A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ROCHAS Professora Aleide Cristina. ROCHAS Rocha é um agregado natural de minerais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ROCHAS Professora Aleide Cristina. ROCHAS Rocha é um agregado natural de minerais."— Transcrição da apresentação:

1 ROCHAS Professora Aleide Cristina

2 ROCHAS Rocha é um agregado natural de minerais.

3 CLASSIFICAÇÃO As rochas são classificadas em: Magmáticas ou ígneas: se originam do magma. Sedimentares ou estratificadas: originadas pela deposição de sedimentos originados de outras rochas. Metamórficas: originam-se a partir da transformação de outras rochas submetidas a altas temperaturas e pressão.

4 ROCHAS MAGMÁTICAS Basalto: forma-se na superfície da crosta terrestre. Rocha escura, largamente empregada na pavimentação de calçadas.

5 ROCHAS MAGMÁTICAS Pedra-pomes: rocha leve e porosa, lembra uma esponja. Forma-se a partir da solidificação da espuma da lava, rica em gases. Esses gases permitem a formação de poros, que contribuem para a leveza da rocha. Utilizada para polir objetos e limpar ou amaciar a pele

6 ROCHAS MAGMÁTICAS Granito: forma-se no interior da crosta terrestre, num processo lento Muito empregado no revestimento de pisos e paredes, confecção de pias, mesas e bancadas. Formado por três minerais: quartzo, mica e feldspato.

7 GRANITO Quartzo: mineral abundante da crosta terrestre. Existem muitas variedades: rosado, acinzentado...

8 GRANITO Mica: mineral que se apresenta sob a forma de lâminas brilhantes. Usado como isolante térmico e elétrico

9 GRANITO Feldspato: mineral de coloração variada: branco, rosa, cinza, castanho ou verde.

10 ROCHAS SEDIMENTARES Arenito: a areia de quartzo é transportada, depositada e compactada e, com o tempo, forma o arenito. Pode ser usado como revestimento de calçada, paredes e pisos.

11 Vila Velha - Paraná

12 ROCHAS SEDIMENTARES Areia: rocha sedimentar indispensável na preparação da massa e do concreto utilizado nas construções. É também utilizada na fabricação do vidro.

13 ROCHAS SEDIMENTARES Argilito: constituída por partículas de argila cimentadas.

14 ROCHAS SEDIMENTARES Argila: utilizada na fabricação de artesanal de potes, panelas, moringas, telhas, peças de automóveis, aviões..

15 Argila e artesanato

16 Argila e construção civil

17 ROCHAS SEDIMENTARES Calcário: pode ser de origem inorgânica ou de origem orgânica. Utilizado na fabricação de cal e cimento.

18 CALCÁRIO Nas cavernas pode originar agulhas conhecidas como: estalactites ou estalagmites.

19 ROCHAS METAMÓRFICAS Gnaisse: se origina da transformação do granito. Utilizado no revestimento de paredes, brita e produção de concreto. O Pão-de-açúcar e o corcovado são de gnaisse.

20 Gnaisse

21 ROCHAS METAMÓRFICAS Ardósia: resulta da transformação de argilitos. Empregada no revestimento de pisos, paredes, confecção de pias e mesas.

22 Ardósia

23 ROCHAS METAMÓRFICAS Mármore: se origina da transformação do calcário. Muito utilizado no revestimento de pisos, escadas, paredes, pias, mesas e esculturas diversas.

24 Mármore

25 Ciclo das rochas

26 FÓSSEIS Fósseis são restos ou simples vestígios de seres que viveram em épocas remotas.

27 FÓSSEIS

28


Carregar ppt "ROCHAS Professora Aleide Cristina. ROCHAS Rocha é um agregado natural de minerais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google