A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONHECENDO O SOLO GEOGRAFIA. O que é solo? Há várias concepções de solo, em várias áreas da ciência: *Na ecologia: o solo é algo vivo que possibilita.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONHECENDO O SOLO GEOGRAFIA. O que é solo? Há várias concepções de solo, em várias áreas da ciência: *Na ecologia: o solo é algo vivo que possibilita."— Transcrição da apresentação:

1 CONHECENDO O SOLO GEOGRAFIA

2 O que é solo? Há várias concepções de solo, em várias áreas da ciência: *Na ecologia: o solo é algo vivo que possibilita diversos ecossistemas; *Na geografia: Pedologia - que o vê como meio natural que é a base para as plantas se desenvolverem; Edafologia - o solo é algo natural que está ligado às características do Solo agrícola.

3 O solo é formado pelo desgaste das rochas. Elas desgastam através do INTEMPERISMO FÍSICO (temperaturas diferentes) e QUÍMICO (ação de fatores naturais – ventos, chuvas, etc).

4 Horizontes do solo São as CAMADAS do solo, chamadas de horizontes do solo. Unidas formam o perfil do solo

5 Na PEDOGÊNESE ocorre o seguinte: as rochas que sofreram intemperismo começam a formar o solo que por sua vez tem uma porosidade. Pedogênese é o processo de origem do solo.

6 POROSIDADE são os espaços que não são preenchidos por sólido e estes são preenchidos c/ ar e água, que oferecem a possibilidade do surgimento de microrganismos,os quais ajudam na fertilidade do solo.

7 Os fenômenos que ocorrem c/ as rochas e c/ seus minerais faz c/ que cada horizonte do solo seja cada vez mais diferente da rocha que os gerou. Pode-se encontrar isto a mostra em trincheiras, escavações, cortes da estrada, etc.

8 A fertilidade do solo depende da quantidade de minerais como potássio, nitrogênio, sódio, etc que são encontrados nos horizontes O, A e B. A fertilidade do solo depende da quantidade de minerais como potássio, nitrogênio, sódio, etc que são encontrados nos horizontes O, A e B.

9 DO QUE O SOLO É FORMADO? PARTÍCULAS MINERAIS:PARTÍCULAS MINERAIS: Partículas Minerais – elas tem tamanhos diferentes e composição diferentes. Argila < silte < areia fina < areia grossa < cascalho. areiaargila

10 *MATÉRIA ORGÂNICA: Formados pela decomposição de restos vegetais e animais, por microrganismos. Uma espécie de Húmus.

11 *ÁGUA: Fica no solo por um tempo e é reposta pela chuva e irrigação, sua composição de 02, gás carbônico e sais minerais passa nutrientes ao solo e à vegetação.

12 *AR: Essencial para as plantas e suas raízes que necessitam de oxigênio.

13 FATORES DA FORMAÇÃO DO SOLO *Material de origem: formar-se a partir da decomposição de rochas, onde os minerais são diferentes dando origem a solos muito diferentes. Rochas Metamórficas claras Rochas escuras Rochas escuras Quartzo Basalto

14 *Clima: Clima influencia na rapidez e intensidade do intemperismo e da evolução do sol. Quanto mais quente for um local mais rápido será o intemperismo e a translocação dos minerais também.

15 *Relevo: O relevo influencia muito na quantidade de chuva e calor que recebe cada local.

16 Em regiões de muito declive os solos são mais rasos, pois as chuvas passas por ele rapidamente não infiltrando-se. Já na superfície de relevos altos pode haver a superfície com nutrientes e mais profundos não.

17 *Organismos: São os animais, microrganismos, vegetais e humanos. Estes servem para a decomposição da matéria viva, vegetal e animal e podem destruir ou conservar o solo.

18 *Tempo: Período de exposição dos solos a atmosfera, os mais velhos são profundos e os mais novos rasos.

19 Baixa relação molecular na fração argila, normalmente inferior a 2,2, dado o avançado grau de intemperismo do material do solo. TIPOS DE SOLO

20 Não hidromórficos, com argila de atividade baixa, devido ao material do solo ser constituído por sesquióxidos, argilas do grupo 1:1, quartzo e outros materiais resistentes ao intemperismo e saturação de bases baixa

21 São solos minerais pouco desenvolvidos, não hidromórficos, medianamente profundos ou mais espessos tendo seqüência de horizonte, textura normalmente arenosa, contendo na fração areia e/ou cascalhos apreciáveis teores de minerais facilmente intemperizáveis.


Carregar ppt "CONHECENDO O SOLO GEOGRAFIA. O que é solo? Há várias concepções de solo, em várias áreas da ciência: *Na ecologia: o solo é algo vivo que possibilita."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google