A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

POLUIÇÃO do solo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "POLUIÇÃO do solo."— Transcrição da apresentação:

1 POLUIÇÃO do solo

2 Introdução Neste trabalho iremos falar sobre a poluição do solo.
Manifestando algum interesse sobre problema que nos afecta a todos e que nos rodeia. Espero que gostem. E que aprendam algo mais.

3 A poluição do solo A poluição do solo consiste numa das formas de poluição, que afecta particularmente a camada superficial da crosta terrestre, causando malefícios directos ou indirectos à vida humana, à natureza e ao meio ambiente em geral. A poluição do solo pode ser de duas origens: urbana e agrícola.

4 Poluição de origem urbana
Lixo é deixado na superfície, sem o devido tratamento. Libertação de detritos e substâncias químicas, como os derivados do petróleo: Fábricas; Trânsito; Esgotos Partículas radioactivas: Chuvas ácidas Centrais nucleares

5 Poluição de origem agrícola
Uso indevido de agro tóxicos, Técnicas arcaicas de produção, O subproduto da cana-de-açúcar; Dos curtumes; Criação de porcos; Produção e o uso de adubos sintéticos (nitrogénio do ar e fosfato)

6 Agrotóxicos: Produtos utilizados para combater seres vivos que prejudicam plantações ou animais de criação. Podem ser dominados como: Insecticidas, Fungicidas, Herbicidas

7 Causas da poluição radioactiva
Partículas radioactivas: caracterizada pela presença de materiais radioactivos das centrais ou explosões nucleares.

8 Influência negativa da chuva ácidas sobre o solo.
A chuva ácida pode causar problemas: ► plantas ► animais ► solo ► água ► construções ► mesmo a pessoas..

9 Como evitar a poluição do solo
TRATAMENTO de RESIDUOS Lixeiras Aterros sanitários Incineração Compostagem Separação do lixo (ecopontos)

10 Lixeiras Lixo: Pode ser classificado Domestico Industrial Hospitalar
Antes da decada 90 o lixo era colocado nas lixeiras a céu aberto, contaminando o solo e consequentemente poluindo lençóis subterrâneos de água

11 Aterros Sanitários A partir década 90 são construídos com procedimentos de segurança, diminuindo o contacto das pessoas com o lixo. Possuem sistemas de drenagem e tratamento de resíduos. O lixo é lançado ao solo, coberto com terra e comprimido. São construídos com procedimentos de segurança, diminuindo o contato das pessoas com o lixo.

12 Incineração Consiste na queima de resíduos, com ou sem recuperação de energia em fornos especificamente construídos para o efeito, a emissão de gases é controlada para diminuir a poluição atmosférica.

13 Compostagem Os resíduos são colocados num enorme pavilhão coberto, este processo chamado biodegradação permite tratar dos resíduos orgânicos domésticos.

14 Separação do lixo 3R – Reduzir, Reutilizar e Reciclar Papelão Vidrão
Face a esta problemática da gestão da separação resíduos a comissão Europeia propõe a regra dos 3R – Reduzir, Reutilizar e Reciclar Papelão Vidrão Plástico ou Metal

15 Tempo decomposição dos resíduos

16 Conclusão Este trabalho…
Permitiu-nos aprender mais sobre o tema…espero que tenham gostado e aprendido também!


Carregar ppt "POLUIÇÃO do solo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google