A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Placas Tectônicas; Rochas e Relevo Prof. Jeferson C. de Souza.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Placas Tectônicas; Rochas e Relevo Prof. Jeferson C. de Souza."— Transcrição da apresentação:

1 Placas Tectônicas; Rochas e Relevo Prof. Jeferson C. de Souza

2 Camadas da Terra Existe possibilidade do calor do núcleo chegar até a superfície, ou não?

3 (UFMA) As figuras abaixo mostram a localização de vários sismos e o arranjo dos continentes sobre as Placas Tectônicas. Conclusões???

4 Por que acontecem tantos terremotos no Japão?

5 Terremoto no Himalaia de 6,9 gruas deixa pelo menos 55 mortos terremoto que atingiu no domingo o nordeste da Índia, Nepal e Tibete Imagem mostra destruição na cidade de Lumsey, na Índia, causada por tremor de magnitude 6,9 que atingiu a região do Himalaia no domingo à noite.

6 Em que profundidade acontece os terremotos ? Epicentro: ponto na superfície em que aconteceu o sismo. Hipocentro: distância da superfície em que aconteceu o sismo.

7 Qual é a diferença entre uma estrutura e uma forma? Estrutura geológica é a base de um território, onde fica assentado uma forma de relevo. Relevo é a forma como se apresenta o território, são: Montanhas / Cordilheiras; Planaltos / Serras; Planícies; Depressões.

8 Estrutura geológica Maciços antigos / Escudos cristalinos: Terrenos mais antigos da Terra; Formados no período Pré-Cambriano Dobramentos antigos nas quais estão presentes rochas cristalinas. Bacias sedimentares Originadas pela deposição de sedimentos nas partes mais baixas ; Sobre esta estrutura pode estar um derrame vulcânico; Dobramentos modernos Gerados pela colisão de placas; Maiores elevações da superfície. Serra do Mar, estrutura geológica dos Escudos Cristalinos Himalaia, dobramento moderno Qual destas estruturas não tem no Brasil?

9 Agentes de mudança!!! (O) Orogênese: é um movimento tectônico que ocorre de forma horizontal, e pode ser: convergente, quando duas placas se chocam; divergente, quando duas placas se afastam. (E) Epirogênese: é um fenômeno geológico que resulta em movimentos tectônicos no sentido vertical Escreva a letra correspondente ao tipo de formação nos círculos.

10 Onde estão as cordilheiras??? Nome das cordilheiras???

11 Formas de relevo

12 Intemperismo!!! processos de desagregação dos minerais Escreva entre os parênteses: F- Físico B- Biológico Q- Químico ()() ()() ()() ***Obs. Alguns autores trabalham apenas com o químico e o físico

13 Erosão!!! é o processo de desgaste e remoção de partículas do solo ou fragmentos de rocha, pela ação combinada da gravidade com a água, vento, gelo ou pelas ondas Eólica () Fluvial () Glacial () Abrasão ()

14 Desgaste e transporte pelos rios Erosão Fluvial- ENEM 2010 Ravinas- sulcos profundos em processos erosivos rápidos; Boçorocas – são sulcos que atingem o lençol freático. Deltas: Depósitos em foz dos rios

15 Erosão em encosta Quais são as áreas do Brasil que estão mais sujeitas a este processo? Cuidados!!! *aração do solo (agricultura), *desmatamento, *proteção do leito do rio. Obs. declive do perfil longitudinal do rio

16 Combinação intensa erosão eólica com erosão fluvial; Canyons Cambará- RS Colorado- Arizona/EUA

17 Falésia- formada a partir de processos de erosão marinha (abrasão), que originam paredões escarpados. Rocha Sedimentar Rocha Vulcânica

18 Fiordes: ação das massas/campos de gelo, que se movimentam em direção ao Mar... Erosão Glacial

19 Formas de relevo Montanhas: formadas por agentes endógenos (internos) A. Jovens: apresentam maiores altitudes e vales profundos por estarem a pouco tempo sofrendo processo erosivo; B. Velhas: altitudes mais moderadas com formas mais suaves e arredondadas. Cadeias de morros- Serras. ()() ()() ()()

20 Planalto Escarpas Chapadas Áreas onde acontecem mais processo de erosão do que sedimentação, são resistentes a erosão.

21 Planícies: áreas onde acontece o processo de sedimentação (sedimentos decantam) Podem ser: Fluvial; Eólica; Marinha

22 Depressão: intenso processo erosivo em áreas mais baixas do que seu entorno, pode ser: Escreva entre os parênteses: R- Relativa A- Absoluta ()() ()()

23 Depressão do Mar Morto:!!! 408 metros abaixo do nível do mar, sendo o mais baixo reservatório de água; o mais salgado, com sete vezes mais sal que os oceanos. recebe abundante quantidade de água; com o calor extremo e a baixíssima umidade da região acabam por evaporá-la, tornando-o sempre salgado

24 Quais fatores influenciam na profundidade do solo? Por quê? Onde o horizonte do solo é mais profundo, aqui na escola ou na av. Ipiranga? Por quê?


Carregar ppt "Placas Tectônicas; Rochas e Relevo Prof. Jeferson C. de Souza."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google