A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES"— Transcrição da apresentação:

1 COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
ENSINO FUNDAMENTAL II 7 º ANO DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROFESSORA: ROGÉRIA VIEIRA

2 ROCHAS E MINERAIS GEÓLOGO : É o profissional que estuda a origem,a formação e a composição da crosta terrestre e as alterações sofridas por ela no decorrer do tempo.Também investiga a ação do homem sobre o planeta,obtendo assim informações sobre o impacto ambiental. Do que é feita a crosta terrestre? A crosta terrestre é constituída por minerais. Um mineral é um composto químico que forma as rochas,encontrado na natureza no estado sólido.

3 Existem muitos tipos de minerais. Os mais comuns são :
Os minerais formaram-se e continuam sendo formados na superfície da terra e também em seu interior por meio de transformações muito lentas que envolvem a ação da pressão e da temperatura do ambiente em que se encontram. Existem muitos tipos de minerais. Os mais comuns são : Feldspato – Mica – Quartzo - Calcita Quando um material é constituído por mais de um tipo de mineral,ele é conhecido por rocha. As rochas podem ser classificadas de acordo com a sua composição química,sua forma estrutural ou sua textura,porém o mais comum é classificá-las de acordo com os processos de sua formação.

4 Rocha magmática ou ígnea
TIPOS DE ROCHAS Rocha magmática ou ígnea Rocha sedimentar Rocha metamórfica

5 Rocha magmática Ígnea = fogo As rochas magmáticas ou ígneas são formadas a partir do resfriamento do magma,o que ocorre no interior ( rochas intrusivas) ou na superfície da crosta terrestre ( rocha extrusiva). Intemperismo As rochas sofrem um desgaste lento e contínuo ,provocado por agentes como a água de mares e rios,pela chuva,pelos seres vivos,pela variação de temperatura ( calor e frio) e por substancias químicas.Esse desgaste recebe o nome de intemperismo. O resultado do intemperismo nas rochas é a sua quebra,levando a formação de sedimentos ( partículas pequenas ) que podem ser transportados principalmente pela água ou pelo vento,formando depósitos. Rochas sedimentares Se forma a partir de mudanças ocorridas em outras rochas. Chuva vento, água dos rios, ondas do mar: tudo isso vai, aos poucos, fragmentando as rochas em grãos de minerais. Pouco a pouco, ao longo de milhares de anos, até o granito mais sólido se transforma em pequenos fragmentos.

6 Os fragmentos de rochas são transportados pelos ventos ou pela água da chuva até os rios, que, por sua vez, os levam para o fundo de lagos e oceanos. Lá os fragmentos vão se depositando em camadas. É assim que se formam, por exemplo, terrenos cobertos de areia, como as praias. Esses fragmentos ou sedimentos vão se acumulando ao longo do tempo. As camadas de cima exercem pressão sobre as camadas de baixo, compactando-as. Essa pressão acaba por agrupar e cimentar os fragmentos e endurece a massa formada. É assim que surgem as rochas sedimentares. Tudo isso, não se esqueça, leva milhares de anos. Desse modo, a areia da praia transforma-se, lentamente, em uma rocha sedimentar chamada arenito. Sedimentos de argila transforma-se em argilito. As camadas vão cobrindo também restos de plantas e animais. Por isso é muito comum encontrar restos ou marcas de animais e plantas em rochas sedimentares: o animal ou planta morre e é coberto por milhares de grãos de minerais Os restos ou marcas de organismos antigos são chamado de fósseis. Analisando os fósseis, os cientistas podem estudar como era a vida no passado em nosso planeta.

7 A origem do arenito O arenito se forma quando rochas como o granito se desintegram aos poucos pela ação dos ventos e das chuvas. Os grãos de quartzo dessas rochas formam a areia. Areias e dunas de areia, porém não são rochas: são fragmentos de rochas. A areia pode se depositar no fundo do mar ou em depressões e ficar submetida a um aumento de pressão ou temperatura. Assim cimentada e endurecida, forma o arenito - um tipo de rocha sedimentar. O arenito é usado em pisos. O calcário O acúmulo de esqueletos, conchas e carapaças de animais aquáticos ricos em carbonato de cálcio, que é um tipo de sal, pode formar outra variedade de rocha sedimentar, o calcário. Calagem - O calcário é a matéria prima utilizada na produção tanto de cal como de cimento,e pode ser utilizado para diferentes finalidades.Na agricultura,adiciona-se o calcário no solo para diminuir a acides de determinados tipos de solo,melhorando a sua qualidade.Esse processo é conhecido como calagem.

8 O calcário também se forma a partir de depósitos de sais de cálcio na água. O calcário é utilizado na fabricação de cimento e de cal. A cal serve para pintura de paredes ou para a fabricação de tintas. A cal ou o próprio calcário podem ser utilizados para neutralizar a acidez de solos. Argilito É uma rocha sedimentar formada pelo desgaste de rochas que contêm o mineral feldspato, cujo principal componente é a argila compactada. Para que servem a areia e a argila? Areia – Fabricação de vidro. Argila – Tijolos,telhas,cerâmica. Rochas metamórficas São rochas que se originam da transformação de rochas magmáticas ou sedimentares por processos que alteram a organização dos átomos de seus minerais. Surge, então, uma nova rocha, com outras propriedades e, às vezes, com outros minerais.

9 Ardósia ( argila) - Mármore ( calcário) - Gnaisse ( granito)
Muitas rochas metamórficas se formam quando rochas de outro tipo são submetidas a intensas pressões ou elevadas temperaturas. Quando, por exemplo, por mudanças ocorridas na crosta, uma rocha magmática é empurrada para regiões mais profundas e de maior pressão e temperatura, alterando a organização dos minerais. Ardósia ( argila) - Mármore ( calcário) - Gnaisse ( granito) A exploração de rochas e seus minerais Qualquer tipo de rocha ou de um mineral que tenha a aplicação econômica,ou seja,valor industrial ou comercial,é chamada de minério. Um local qualquer onde um minério é encontrado em grande quantidade é denominado de jazida.Uma jazida que está sendo explorada economicamente é denominada mina e a atividade de exploração do minério e denominada de mineração. Minérios brasileiros: Carvão mineral - combustível. Bauxita – matéria prima para obtenção do alumínio. Hematita - minério de ferro.


Carregar ppt "COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google