A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A ESTRUTURA DA TERRA Se observássemos a Terra vista do espaço veríamos que a maior parte de sua superfície é coberta por água. Isso porque só conseguimos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A ESTRUTURA DA TERRA Se observássemos a Terra vista do espaço veríamos que a maior parte de sua superfície é coberta por água. Isso porque só conseguimos."— Transcrição da apresentação:

1 A ESTRUTURA DA TERRA Se observássemos a Terra vista do espaço veríamos que a maior parte de sua superfície é coberta por água. Isso porque só conseguimos ver somente as terras que estão emersas, ou seja, aquelas que estão acima do nível do mar. Se esvaziássemos os oceanos, enxergaríamos as terras submersas (do fundo do mar) e veríamos que lá também há crosta terrestre.

2

3 CAMADAS DA TERRA CROSTA: Parte mais superficial; primeira camada; formada por composição de granito nos continentes e basalto nos oceanos; é onde desenvolve a vida; (espessura é de 5 a 70 km). MANTO: Segunda camada; formada por silício, ferro e magnésio; temperatura varia de 100° C a 3500° C,; profundidade varia conforme a localização: oceano ou continente (30 km a 2900 km) NÚCLEO: Corresponde 1/3 da massa da Terra; contêm basicamente elementos metálicos (ferro e níquel), é dividido em núcleo interno e externo, sendo que os dois possuem um raio km, as temperaturas são altíssimas, 5.000°C.

4 TEORIA DA DERIVA CONTINENTAL
Nosso planeta não apresentava os continentes distribuídos da forma que vimos nas figuras anteriormente. Em 1915, Wegener, formulou uma teoria (Deriva dos Continentes), que dizia que a crosta teria se formado por “pedaços” como peças de um quebra-cabeça, flutuando sobre rochas derretidas pelas altas temperaturas do interior da Terra - o magma. Este cientista alemão sustentava que há 300 milhões de anos, todos os continentes estiveram unidos num super continente: a Pangeia. Este fragmentou-se inicialmente em duas partes, a Laurásia e a Gondwana. Fragmentaram-se novamente em várias partes, que se deslocaram pela superfície da Terra, até ocupar aproximada- mente as posições atuais.

5

6 PLACAS TECTÔNICAS E SEUS MOVIMENTOS
MAS COMO OS CONTINENTES SE MOVIMENTAM? É que a crosta terrestre é formada por várias partes - placas tectônicas ou placas litosféricas. Elas se encaixam umas nas outras flutuando sobre um manto de rocha líquida-magma. Elas são constituídas pela crosta e parte superior do manto. Algumas quando se movimentam vão de encontro umas das outras: placas convergentes. (Ocorre entre as placas Nazca e Sul-americana). Outras se afastam umas das outras: placas divergentes. (Ocorre entre as placas Sul-americana e Africana). REGIÕES DE ENCONTRO ENTRE PLACAS No limite entre as placas, três fenômenos podem ocorrer: Vulcões Terremotos Afloramentos

7

8 Zonas de instabilidade geológica
Zonas de instabilidade geológica. A linha laranja indica a localização dos principais vulcões e zonas de terremotos

9 ROCHAS A crosta terrestre e o manto superior são formados por rochas.
As rochas são formadas por um conjunto de minerais. Minerais são substâncias naturais inorgânicas que formam a litosfera. Existe grande variedade de rochas com diferentes características, pois os minerais são diversos. Cada mineral apresenta propriedades particulares (cor, dureza e composição química). Os mais comuns são: Feldspato, quartzo, mica e calcita. calcita quartzo mica feldspato

10 TIPOS DE ROCHAS MAGMÁTICAS ou ÍGNEAS: Surgiram do resfriamento do magma. Pode ocorrer de duas formas: Extrusivas ou Vulcânicas: Resfriamento rápido do magma em contato com o ar, na superfície da crosta terrestre. Não se formam cristais complexos a olho nu. A rocha tem aspecto homogêneo. Ex: Basalto (imagem) Intrusiva ou Plutônicas: O magma se resfria lentamente no interior da crosta. Há tempo de formação de cristais bem visíveis. Ex: Granito

11 Têm origem mais recente.
SEDIMENTARES: Têm origem mais recente. Formadas a partir de rochas magmáticas ou de outros materiais existentes. Resultam do desgaste da decomposição e da desintegração das rochas da crosta. Constituem ambiente ideal para formação de fósseis. Com isso formam-se sedimentos. Apresentam camadas com cores e espessura diferentes. Existem 3 tipos, de acordo com o material de origem e o modo como se forma: Detríticas: Desintegração e deposição de sedimentos de rochas preexistentes: -arenito (formado pela compactação da areia) -argilito (formado pela compactação da argila)

12 Orgânicas: Formadas pelo acúmulo de restos orgânicos. -carvão mineral: deposição de restos vegetais muito antigos. Químicas: Formadas pelo acúmulo de substâncias químicas retiradas de outras rochas pela água. Constituídas principalmente por bicarbonato de cálcio. As de origem orgânica formam pelo acúmulo de conchas, corais e esqueleto de diversos animais marinhos Formadas pelo mineral calcita e dolomita. As de origem inorgânica fornecem o calcário. É o caso das estalactites e estalagmites, encontradas nas cavernas.

13 Mármore - transformação do calcário (rocha sedimentar).
METAMÓRFICAS: Formadas a partir da transformação das rochas sedimentares ou magmáticas. Os minerais originais são modificados por fatores como pressão, temperatura e atrito, no interior da Terra. Mármore - transformação do calcário (rocha sedimentar).

14 Gnaisse - transformação do granito (rocha magmática).
Quartzito -transformação do arenito (rocha sedimentar detrítica).

15 MINÉRIOS Minerais de valor econômico. Deles se extraem alguma substância para uso industrial. Porém a mineração causa algum impacto ambiental: -desloca grandes volumes de terra; altera o relevo; polui e muda o traçado dos cursos de água; esgota os recursos naturais; ameaça plantas, animais e até populações humanas. O Brasil é um dos países que possui maiores reservas de minérios em todo o mundo. MINÉRIO MINERAL JAZIDAS HEMATITA FERRO MG PIROLUSITA,MANGANITA MANGANÊS ÁFRICA DO SUL BAUXITA ALUMÍNIO PA CALCOPIRITA COBRE CHILE CALAVERITA OURO CASSITERITA ESTANHO RO

16 Usina de extração de minério de ferro da companhia Vale em Minas Gerais (Brasil)
Minério de ferro - extração de hematita - Mina de Timbopeba / Local : Mariana - MG - Brasil / Data : 1994


Carregar ppt "A ESTRUTURA DA TERRA Se observássemos a Terra vista do espaço veríamos que a maior parte de sua superfície é coberta por água. Isso porque só conseguimos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google