A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Dinâmica da Litosfera A Estrutura da Terra Professora- Gina.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Dinâmica da Litosfera A Estrutura da Terra Professora- Gina."— Transcrição da apresentação:

1 A Dinâmica da Litosfera A Estrutura da Terra Professora- Gina

2 A Estrutura da Terra

3 Estrutura Interna do Planeta

4 As Camadas da Terra Litosfera ou Crosta Terrestre. –Camada sólida do planeta. –40 a 60 Km de espessura. Divide-se em: –Sial – Corresponde ao solo e subsolo. Formada por silício e alumínio. – Sima – Corresponde à camada embaixo do Sial. Formada por silício e magnésio.

5 As Camadas da Terra Magma e Núcleo. –Camada formada por magma. –6.300 Km de espessura. Divide-se em: –Manto – Espessura de Km. –Camada Intermediária – Km. –Núcleo ou Nife – Km. Constituído de níquel e ferro.

6 A Deriva Continental Teoria da Deriva Continental. –A costa leste da América do Sul se encaixa na costa oeste da África. –Proposta por Alfred Wegener, em –Hipótese para explicar o arranjo e distribuição das massas continentais. –Entre 220 e 180 milhões de anos, havia um único continente denominado: Pangéia.

7 A Pangéia América do Norte ligada à Ásia. América do Sul ligada à África. Austrália e Antártida Unidas. Índia perfeitamente encaixada à África e Austrália.

8 A Divisão da Pangéia Há 180 a 200 milhões de anos, iniciou-se a fragmentação da Pangéia. Formaram-se dois supercontinentes: –Laurásia, ao Norte. –Gondwana, ao Sul.

9 A Pangéia Desfigurada Há 65 milhões de anos: –A América do Sul separou-se da África. –A América do Norte separou-se da Laurásia. –A Índia deslocava-se em direção à Ásia. –Austrália e Antártida mantinham-se ligadas.

10 A Distribuição Atual dos Continentes Finalmente nos últimos 65 milhões de anos: –As Américas se juntaram. –A Austrália separou-se da Antártida. –A índia chocou-se com a Ásia, formando o Himalaia. –Os continentes ficaram separados.

11 A Tectônica de Placas

12 Agentes Internos Tectonismos. –São movimentos provocados por forças internas do planeta. –Acarretam a formação de falhas e dobramentos na superfície terrestre. –Originam as diversas formas de relevo.

13 Epirogênese Movimentos verticais sobre a camada de rochas. Provocam falhas tectônicas. –Ao lado, a Falha de San Andreas, na Califórnia – EUA.

14 Orogênese Movimentos horizontais sobre a camada de rochas. Provocam o encurvamento das camadas rochosas. Ao lado, um trecho da cordilheira dos Andes, na América do Sul.

15 Vulcanismo Atividade em que o material magmático é expulso do interior da Terra para a superfície. –P–Principais áreas de ocorrência: Círculo do Fogo do Pacífico. –C–Cordilheira dos Andes. –C–Costas ocidentais da América do Norte e Japão. Círculo do Fogo do Atlântico –A–América Central, Antilhas, Cabo Verde, Mediterrâneo e Cáucaso.

16 O Vulcão 1.Edifício ou cone vulcânico. 2.Chaminé. 3.Caldeira ou Câmara Magmática. 4.Caldeira. 5.Lacólito. 6.Material Piroclástico. 7.Gases. 8.Gêiser. 9.Fumarolas.

17 O Gêiser Nascente termal que entra em erupção periodicamente. Lança uma coluna de água e vapor para o ar. São comuns nos EUA, na Europa e na Nova Zelândia.

18 Vulcanismo no Brasil

19 Cânions Vulcânicos do Sul do Brasil

20 Terremotos Movimentos naturais na crosta terrestre. Ocorrem por: –Desmoronamentos internos. –Causas vulcânicas. –Causas tectônicas.

21 Agentes Externos O relevo terrestre encontra-se em constante evolução. Suas formas, criadas pelos agentes internos, sofrem a ação de agentes externos. Os agentes externos modelam as formas de relevo.

22 Agentes Externos Entre esses agentes, destacam-se: –Rios. –Geleiras. –Ventos. –Mar. Obs. O intemperismo corresponde a um conjunto de ações químicas, físicos e biológicos que atuam no desgaste das rochas.

23

24


Carregar ppt "A Dinâmica da Litosfera A Estrutura da Terra Professora- Gina."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google