A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O LixO Professora e enfermeira : Carla gomes e Patrícia Lins

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O LixO Professora e enfermeira : Carla gomes e Patrícia Lins"— Transcrição da apresentação:

1 O LixO Professora e enfermeira : Carla gomes e Patrícia Lins

2 Conceito É um conjunto de resíduos provenientes de várias fontes relacionadas com as atividades do homem na sua vida : doméstica, industrial, comercial, agrícola, etc... O lixo que não tem tratamento adequado é fonte de vetores de doenças transmissíveis.

3 Cuidados..... O lixo deve ser acondicionado em sacos plásticos ou recipientes que tenham tampa. Utilização comunitária de aterros sanitários. Acondicionar o lixo e colocar em caçambas coletoras

4 O que não fazer.... Jogar lixo nos rios, nas ruas, pois pode chover e causar inundações. Jogar o lixo perto de casas, pois vai ocasionar o aparecimento de ratos, além do odor que vai ocasionar.

5 O lixo e o controle de vetores...
O acúmulo em locais não apropriados propicia a proliferação de vetores que nele encontram; Alimento Abrigo e condições favoráveis, Ocasionando doenças ao homem.

6 Essas doenças podem, inclusive, ser de natureza química, motivo pelo qual as autoridades sanitárias devem constantemente fiscalizar fábricas e indústrias . Que jogam lixo químico em rios como (chumbo, cromo e nitratos, por exemplo), mares ou outras fontes de água utilizadas para consumo pela população .

7 O Lixo e os Vetores

8 Como podemos nos livrar dos vetores associados ao lixo?
Adequado acondicionamento do lixo limpeza das ruas, coleta e transporte tratamento ou disposição final.

9 O Destino do lixo.... O aterro sanitário consiste em enterrar o lixo após sua compactação, cobrindo-o com camadas de terra. A incineração consiste na queima do lixo, com o intuito de reduzir seu peso e volume. Os depósitos coletivos são grandes vasilhames destinados ao depósito de lixo, para utilização comunitária.

10 Compactação Incineração

11 A compostagem : é a transformação de resíduos orgânicos presentes no lixo, mediante processos físicos ,químicos e biológicos o que resulta em excelente adubo.

12 Reciclagem : é a técnica que representa, hoje, uma tentativa de diminuição do desperdício e acúmulo de poluentes que podem ser recuperados. Dentre suas principais vantagens

13 O Oxigênio X Poluição O ar atmosférico, primativamente puro pode se poluir e contaminar. A poluição ocorre pelo aumento de gases e de partículas sólidas e liquídas proveniente de fumaças e poeiras de origem orgânica ou exclusivamente animal.

14 Ar confinado .... É o ar de um determinado local, relativamente pequeno para o numero de pessoas que abriga o que propicia a pouca ou nenhuma movimentação desse ar causando: Saturação por fumaças e poeiras; Presença de microorganismos patogênicos em suspensão; Elevação da temperatura ambiente e da umidade;

15 Patologias ocasionadas pelo ar contaminado.....
Resfriado Coqueluche Difteria Poliomielite Rubéola Varicelas Tuberculoses

16 Medidas profiláticas.... Ambiente Ventilado nos quartos de dormir;
Ambiente ventilado no ambiente de trabalho; Procurar ter vida ao ar livre, frequentando praias, campos, etc... Nos periodos gripais, evitar ambientes fechados; Procurar respirar somente pelo nariz.

17 É IMPORTANTE SABER RESPIRAR!!!!!
Obrigado,tenham todos uma bela Semana!!!!


Carregar ppt "O LixO Professora e enfermeira : Carla gomes e Patrícia Lins"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google