A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES"— Transcrição da apresentação:

1 COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
ENSINO FUNDAMENTAL II 7 º ANO DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROFESSORA: ROGÉRIA VIEIRA

2 O SOLO: FORMAÇÃO E TIPOS
O solo é formado a partir da rocha (material duro que também conhecemos como pedra), através da participação dos elementos do clima (chuva, gelo, vento e temperatura), que com o tempo, e a ajuda dos organismos vivos (fungos, liquens e outros) vão transformando as rochas, diminuindo o seu tamanho, até transformá-las em um material mais ou menos solto e macio, também chamado de parte mineral. Rocha matriz ou rocha-mãe é a rocha que, ao longo de muito tempo e pela ação da chuva, do vento e de outros fatores, dá origem ao solo.

3 SOLO é a camada que recobre as rochas, sendo constituído de proporções e tipos variáveis de minerais (formados por intemperismo da rocha-mãe) e de húmus (matéria orgânica decomposta por ação de organismos do solo). Intemperismo é o conjunto de fenômenos físicos e químicos que levam à degradação e enfraquecimento das rochas. O intemperismo é de grande importância também na formação dos solos.

4 OS AGENTES NATURAIS Choque térmico Vento Água Seres vivos
Ocorre devido à variação de temperatura nas rochas, sendo mais típico em climas secos, sejam eles quentes ou frios. A rocha tende a se expandir quando aquecida e se contraem quando resfriada. Desta forma a rocha tende a se fragmentar pelo enfraquecimento de suas estruturas.

5 VENTO O solo sofre um grande desgaste com ação dos ventos fortes que carregam a sua camada superficial deixando-o pobre. Os grãos de areia são levados pela força do vento e provocam o desgaste das rochas: as partículas sólidas transportadas pelo vento se chocam contra as rochas com fossem lixas. ÁGUA A água participa do processo de formação do solo ao fragmentar as rochas,em especial,combinada com a alteração de temperatura. Esse fenômeno ocorre quando a água congela dentro de pequenas rachaduras ou espaços existentes nas rochas. Essa repetição, provoca a quebra das rochas em rochas menores. A água também dissolve substancias ( sais minerais) que formam as rochas, aumentando assim o seu desgaste.

6 SERES VIVOS As bactérias e os liquens conseguem se fixar em rochas úmidas. Liquens – Eliminam substâncias que corroem as rochas provocando a sua fragmentação. As bactérias e os liquens mortos permanecem sobre os fragmentos de rocha formando uma camada de material orgânico que permite a instalação de musgos. Sobre essa fina camada de matéria orgânica os musgos podem se fixar, crescer, morrer e serem decompostos.

7 Assim,novas camadas vão surgindo,tornando o solo cada vez mais espesso e rico em matéria orgânica.Isso permite que vegetais maiores se instalem na superfície desse solo. A FORMAÇÃO DO SOLO

8 Partículas minerais: areia,silte e argila. Água e ar Material orgânico
COMPONENTES DO SOLO: Partículas minerais: areia,silte e argila. Água e ar Material orgânico PARTÍCULAS MINERAIS : São provenientes da fragmentação das rochas .A diferença entre essas partículas minerais é o tamanho de seus grãos(fragmentos.

9 AREIA: Apresenta grãos cujo tamanho varia de 0,05 mm a 2 mm;os grãos são claros,brilhantes e dificilmente se esfarelam;são visíveis a olho nu. Silte: Apresenta grãos menores do que os da areia, com tamanho variando de 0,002 mm a 0,05 mm; somente os grãos maiores são visíveis a olho nu. Argila: Apresenta grãos ainda menores do que o silte e só podem ser observados com o auxilio de uma lupa ou microscópio,pois são muito pequenos,menores do que 0,002mm.

10 TERRA ROXA: refere-se ao solo de origem basáltica ( rocha magmática)
TERRA ROXA: refere-se ao solo de origem basáltica ( rocha magmática).Rico em ferro. Cor avermelhada escura.Não é um solo fértil, necessitando a aplicação constante e fertilizantes. Plantio de café,algodão,cana de açúcar e laranja. Água e ar: Se você observar o solo vai perceber a existência de vários espaços aparentemente vazios, os poros.

11 Nesses espaços, entre as partículas minerais, ficam retidos a água e o ar,importantes para a existência de seres vivos e para que as plantas cresçam. Material orgânico:A camada superficial do solo é úmida e escura.Ela é formada por restos de seres vivos em decomposição ( húmus). O húmus é importante para os vegetais e pequenos animais,pois é rico em nutrientes,além de conter água e ar. O húmus se mantém aerado e úmido. É uma camada fértil ( bom para o plantio). Contêm sais minerais e água.

12 TIPOS DE SOLOS Solos arenosos
Os solos arenosos têm boa aeração( ar) e a água penetra com mais facilidade,com isso a planta se desenvolve mais. O solo arenoso é 100% composto de areia,o deserto é um deles. Solos argilosos Não são tão arejados, mas armazenam mais água. São menos permeáveis;a água passa mais lentamente ficando então armazenada. Alguns solos brasileiros mesmo tendo muita argila, apresentam grande permeabilidade. Solos siltosos Possuem grande quantidade de silte, são muito sujeitos a erosão . O silte não se mistura como a argila suas partículas são muito pequenas e leves. Solo humífero Esse solo apresenta uma quantidade maior de húmus em relação aos outros. É um solo geralmente fértil, ou seja, um solo onde os vegetais encontram melhores condições para se desenvolverem.


Carregar ppt "COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google