A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cor dos solos nos horizontes superficiais de áreas alteradas e cobertas pela floresta primária na BOGPM, Coari – AM. Rodrigo Santana Macedo - CPAA Wenceslau.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cor dos solos nos horizontes superficiais de áreas alteradas e cobertas pela floresta primária na BOGPM, Coari – AM. Rodrigo Santana Macedo - CPAA Wenceslau."— Transcrição da apresentação:

1 Cor dos solos nos horizontes superficiais de áreas alteradas e cobertas pela floresta primária na BOGPM, Coari – AM. Rodrigo Santana Macedo - CPAA Wenceslau Geraldes Teixeira - CPAA Gilvan Coimbra Martins - CPAA

2 Introdução A cor é um dos principais e mais usados atributos para caracterizar e diferenciar solos; A cor de um dado horizonte ou camada pode ser relativamente uniforme ou apresentar padrões mosqueados ou variegados de diferentes cores.

3 Objetivo Determinar as cores de amostras superficiais do solo em clareiras de diferentes idades e em áreas sob vegetação de floresta na BOGPM, Coari - AM.

4 Material e Métodos Foram coletadas amostras de solo em cilindros metalicos na profundidade de 0-5cm; A cor foi determinada pelo sistema de Munsell em ambas as extremidades do cilindro (0 – 5 cm), anotando-se o matiz, o valor e o croma; Na ocorrência de mosqueado, determinou-se a cor predominante e a cor das demais manchas, seguido da descrição do arranjamento do mosqueado.

5 Resultados e Discussão
Os solos estudados em sua grande maioria, apresentam coloração vermelho-amarelada (5YR 4/6), com o predomínio de mosqueado a partir de 5 cm de cor bruno-forte que variam entre 7,5 YR 5/8 e 5/6. Esses mosqueados são comuns (abundância), pequenos a médios (tamanho), distintos (contraste) e claros (bordas).

6 Resultados e Discussão
Tabela 1. Cor dos solos em horizontes superficiais em clareiras de diferentes idades na BOGPM, Coari - AM Local Repetição Cor Cilindro (E.S.)* Cilindro (E.I.)* Matiz (0 cm) Mosqueado (5cm) Mosqueado (5 cm) RUC 5 1 10YR 4/8 7,5YR 5/8 5YR 4/6 2 10YR 4/4 - 10YR 5/4 3 Jazida 21 5YR 5/8 5YR 5/6 2,5YR 4/6 Jazida 18 7,5YR 6/8 E.S. = Extremidade superior E.I. = Extremidade inferior

7 Resultados e Discussão
Em áreas de floresta primária verifica-se: horizontes mais escuros próximo da superfície (10YR 4/4 e 4/6); mosqueados aparecem a partir de 0,50 m, sendo bem distintos a partir de 1,20 m.

8 Resultados e Discussão
Solos com cores esbranquiçadas nas camadas superficiais durante o período seco e chuvoso: indicam a presença de ambientes hidromórficos; grande parte do ferro foi removido do sistema.

9 Resultados e Discussão
A presença de mosqueados indica problemas de drenagem em determinada época do ano (ambiente redutor e oxidante). As cores mais uniformes e amarronzadas indica a recuperação da matéria orgânica.

10 Conclusões A determinação da cor do solo é um parâmetro indicativo de processos importantes no monitoramento da recuperação da qualidade do solo indicando: Recuperação dos teores de matéria orgânica e Ambientes com problemas de drenagem A cor como parâmetro ainda apresenta a vantagem de ser um método imediato e de baixo custo

11 Agradecimentos Ao CNPq; A FINEP/CTPetro;
Ao meu orientador Wenceslau Teixeira e a todos os colobaradores.


Carregar ppt "Cor dos solos nos horizontes superficiais de áreas alteradas e cobertas pela floresta primária na BOGPM, Coari – AM. Rodrigo Santana Macedo - CPAA Wenceslau."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google