A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO IF – SUL – RIO - GRANDENSE CAMPUS PELOTAS - VISCONDE DA GRAÇA Prof. Dr. Corlett, F.M.F Fundamentos de Agroecologia PRIMEIRO PRINCÍPIO:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO IF – SUL – RIO - GRANDENSE CAMPUS PELOTAS - VISCONDE DA GRAÇA Prof. Dr. Corlett, F.M.F Fundamentos de Agroecologia PRIMEIRO PRINCÍPIO:"— Transcrição da apresentação:

1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO IF – SUL – RIO - GRANDENSE CAMPUS PELOTAS - VISCONDE DA GRAÇA Prof. Dr. Corlett, F.M.F Fundamentos de Agroecologia PRIMEIRO PRINCÍPIO: O SOLO TEM VIDA MANEJO ECOLÓGICO DO SOLO

2 PRIMEIRO PRINCÍPIO: O SOLO TEM VIDA O solo é muito variado e diferente em cada lugar; Existem milhões de diferentes e pequenos seres vivos; Faça um buraco (cova) em teu terreno, e observe os pequenos insetos, besouros e larvas, minhocas; Também há alguns que não se vê - são milhões de microorganismos (Microscópio) - ser vivo nascem, crescem, se reproduzem e morrem; Alguns removem a terra como pequenos tratores; (minhocas, besouros); outros são arquitetos: (se encarregam de fazer ladrilhos pequenos com as partículas do solo e a matéria orgânica, para construir pequenas casas que no conjunto formam a estrutura do solo).

3 PRIMEIRO PRINCÍPIO: O SOLO TEM VIDA No solo há partículas de diferentes tamanhos, classificadas em areia, limo e argila; Por exemplo, se você fizer uma fila de um centímetro com partículas de areia grossa, você terá de 5 a 50 partículas;. Limo Areia fina de 50 a 500 partículas por centímetro; Limo de 500 a 5000 partículas por centímetro; Argila mais de 5000 partículas por centímetro

4 PRIMEIRO PRINCÍPIO: O SOLO TEM VIDA A textura do solo é a proporção de areia, limo e argila que há no terreno e se expressa em percentagem; Para se ter uma idéia da proporção das partículas que há no terreno pode encher a metade de um vasilhame de plástico com uma amostra do terreno e a outra metade com água, mexa bem e deixe repousar por algumas horas; A textura do solo é muito difícil de trocar, se seu solo tem boa textura se diz que é fácil de trabalhar (areia); Se é franco (proporção igual de areia, limo e argila) melhor ainda para você; (massapê ou argila), não se lamente e comece a trabalhar para melhorar outras propriedades físicas que podem ser trocadas;

5 A estrutura é uma das propriedades do solo que se pode modificar, porém a longo prazo A estrutura é a forma como se agrupam as partículas do solo (agregados ou torrões) – o que ocorre principalmente pela atividade dos microorganismos, que funcionam como pequenos mestres na construção de diferentes casinhas. O manejo do solo feito corretamente depende da conservação de uma boa estrutura ou estabilidade dos agregados (não derrete facilmente), para que circule o ar, a água e os nutrientes; Ao misturar materiais como restos de culturas ou adubo orgânico se aumenta a atividade microbiana – o se melhora a estrutura e as condições físicas, químicas e biológicas de seu solo; Recorda que o solo é um meio onde vivem milhões de pequenos organismos que transformam o que quebrou das rochas e decompõem os restos das plantas e dos animais que caem na terra – o Eles precisam de comida.

6 Técnicas para aumentar a vida do solo Misturar no solo (na camada de cima) boa quantidade de matéria orgânica: Em forma de restos de cultura, adubos verdes, esterco, composto, "húmus de minhoca", chorume, biofertilizante, etc.; Fazer Rotação de Cultivos.

7 Obrigado pela atenção !


Carregar ppt "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO IF – SUL – RIO - GRANDENSE CAMPUS PELOTAS - VISCONDE DA GRAÇA Prof. Dr. Corlett, F.M.F Fundamentos de Agroecologia PRIMEIRO PRINCÍPIO:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google