A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO IF – SUL – RIO - GRANDENSE CAMPUS PELOTAS - VISCONDE DA GRAÇA Curso: Técnico em Fruticultura Disciplina: Solos Prof. Dr. Corlett,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO IF – SUL – RIO - GRANDENSE CAMPUS PELOTAS - VISCONDE DA GRAÇA Curso: Técnico em Fruticultura Disciplina: Solos Prof. Dr. Corlett,"— Transcrição da apresentação:

1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO IF – SUL – RIO - GRANDENSE CAMPUS PELOTAS - VISCONDE DA GRAÇA Curso: Técnico em Fruticultura Disciplina: Solos Prof. Dr. Corlett, F.M.F Classificação dos solos

2 A classificação dos solos é importante para a escolha da cultura adequada, controle da erosão, estimativa de adubação e calagem necessárias e para o controle da umidade.

3 Latossolo Caracterizam-se por serem solos muito profundos (mais de 2 m de profundidade); Textura argilosa ou franco – argilosa; Ótima porosidade; Cor vermelha; Amarelada ou alaranjada; Baixa fertilidade natural; Boa drenagem; Muito suscetíveis à erosão;

4 Latossolo Ocorrem em relevos levemente ondulados; Apresenta ótimas propriedades físicas ; Requer boa adubação química e/ou orgânica; Controle efetivo da erosão; Ocorre com mais frequência no planalto do Rio Grande do Sul; Ocupam grandes área e são formados a partir do basalto e arenito.

5 Hidromórficos ou Planossolos Caracterizam-se por serem solos com horizontes B sob influência do lençol freático, com coloração cinzenta; Localizam-se em baixadas inundadas ou ao longo dos cursos d´água; Estão a maior parte do tempo saturados com água; É comum aparecer no horizonte B de manchas de coloração vermelha (mosqueado) que lembra ferrugem; A fertilidade dos solos hidromórficos é bastante variada;

6 Hidromórficos ou Planossolos A maior parte deles presta-se muito bem à agricultura após uma boa drenagem; A cultura do arroz inundado é a que melhor se adapta nesse solo; Permite que a lâmina de água permaneça sobre a lavoura e não se infiltre no solo.

7

8

9

10 Litossolos São solos poucos desenvolvidos por serem jovens; Em fase inicial de formação a partir de materiais de origem recentemente depositados; Ou também por estarem situados em lugares muito declivosos: Nos quais a velocidade da erosão é igual ou maior a velocidade de transformação da rocha em solo; Apresenta o horizonte A de espessura inferior a 40 cm, assentado diretamente sobre a rocha consolidada;

11 Litossolos No Rio Grande do Sul este solo ocorre normalmente no município de Pinheiro Machado; Não se presta para a agricultura, devido ao fato de ser muito raso e facilmente erodível; Sendo aconselhável manter permanentemente coberto com vegetação.

12 Podzólicos São solos moderadamente férteis, bem drenados, profundidade menor que o latossolos (1,5 a 2m); Apresentam diferenciação marcante entre os horizontes; O horizonte A é mais arenoso que o B, devido à translocação de argila através da água gravitativa, acumulando-se no horizonte B;

13 Podzólicos São usados na a agricultura, com necessidade de práticas conservacionista de acordo com as condições do local; Correção de acidez e adubação após anos de uso agrícola.

14 Brunizens São solos relativamente rasos ( menos de 1 metro); Bem drenados; Com alto teor de matéria orgânica e cálcio; O horizonte A1 com coloração escura devido à matéria orgânica; São considerados como um dos melhores do mundo para a agricultura: por causa da alta fertilidade natural e facilidade de cultivo. A acidez, se existente, é muito baixa, virtualmente dispensando calagens.

15 Solos Salinos ou Halomórficos Apresentam como características comum uma concentração muito alta de sais solúveis, predominando o cloreto de sódio; Ocorrem em locais mais baixos do relevo, nas regiões áridas e semiáridas e em áreas próximas ao mar; Uso para agricultura necessita de lavagem com água doce antes do plantio: Por intermédio de práticas de irrigação e Drenagem devidamente planejadas.

16


Carregar ppt "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO IF – SUL – RIO - GRANDENSE CAMPUS PELOTAS - VISCONDE DA GRAÇA Curso: Técnico em Fruticultura Disciplina: Solos Prof. Dr. Corlett,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google