A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EXISTEM HOJE NO MUNDO MUITAS SUBSTÂNCIAS CONSIDERADAS DANOSAS AO MEIO AMBIENTE E A SAÚDE DO HOMEM E GRANDE PARTE VEM DO LIXO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EXISTEM HOJE NO MUNDO MUITAS SUBSTÂNCIAS CONSIDERADAS DANOSAS AO MEIO AMBIENTE E A SAÚDE DO HOMEM E GRANDE PARTE VEM DO LIXO."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 EXISTEM HOJE NO MUNDO MUITAS SUBSTÂNCIAS CONSIDERADAS DANOSAS AO MEIO AMBIENTE E A SAÚDE DO HOMEM E GRANDE PARTE VEM DO LIXO.

4

5 QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS PARA A HUMANIDADE E O MEIO AMBIENTE, COM O ACÚMULO DO LIXO

6 DESEQUILÍBRIO AMBIENTAL DESTRUIÇÃO DA VEGETAÇÃO FOME DOENÇAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS AUMENTO DA POLUIÇÃO, DO AR, DA ÁGUA E DO SOLO

7 QUAL O DESTINO DO LIXO DO PLANETA

8 O LIXO É todo resíduo sólido proveniente de atividades humanas ou mesmo de processos naturais (poeira, folhas e ramos mortos, cadáveres de animais).

9 O lixo urbano é um dos maiores problemas ambientais da atualidade, pois os moldes de consumo adotados pela maioria das sociedades modernas provocam o aumento contínuo e exagerado na quantidade de lixo produzido.

10 O lixo indevidamente administrado provoca mau cheiro, fornece a proliferação de animais nocivos e transmissores de doenças (ratos, formigas, moscas e mosquitos), polui, pelo chorume, o solo e o lençol d´água subterrâneo e também o ar, uma vez que é prática comum a queima do lixo em ruas, lotes baldios e lixões.

11 O LIXÃO São locais onde o lixo é depositado, em grande quantidade, sobre a superfície do solo e a céu aberto, sem qualquer controle sobre os efeitos danosos ao ambiente e a população

12 O ATERRO SANITÁRIO É um método em que o lixo é comprimido por intermédio de máquinas que diminuem o volume. Com o trabalho do trator, o lixo é empurrado, espalhado e amassado sobre o solo (compactação), sendo coberto por uma camada de areia, o que minimiza odores, evita incêndios e impede a proliferação de insetos roedores.

13 O aterro são construídos com impermeabilização de solos e aqüíferos e adotam a técnica de confinamento total dos resíduos, quanto ao contato com lençóis subterrâneos e quanto à camada final de cobertura do local. ATERRO SANITÁRIO

14 Incineração é um processo de chama térmica sob alta temperatura ºC por 2 segundos - no qual ocorre a degradação da matéria orgânica (resíduo), transformando-a em uma fase gasosa e outra sólida. Permite a redução do volume de resíduos e elimina os micro-organismo, porém contamina o ar com CO2. INCINERAÇÃO

15 TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO JORNAIS Duas a seis semanas EMBALAGENS DE PAPEL um a quatro meses Pneus Indeterminado

16 PONTAS DE CIGARRO dois anos GUARDANAPOS DE PAPEL três meses CHICLETES cinco anos

17 Sacos e copos plásticos 200 a 450 anos Latas de alumínio 100 a 500 anos Pilhas 100 a 500 anos

18

19 O QUE É COMPOSTAGEM decomposição da matéria orgânica contida em restos de origem animal ou vegetal, por bactérias e fungos. Este processo tem como resultado final um produto - o composto orgânico - que pode ser aplicado ao solo para melhorar suas características, sem ocasionar riscos ao meio ambiente (adubo orgânico).

20

21 Já é inquestionável hoje a importância da reciclagem de materiais, que assume uma posição cada vez mais estratégica em qualquer ação envolvendo cidadania e meio ambiente. É preciso a conscientização de todos no sentido de entendermos que nosso planeta é a nossa "casa". Sendo assim, não existe "botar fora o lixo", pois tudo o que produzimos, de bom ou de ruim, fica aqui mesmo em nosso planeta. No que se refere aos resíduos domésticos, a coleta seletiva é o primeiro estágio para a reciclagem e o que mais simboliza o ato de cidadania. Aqui, vamos entender um pouco como funciona e seus benefícios para todos.

22 RECICLAGEM É a atividade de transformar materiais já usados em novos produtos que podem ser comercializados. Exemplo : papéis velhos retornam às indústrias e são transformados em novas folhas.

23

24 COLETA SELETIVA É separar o lixo para que seja enviado para reciclagem. Significa não misturar materiais recicláveis com o restante do lixo. Ela pode ser feita por um cidadão sozinho ou organizada em comunidades : condomínios, empresas, escolas, clubes, cidades, etc.

25 ALGUNS BENEFÍCIOS DA COLETA SELETIVA :

26 Menor redução de florestas nativas. Reduz a extração dos recursos naturais. Diminui a poluição do solo, da água e do ar. Economiza energia e água. Possibilita a reciclagem de materiais que iriam para o lixo. Conserva o solo. Diminui o lixo nos aterros e lixões. Prolonga a vida útil dos aterros sanitários.

27 Diminui os custos da produção, com o aproveitamento de recicláveis pelas indústrias. Diminui o desperdício. Melhora a limpeza e higiene da cidade. Previne enchentes. Diminui os gastos com a limpeza urbana. Cria oportunidade de fortalecer cooperativas. Gera emprego e renda pela comercialização dos recicláveis.

28 CURIOSIDADES

29 Cinqüenta quilos de papel reciclado poupam o corte de uma árvore de eucalipto se seis anos de idade.

30 Reciclando metais e alumínio, evita-se a retirada de cinco toneladas de bauxita para fabricar uma tonelada de alumínio.

31 Cada brasileiro que viva até os 70 anos vai produzir 25 toneladas de detritos Kg de vidro reciclado= 1300Kg de areia extraída poupada Kg de plástico reciclado= milhares de litros de petróleo poupados

32 Minimização de resíduos 3 Rs : Reduzir o lixo evitando o desperdício, Reaproveitar tudo o que for possível antes de jogar fora e só então enviar para Reciclar.

33 CLIQUE NA FIGURA E ASSISTA AO VÍDEO: CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA

34 Embora... VOLTAR ATRÁS ninguém possa VOLTAR ATRÁS e fazer um NOVO COMEÇO, qualquer um pode COMEÇAR AGORA e fazer um NOVO FIM.


Carregar ppt "EXISTEM HOJE NO MUNDO MUITAS SUBSTÂNCIAS CONSIDERADAS DANOSAS AO MEIO AMBIENTE E A SAÚDE DO HOMEM E GRANDE PARTE VEM DO LIXO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google