A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A formação das rochas As rochas se dividem em 3 grandes grupos Magmáticas ou ígneas: se dividem em extrusivas e intrusivas. Sedimentares: orgânicas e inorgânicas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A formação das rochas As rochas se dividem em 3 grandes grupos Magmáticas ou ígneas: se dividem em extrusivas e intrusivas. Sedimentares: orgânicas e inorgânicas."— Transcrição da apresentação:

1 A formação das rochas As rochas se dividem em 3 grandes grupos Magmáticas ou ígneas: se dividem em extrusivas e intrusivas. Sedimentares: orgânicas e inorgânicas. Metamórficas: causadas pelo aumento do PT (Pressão e Temperatura)

2 Estrutura interna da Terra A Terra é formada basicamente por 3 camadas Crosta: camada superficial: continental e oceânica. +/- 70 km dividida em Sial = silício + alumínio em Sima = silício + magnésio Manto: localizada abaixo da crosta: espessura de +/ km Núcleo: camada central da Terra: espessura de +/ km dividido em núcleo interno e núcleo externo

3 A dinâmica da Crosta Teoria da Isostasia: significa igual/equilíbrio. Mecanismo da compensação de perda de peso. Teoria das correntes de convecção: O comportamento do manto corresponde ao dos materiais líquidos e gasosos, que tendem a subir para a superfície quando aquecidos e ir para o fundo quando resfriados. Teoria das placas tectônicas: Incialmente formulada por Wegener no final do século XIX. Foi comprovada em meados do século XX através da análise do relevo submarino e terrestre.

4 Teoria das células de convecção Limite divergente Limite convergente

5 Teoria das placas tectônicas

6 Agentes Internos Terremoto Tectonismo Vulcanismo Bacia do Paraná (Fissural) Fernando de Noronha (Ponto Quente) Hipocentro Epicentro Orogenético Epirogenético FalhasDobras Inter- placas Intra- placas

7 Terremotos ou abalos sísmicos - é produzido por acomodações geológicas de camadas internas da crosta ou pela movimentações das placas. Hipocentro Epicentro A intensidade dos terremotos é medida pelo sismógrafo, através da Escala Richter, que é uma escala logarítmica.

8 Os movimentos internos da Terra Tectonismo - Diastrofismo - movimentos que deslocam ou deformam as rochas da crosta terrestre. Causados por forças internas. -podem ser horizontais ou verticais verticais: epirogênese horizontais: orogênese

9 Dobras X Falhas

10 Os movimentos internos da Terra Orogênicos - do grego ôros = montanha Resultado de movimentos verticais ou horizontais. São movimentos de pequena duração no tempo geológico, mas muito intenso. Como resultado deste movimento temos: dobras(dobramentos) e as falhas(falhamento) ou fraturas. Dobramentos: Ocorrem se as rochas atingidas não oferecerem grande resistência às forças internas. Os dobramentos ocorreram em diferentes eras geológicas Pré-cambriana – originaram os dobramentos antigos Cenozóica – originaram os dobramentos modernos

11 Os movimentos das placas tectônicas Convergentes quando duas placas deslocam-se no mesmo sentido, resultando na colisão lenta de uma com a outra. Pode formar as zonas de subducção ou obducção.

12 Os movimentos das placas tectônicas Divergentes as placas tectônicas se afastam, com a formação de nova crosta oceânica. Marcado pelas dorsais meso-oceânicas.

13

14 Os movimentos das placas tectônicas Transcorrentes/conservativos deslizam paralelamente uma em relação a outra, sem destruição ou formação de crosta.

15

16

17 As placas tectônicas

18 Os movimentos internos da Terra Epirogênicos - do grego épeiros = continente São movimentos verticais que provocam abaixamento ou soerguimento da crosta terrestre. Ocorrem em áreas geologicamente mais estáveis. São conseqüências da isostasia. Pode provocar o rebaixamento de litorais pelas invasões do mar (transgressão marítima) ou O levantamento dos litorais, pelo recuo dos oceanos (regressão)

19 Terremoto no Brasil Terremoto do tipo intraplaca. O epicentro, a 215km de São Vicente, no litoral paulista, foi bem no meio da Placa Sul-Americana. Esse tipo de tremor, chamado intraplaca, responde por apenas 10% dos abalos sísmicos globais. Fonte: Folha de São Paulo


Carregar ppt "A formação das rochas As rochas se dividem em 3 grandes grupos Magmáticas ou ígneas: se dividem em extrusivas e intrusivas. Sedimentares: orgânicas e inorgânicas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google