unidade 1: Grandes conjuntos de relevo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google