A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VIAJANDO PARA O CENTRO DA TERRA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VIAJANDO PARA O CENTRO DA TERRA"— Transcrição da apresentação:

1 VIAJANDO PARA O CENTRO DA TERRA
CIÊNCIAS Profª. Mariane

2

3 A crosta terrestre A temperatura da Terra aumenta de 20 ºC a 40 ºC a cada quilômetro de profundidade. A partir de certa profundidade, a temperatura fica insuportável para os seres humanos e, derrete as rochas que ali se encontram.

4 A crosta não tem a mesma espessura em todo lugar
A crosta não tem a mesma espessura em todo lugar. Ela é mais grossa nas cadeias de montanhas e mais fina no mar.

5 O manto Fica abaixo da crosta.
Formado por material pastoso: o magma, que é constituído de rochas derretidas. Pode ter temperatura de até ºC. O magma quando é lançado pelos vulcões recebe o nome de lava, pois ao se misturar com a atmosfera sua composição química é alterada.

6 O núcleo É formado por metais, principalmente ferro e níquel.
É dividido em núcleo externo (formado por metais derretidos) e em núcleo interno (formado por metais em estado sólido). Acredita-se que o núcleo interno é sólido porque as altas pressões do núcleo impedem que esses metais de derretam.

7 VIVEMOS NUMA SUPERFÍCIE ROCHOSA?

8 As rochas Rochas são o que comumente chamamos de pedra.
As rochas são formadas por um conjunto de minerais. Minerais que possuem alto valor econômico são chamados de minérios. Outros minerais são considerados muito valiosos por sua raridade e beleza: são as pedras preciosas.

9 Como surgem as rochas? Há rochas que se formam pelo resfriamento do magma. São as rochas magmáticas. Ex.: granito, pedra-pomes, basalto.

10 Com o passar do tempo, as chuvas e os ventos vão desgastando as rochas magmáticas. Daí são liberados pequenos pedaços de rochas chamados de sedimentos (ex. a areia é um sedimento). Esse sedimento pode se acumular em várias camadas em um local e ser compactado formando outro tipo de rocha: a rocha sedimentar.

11 Rochas sedimentares

12 Nas rochas sedimentares podem ser depositados restos de seres vivos entre as camadas de rochas. São os fósseis.

13 As rochas magmáticas e sedimentares podem passar por alterações, como pressão e temperaturas diferentes. Isso pode mudar as características dessas rochas, que passam a ser chamadas de rochas metamórficas. Ex. mármore, gnaisse.

14 EXERCÍCIOS Responder a questão nº 1 da página 65 do livro de Ciências.

15 EXERCÍCIOS Quais são as 4 camadas da Terra?
Quais são os principais metais que compõem o núcleo? Indique o estado físico de cada camada da Terra. Explique por que o núcleo interno é sólido. A crosta terrestre possui a mesma espessura em toda sua extensão? Explique.

16 6) O que é magma? Onde ele se encontra?
7) Explique a diferença entre magma e lava. 8) Quais são os três tipos de rochas existentes? 9) Explique como se forma a rocha magmática. 10) Explique como se forma a rocha sedimentar. 11) O que são fósseis? Em qual tipo de rocha eles podem ser encontrados? 12) Explique como se forma a rocha metamórfica.


Carregar ppt "VIAJANDO PARA O CENTRO DA TERRA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google