A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O RELEVO DA TERRA E SUA GÊNESE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O RELEVO DA TERRA E SUA GÊNESE"— Transcrição da apresentação:

1 O RELEVO DA TERRA E SUA GÊNESE

2 O estudo do relevo é chamado de geomorfologia
O estudo do relevo é chamado de geomorfologia. Entendemos relevo como as formas assumidas pela superfície da Terra, sendo elas: Depressão: Porções menos elevadas que o relevo a sua volta mas mesmo assim com predomínio da erosão. Planícies: Porções de menor altitude no relevo onde predomina a sedimentação. Planaltos: Porções com altitudes mais elevadas no relevo onde predomina a erosão.

3 Existem duas forças atuantes na formação do relevo, sendo elas:
As forças endógenas: são aquelas que vêm do interior do planeta resultantes portanto do tectonismo. As forças exógenas: são aquelas que vem de fora da terra e atuam na modelagem do relevo através do intemperismo (quebra das rochas) e erosão (transporte dos sedimentos para as partes mais baixas). A quebra da rocha pode ocorrer por intemperismo físico, químico ou biológico. O transporte dos sedimentos pode ser por erosão fluvial, pluvial, glacial, eólica ou abrasiva.

4 Por influência do tectonismo o relevo pode sofrer três tipos de deformações, sendo elas:
Falhamentos: Os blocos rochosos se rompem e podem movimentar-se um em relação ao outro. Dobramentos: Quando o tectonismo pressiona rochas com plasticidade elas se dobram formando anticlinais e sinclinais. Falha normal Falha reversa Falha transcorrente Fraturamentos: Ao sofrerem pressões as rochas sofrem trincas.

5 O tectonismo pode ser realizado de duas maneiras diferentes, sendo elas a epirogênese e a orogênese.
A orogênese ocorre quando há movimentos horizontais da crosta terrestre. A epirogênese acontece quando há soerguimento ou rebaixamento do relevo devido a movimentos verticais da crosta da Terra. Movimento convergente Movimento divergente Movimento tangencial

6 Quando ocorrem terremotos eles podem ser medidos por aparelhos denominados sismógrafos.
Os terremotos podem ser medidos através da escala Richter e da escala de Mercalli. A escala Richter vai de 0 até 9, na prática não tem um limite definitivo, e varia 10 vezes de um grau para outro. Essa escala procura medir a intensidade do terremoto. Também existe a escala de Mercalli que mede a destruição causada por um terremoto. Ela varia de grau I até XII.

7 Efeitos de um terremoto de acordo com escala Richter.
Em locais habitados, os terremotos podem ter, na maioria das vezes, os seguintes efeitos: - Inferiores a 3,5 graus: raramente são notados. - De 3,5 a 5,4 graus: geralmente sentido, mas raramente causa danos. - Entre 5,5 a 6 graus: provocam pequenos danos em edifícios bem estruturados, no entanto, seus efeitos são arrasadores em edifícios de estrutura precária. - De 6,1 a 6,9 graus: causa destruição em áreas de até 100 quilômetros de raio. - De 8 a 8,5 graus: é considerado um abalo fortíssimo, causando destruição da infraestrutura. - De 9 graus: destruição total.

8 Hipocentro (foco) e epicentro.
Quando ocorrem abaixo das águas do oceano os terremotos são denominados maremotos. Os maremotos podem causar a formação de tsunamis. Quando os terremotos ocorrem por desmoronamento interno da crosta dizemos que sua causa é a acomodação geológica. Manifestação do terremoto na superfície diretamente acima do hipocentro ou foco. Onde o terremoto começou no interior do planeta.

9 OS TIPOS DE ERUPÇÕES VULCÂNICAS.
KRAKATOA VESÚVIO É UM EXEMPLO DE VULCÃO MISTO, OU SEJA, QUE LANÇA BOMBAS (LAVA SOLIDIFICADA), LAVAS E CINZAS.

10 ÁREAS MAIS SUJEITAS A VULCANISMO E TERREMOTOS.

11


Carregar ppt "O RELEVO DA TERRA E SUA GÊNESE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google