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8º ANO. REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL Regionalizar: dividir um espaço em regiões. Região: parte de um todo. Possui traços comuns. Toda regionalização.

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1 8º ANO

2 REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL Regionalizar: dividir um espaço em regiões. Região: parte de um todo. Possui traços comuns. Toda regionalização depende dos objetivos (Para quê?) Cada objetivo leva a uma regionalização diferente, pois os critérios poderão variar.

3 EXEMPLOS (regionalização) Objetivo: Para melhor estudar ou compreender um espaço. Critério: físico ( é uma opção) Objetivo: Desenvolver áreas mais pobres. Critério: econômico (identificando áreas ricas e pobres)

4 Mundo (ver GEOATLAS) (identificação: 4 massas continentais; critério físico) Velho Mundo: Ásia, Europa e África (57%). Novo Mundo (Novo Continente): continente americano (28%). Novíssimo Mundo (Novíssimo Continente ou Oceania): Austrália e uma série de ilhas (6%). Continente Antártico: 9% das terras do planeta.

5 CONTINENTES (ver GEOATLAS) (critério: histórico-cultural) Europa Ásia África América Oceania Antártida

6 ORIGEM DOS CONTINENTES Pangeia e Panthalassa (200 milhões anos). Teoria da Deriva Continental (1912 – Alfred Wegner). Teoria da Expansão do Fundos Oceânicos (1960 – Harry Hess). Teoria da Tectônica de Placas (1968)

7 ESTRUTURA INTERNA DA TERRA

8 CROSTA (continental e oceânica)

9 Correntes de convecção do manto

10 PLACAS TECTÔNICAS (GEOATLAS)

11 ZONAS SÍSMICAS E VULCÕES

12 Placas Tectônicas e Magma Placas Tectônicas: são grandes blocos rochosos, de diferentes tamanhos e formas, que compõem a crosta terrestre e se movimentam constantemente sobre o manto. Magma: material ou rocha fundida existente no manto da Terra (denomina-se lava: ao sair na superfície – erupção vulcânica).

13 TECTONISMO (movimentos lentos e prolongados que ocorrem no interior da crosta terrestre, provocando deformações)

14 DOBRAMENTOS

15 DOBRAS

16 ENCONTRO DE PLACAS


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