A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Resíduos Sólidos TST CECON Camila Leite.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Resíduos Sólidos TST CECON Camila Leite."— Transcrição da apresentação:

1 Resíduos Sólidos TST CECON Camila Leite

2 O que é Resíduo Sólido? Segundo a NBR 10004/2004:
“São materiais sólidos ou semi-sólidos gerados, principalmente, pela atividade humana, com potencial de contaminar o meio ambiente se não destinados de forma ecologicamente correta”

3 Tipos de Resíduos Resíduo sólido urbano: inclui o resíduo doméstico assim como o resíduo produzido em instalações públicas (parques, por exemplo). Resíduo industrial: é gerado pela indústria, e pode ser altamente prejudicial ao meio ambiente e à saúde humana.

4 Resíduo hospitalar: é a classificação dada aos resíduos perigosos produzidos dentro de hospitais, como seringas usadas, aventais, etc. Por conter agentes causadores de doenças, este tipo de lixo é separado do restante dos resíduos produzidos dentro de um hospital e é geralmente incinerado.

5 Resíduo nuclear: composto por produtos altamente radioativos, como restos de combustível nuclear, produtos hospitalares que tiveram contato com radioatividade. Devido ao fato de que tais materiais continuam a emitir radioatividade por muito tempo, eles precisam ser totalmente confinados e isolados do resto do mundo.

6 Resíduos de construção e demolição: abreviadamente conhecidos por RCD, são resíduos provenientes de obras civis - construção, reconstrução, ampliação, alteração, conservação e demolição ou derrocada de edificações, assim como o solo e lama de escavações.

7 NBR 10004/2004 Classifica os resíduos sólidos quanto aos seus riscos potenciais ao meio ambiente e à saúde pública, tendo destinação adequada;

8 Classificação dos Resíduos
Resíduo Classe I - Perigoso Resíduo Classe II – Não Perigosos - Resíduos Classe II A – Não Inertes - Resíduos Classe II B – Inertes

9 Resíduos Classe I - Perigosos
O que oferece periculosidade ao resíduo? Resíduos que podem apresentar: - risco a saúde pública, provocando mortalidade, incidência de doenças ou acentuando seus índices; - Riscos ao meio ambiente quando o resíduo for gerenciado de forma inadequada.

10 Exemplos de propriedades que tornam um resíduo perigoso:
Inflamabilidade Corrosividade Reatividade Toxicidade Patogenicidade

11 Exemplos: Resíduos hospitalares, industriais e agrícolas, pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, medicamentos e produtos químicos vencidos, embalagens de produtos químicos em geral (inclusive de limpeza pesada e inseticidas), restos de tintas e solventes, etc.

12 Resíduos Não Perigosos
Classe II A Classe II B

13 O que são resíduos não inertes?
Resíduos Classe II A Composta por resíduos não inertes. O que são resíduos não inertes?

14 São resíduos que sofrem degradação rápida, solubilizam-se ou se decompõem em subprodutos, mas que não apresentam características de periculosidade. Aqueles que não se enquadram como Classe I e Classe II B.

15 Exemplos: a maioria dos resíduos domésticos, sucatas de materiais ferrosos e não ferrosos, embalagens de plástico etc...

16 O que são resíduos inertes?
Resíduos Classe II B Composta por resíduos inertes. O que são resíduos inertes?

17 São resíduos que, quando submetidos a um contato dinâmico ou estático com água destilada ou desionizada à temperatura ambiente, não apresentam nenhum de seus constituintes solubilizados a concentrações superiores aos padrões de potabilidade da água.

18 Exemplos: Exemplos: entulhos de demolições como pedras, areias, concreto e outros resíduos como o vidro.

19 Gerenciamento 3Rs

20 Reduzir o consumo de matéria-prima;
Reutilizar um produto ou subproduto, uma vez que ele já foi fabricado; Reciclar os produtos, minimizando o uso de recursos naturais.

21 Algumas ações são importantes para implantar um gerenciamento adequado dos resíduos. São elas:
Conscientização Segregação Disposição Final

22 Conscientização: incentivar a redução de geração de resíduos;
Segregação: separar os resíduos a facilitar a Reutilização e Reciclagem; Disposição Final: destinar adequadamente os resíduos que não podem ser reaproveitados.

23 Para ajudar na segregação, uma ferramenta utilizada é a coleta seletiva.

24 Tecnologias para Disposição Final
Aterro Sanitário: Tratamento é baseado em técnicas sanitárias, impermeabilização do solo, compactação e cobertura diária das células de lixo, coleta e tratamento de gases, coleta e tratamento do chorume, entre outros.

25 Perus - São Paulo

26 Compostagem: processo biológico, através do qual microorganismos convertem a parte orgânica dos resíduos sólidos em material estável como o húmus.

27

28 Incineração: Queima de resíduo em aproximadamente 900°C
Incineração: Queima de resíduo em aproximadamente 900°C. É uma técnica muito cara.

29

30 Coprocessamento: é a destruição térmica de resíduos em fornos de cimento.
Aproveitamento do resíduo como potencial energético ou substituto de matéria-prima na industria cimenteria.

31

32 Dúvidas???


Carregar ppt "Resíduos Sólidos TST CECON Camila Leite."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google