A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teoria da Tectónica de Placas. É um modelo que admite o movimento da litosfera, que flutua sobre um manto quente e semi-fluído ou seja a astenosfera.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teoria da Tectónica de Placas. É um modelo que admite o movimento da litosfera, que flutua sobre um manto quente e semi-fluído ou seja a astenosfera."— Transcrição da apresentação:

1 Teoria da Tectónica de Placas

2 É um modelo que admite o movimento da litosfera, que flutua sobre um manto quente e semi-fluído ou seja a astenosfera.

3 A teoria da tectónica de placas divide a crosta terrestre em placas litosféricas, ou seja a litosfera não é uma única placa mas sim várias. E essas placas é que vão flutuar sobre a astenosfera.

4

5 Correntes de Convecção

6

7 Limites Divergentes A deslocação destas placas provoca, nas zonas de rift, sismos erupções vulcânicas e a formação de um constante fundo oceânico Placas movimentam-se em sentidos opostos, afastando-se - Forma-se o vale de rift ( e eventualmente dorsal oceânica )

8

9

10

11

12 Rifte

13 Um rifte pode ocorrer também entre duas placas continentais

14 Limites Convergentes - Placas movimentam-se em sentidos opostos, aproximando-se - Actuam tensões compressivas (empurram) - Há Sismos e Vulcanismo. - Pode haver destruição de litosfera, ou seja, fusão de rochas, formando magma

15

16

17 * Subducção da placa oceânica sob a continental * Formam-se cadeias montanhosas (como os Andes)

18

19 * Colisão de duas placas continentais * Sem subducção * Forma cadeias montanhosas

20

21 * Subducção de uma placa sob a outra * Forma-se uma arco de ilhas vulcânicas

22 Limites Conservativos Os limites conservativos ocorrem entre duas placas litosféricas que se colidem, como apresentam densidades semelhantes não ocorrera uma subducção de uma placa em relação á outra, ou seja, a placa menos densa afundar-se em relação á mais densa. Estes limites resultam de uma acumulação de energia que quando esta ultrapassa a resistência oferecida pelas rochas constituintes ocorre uma falha, esta energia é libertada sobre a forma de calor e ondas sísmicas. Está provado então uma relação com a actividade sísmica.

23

24 Placas movimentam-se em sentidos opostos, movimentando-se na horizontal, lateralmente - Há Sismos mas não há vulcanismo - Formam-se falhas transformantes - Nem destruição nem formação de litosfera - Bordo oceano – oceano – exs – falhas transformantes perpendiculares à dorsal médio atlântica - Bordo continente continente – ex – falha de Sto André, califórnia

25 Actividade tectónica intra-placa – Hot- spots: Vulcanismo - Placa oceânica – ex – ilhas do Havai - Placa continental – ex – Yellostone, EUA

26 C onsequências da Tectónica de Placas: - Formação de montanhas - Sismos e vulcões - Abertura e fecho de oceanos - Deriva Continental - Alterações Climáticas - Distribuição da Vida na Terra


Carregar ppt "Teoria da Tectónica de Placas. É um modelo que admite o movimento da litosfera, que flutua sobre um manto quente e semi-fluído ou seja a astenosfera."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google