A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

solo O solo, também chamado de terra, é fundamental para a vida de todos os seres vivos do nosso planeta. Ele é o resultado da acção conjunta de agentes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "solo O solo, também chamado de terra, é fundamental para a vida de todos os seres vivos do nosso planeta. Ele é o resultado da acção conjunta de agentes."— Transcrição da apresentação:

1

2 solo

3 O solo, também chamado de terra, é fundamental para a vida de todos os seres vivos do nosso planeta. Ele é o resultado da acção conjunta de agentes externos: chuva, vento, humidade, etc, enriquecidos com matéria orgânica (restos de animais e plantas). O solo é a camada mais fina da crosta terrestre e localiza-se na superfície externa. Para que os alimentos dele retirados sejam de qualidade e em quantidade suficiente para atender as necessidades da população, o solo deve ser fértil, ou seja, deve ser um solo saudável e produtivo. Quando o solo é poluído, os alimentos nele cultivados ficam contaminados.

4 Alteração das características naturais do solo através da deposição, descarga, infiltração ou acumulação neste de produtos poluentes. Formação Ambiental

5

6 CAUSAS: Lixo doméstico e industrial Produtos químicos na agricultura Lixeiras e aterros sanitários sem controlo Desflorestação

7 Formação Ambiental Lixo doméstico Diferentes produtos tóxicos aparecem misturados com o lixo. Quando acumulados e com o passar do tempo infiltram-se no solo. Esta situação é agravada quando chove. A água da chuva atravessa o lixo, dissolve os produtos tóxicos nele existentes e, por infiltração ou escoamento, polui as águas subterrâneas (e a partir destas as águas de abastecimento), os ribeiros, os rios e os lagos. Apesar do lixo doméstico ser uma pequena parte do total de resíduos sólidos produzidos, é o mais desagradável e perigoso para a saúde pública quando se acumula perto dos locais onde as pessoas vivem.

8 Formação Ambiental Produtos químicos na agricultura A utilização de pesticidas, fungicidas, herbicidas, fertilizantes e também os detritos da criação de animais para destruir pragas podem até ajudar na produção, mas causam muitos danos ao meio ambiente, alterando o equilíbrio do solo e contaminando os animais através das cadeias alimentares.

9 Formação Ambiental Lixeiras ou aterros sem controlo Os aterros são terrenos com buracos cavados no chão forrados com plástico ou argila onde o lixo recolhido na cidade é depositado. A decomposição da matéria orgânica existente no lixo gera um líquido altamente poluidor, o chorume, que mesmo com a proteção da argila e do plástico nos aterros, não é suficiente e o liquido vaza e contamina o solo.

10 Formação Ambiental desflorestação Também a desflorestação descontrolada das florestas pode originar graves consequências no equilíbrio do planeta. O solo sem vegetação fica sujeito à acção dos agentes erosivos, ou seja, as chuvas arrastam os nutrientes e os solos ficam mais pobres, faz diminuir a percentagem de humidade atmosférica, contribuindo assim para o aquecimento global do planeta. O desaparecimento das florestas provoca também a extinção de determinados ecossistemas e de habitats. Alguns seres vivos não sobrevivem e podem mesmo extinguir-se.

11 Formação Ambiental Efeitos: toxicidade das plantas por excesso de nutrientes e, consequentemente, problemas de saúde para humanos e animais diminuição de espécies vegetais contaminação dos lençóis de água

12 Formação Ambiental Podemos ajudar? Algumas medidas: encerramento das lixeiras a céu aberto ou aterros sanitários sem controlo e substituição por aterros apropriados e respeitadores do ambiente colaborarção na reciclagem de: vidro, papel, cartão, alumínio e plásticos, fazendo a separação dos lixos utilização, sempre que possível materiais reciclados e preferir produtos ecológicos

13 Formação Ambiental Podemos ajudar? Algumas medidas: tratamento dos solos contaminados protecção das florestas prática da agricultura biológica, que diminui os riscos para a saúde pública, bem como para o ecossistema e, ao contrário dos métodos químicos, não interfere nas propriedades naturais do solo.

14


Carregar ppt "solo O solo, também chamado de terra, é fundamental para a vida de todos os seres vivos do nosso planeta. Ele é o resultado da acção conjunta de agentes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google