A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONHECENDO O SOLO GEOGRAFIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONHECENDO O SOLO GEOGRAFIA."— Transcrição da apresentação:

1 CONHECENDO O SOLO GEOGRAFIA

2 O que é solo? Há várias concepções de solo, em várias áreas da ciência: *Na ecologia: o solo é algo vivo que possibilita diversos ecossistemas; *Na geografia: Pedologia - que o vê como meio natural que é a base para as plantas se desenvolverem; Edafologia - o solo é algo natural que está ligado às características do Solo agrícola.

3 O solo é formado pelo desgaste das rochas
O solo é formado pelo desgaste das rochas. Elas desgastam através do INTEMPERISMO FÍSICO (temperaturas diferentes) e QUÍMICO (ação de fatores naturais – ventos, chuvas, etc).

4 São as CAMADAS do solo, chamadas de horizontes do solo.
Unidas formam o perfil do solo

5 Pedogênese é o processo de origem do solo.
Na PEDOGÊNESE ocorre o seguinte: as rochas que sofreram intemperismo começam a formar o solo que por sua vez tem uma porosidade.

6 POROSIDADE são os espaços que não são preenchidos por sólido e estes são preenchidos c/ ar e água, que oferecem a possibilidade do surgimento de microrganismos,os quais ajudam na fertilidade do solo.

7 Os fenômenos que ocorrem c/ as rochas e c/ seus minerais faz c/ que cada horizonte do solo seja cada vez mais diferente da rocha que os gerou. Pode-se encontrar isto a mostra em trincheiras, escavações, cortes da estrada, etc.

8 A fertilidade do solo depende da quantidade de minerais como potássio, nitrogênio, sódio, etc que são encontrados nos horizontes O, A e B.

9 DO QUE O SOLO É FORMADO? PARTÍCULAS MINERAIS:
Partículas Minerais – elas tem tamanhos diferentes e composição diferentes. Argila < silte < areia fina < areia grossa < cascalho. argila areia

10 *MATÉRIA ORGÂNICA: Formados pela decomposição de restos vegetais e animais, por microrganismos. Uma espécie de Húmus.

11 *ÁGUA: Fica no solo por um tempo e é reposta pela chuva e irrigação, sua composição de 02, gás carbônico e sais minerais passa nutrientes ao solo e à vegetação.

12 *AR: Essencial para as plantas e suas raízes que necessitam de oxigênio.

13 FATORES DA FORMAÇÃO DO SOLO
*Material de origem: formar-se a partir da decomposição de rochas, onde os minerais são diferentes dando origem a solos muito diferentes. Rochas Metamórficas claras Rochas escuras Basalto Quartzo

14 *Clima: Clima influencia na rapidez e intensidade do intemperismo e da evolução do sol. Quanto mais quente for um local mais rápido será o intemperismo e a translocação dos minerais também.

15 *Relevo: O relevo influencia muito na quantidade de chuva e calor que recebe cada local.

16 Em regiões de muito declive os solos são mais rasos, pois as chuvas passas por ele rapidamente não infiltrando-se. Já na superfície de relevos altos pode haver a superfície com nutrientes e mais profundos não.

17 *Organismos: São os animais, microrganismos, vegetais e humanos. Estes servem para a decomposição da matéria viva, vegetal e animal e podem destruir ou conservar o solo.

18 *Tempo: Período de exposição dos solos a atmosfera, os mais velhos são profundos e os mais novos rasos.

19 TIPOS DE SOLO Baixa relação molecular na fração argila, normalmente inferior a 2,2, dado o avançado grau de intemperismo do material do solo.

20 Não hidromórficos, com argila de atividade baixa, devido ao material do solo ser constituído por sesquióxidos, argilas do grupo 1:1 , quartzo e outros materiais resistentes ao intemperismo e saturação de bases baixa

21 São solos minerais pouco desenvolvidos, não hidromórficos, medianamente profundos ou mais espessos tendo seqüência de horizonte , textura normalmente arenosa, contendo na fração areia e/ou cascalhos apreciáveis teores de minerais facilmente intemperizáveis.


Carregar ppt "CONHECENDO O SOLO GEOGRAFIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google