A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Resíduos Sólidos urbanos IndustriaisHospitalaresAgrícolas Resíduos são substâncias ou objectos de que o detentor se desfaz ou tem intenção ou obrigação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Resíduos Sólidos urbanos IndustriaisHospitalaresAgrícolas Resíduos são substâncias ou objectos de que o detentor se desfaz ou tem intenção ou obrigação."— Transcrição da apresentação:

1

2 Resíduos Sólidos urbanos IndustriaisHospitalaresAgrícolas Resíduos são substâncias ou objectos de que o detentor se desfaz ou tem intenção ou obrigação de se desfazer.

3 Resíduos Perigosos Não-perigosos Resíduos perigosos são todos aqueles que apresentam na sua constituição substâncias prejudiciais, representando um perigo imediato ou temporário para a saúde ou para o ambiente.

4 Os resíduos industriais incluem o lixo proveniente da actividade industrial e das actividades de produção e distribuição de electricidade, gás e água.

5 Os resíduos hospitalares constituem o lixo produzido em unidades de prestação de cuidados de saúde, incluindo as actividades médicas de diagnóstico, prevenção e tratamento da doença em seres humanos ou em animais, e ainda em actividades de investigação relacionadas.

6 Os resíduos de uma exploração agrícola são os objectos e materiais que foram utilizados na exploração ou resultam de operações agrícolas, para os quais não se encontra mais utilidade, agora ou no futuro, e dos quais o agricultor se quer desfazer.

7 Os resíduos sólidos urbanos representam o lixo doméstico (de casas, restaurantes e outros estabelecimentos) que é produzido pela sociedade de consumo. A matéria orgânica, o papel, o carvão, o plástico, o metal e o vidro são os materiais mais significativos que estão presentes na composição dos resíduos sólidos urbanos.

8 Composição física dos resíduos sólidos urbanos (RSU). A produção de grandes quantidades de resíduos e a sua deposição e eliminação em condições inadequadas podem provocar graves problemas ambientais e de saúde pública.

9 Em Portugal, até há relativamente pouco tempo, milhares de toneladas de resíduos eram encaminhadas e depositadas em terrenos amplos e abandonados – as lixeiras Actualmente, as lixeiras são substituídas por outros sistemas mais higiénicos. Evolução do número de lixeiras em Portugal

10 Sistemas Integrados de Gestão de Resíduos Aterro Sanitário Unidades de incineração Centrais de Compostagem Estações de tratamentos de águas residuais (ETAR) Centros de recolha selectiva

11 Aterros sanitários são instalações de eliminação, utilizadas para a decomposição controlada de resíduos acima ou abaixo do solo. Nas unidades de incineração os resíduos são queimados. A emissão de gases é sempre controlada para evitar o aumento da poluição atmosférica. Nas centrais de compostagem a compostagem é o centro biológico de decomposição. A compostagem permite a valorização orgânica dos resíduos.

12 A ETAR é uma estação que trata as águas provenientes de actividades urbanas. O tratamento das águas residuais inclui vários processos. Os centros de recolha selectiva constam dos ecopontos e ecocentros.

13 Existem várias formas de remoção e recuperação de materiais, a partir dos resíduos sólidos urbanos: Ecoponto – conjunto de estruturas onde se encontram vários contentores, na recolha selectiva de vidro, papel, cartão, embalagens de plástico e metal e pilhas.

14 Ecocentros – são parques amplos com contentores destinados a receber, separadamente, os diversos materiais de grandes dimensões, como por exemplo a madeira, óleos, plásticos, resíduos verdes e entulho, que podem ser reciclados. Recolha selectiva - recolha e transporte de recipientes para a triagem. Centrais de triagem – instalações onde ocorre a separação e limpeza dos materiais. Estações de transferência – é a instalação de armazenamento temporário onde os resíduos são descarregados, com o objectivo de os preparar para serem transportados para o local de valorização ou eliminação.

15 Nos sistemas integrados de tratamento de resíduos apresentados anteriormente não ocorre o aproveitamento de grande parte de matérias – primas, o que é essencial para se evitar a exploração excessiva dos recursos naturais. Face a este problema, a Comissão Europeia propõe a aplicação da regra dos 3R. 3Rs Reduzir Reutilizar Reciclar

16 Em Portugal, os materiais mais reciclados são o plástico, o metal, o papel /cartão, o vidro e a madeira.

17 O Protocolo de Quioto foi um dos tratados internacionais, que requer a redução das emissões de GEE. Com este tratado devem ser implementadas medidas para limitar e reduzir as emissões, como temos o exemplo do dióxido de carbono e metano por meio da recuperação e utilização no tratamento de resíduos.

18 Rita Pereira Nº 18 Sara Egli Nº 20 8º A


Carregar ppt "Resíduos Sólidos urbanos IndustriaisHospitalaresAgrícolas Resíduos são substâncias ou objectos de que o detentor se desfaz ou tem intenção ou obrigação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google