A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Resíduos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Resíduos."— Transcrição da apresentação:

1 Resíduos

2 O que são resíduos? Resíduos são substâncias ou objectos de que o detentor se desfaz ou tem intenção ou obrigação de se desfazer.

3 Resíduos Perigosos Resíduos perigosos são todos aqueles que
Não-perigosos Resíduos perigosos são todos aqueles que apresentam na sua constituição substâncias prejudiciais, representando um perigo imediato ou temporário para a saúde ou para o ambiente.

4 Resíduos Industriais (RI)
Os resíduos industriais incluem o lixo proveniente da actividade industrial e das actividades de produção e distribuição de electricidade, gás e água.

5 Resíduos Hospitalares (RH)
Os resíduos hospitalares constituem o lixo produzido em unidades de prestação de cuidados de saúde, incluindo as actividades médicas de diagnóstico, prevenção e tratamento da doença em seres humanos ou em animais, e ainda em actividades de investigação relacionadas.

6 Resíduos Agrícolas (RA)
Os resíduos de uma exploração agrícola são os objectos e materiais que foram utilizados na exploração ou resultam de operações agrícolas, para os quais não se encontra mais utilidade, agora ou no futuro, e dos quais o agricultor se quer desfazer.

7 Resíduos Sólidos Urbanos (RSU)
Os resíduos sólidos urbanos representam o lixo doméstico (de casas, restaurantes e outros estabelecimentos) que é produzido pela sociedade de consumo. A matéria orgânica, o papel, o carvão, o plástico, o metal e o vidro são os materiais mais significativos que estão presentes na composição dos resíduos sólidos urbanos.

8 A produção de grandes quantidades de resíduos e a sua deposição e eliminação em condições inadequadas podem provocar graves problemas ambientais e de saúde pública. Composição física dos resíduos sólidos urbanos (RSU).

9 Evolução do número de lixeiras em Portugal
Qual a localização e a forma mais adequada para o armazenamento dos resíduos ? Em Portugal, até há relativamente pouco tempo, milhares de toneladas de resíduos eram encaminhadas e depositadas em terrenos amplos e abandonados – as lixeiras Actualmente, as lixeiras são substituídas por outros sistemas mais higiénicos. Evolução do número de lixeiras em Portugal

10

11 Aterros sanitários são instalações de eliminação, utilizadas para a decomposição controlada de resíduos acima ou abaixo do solo. Nas unidades de incineração os resíduos são queimados. A emissão de gases é sempre controlada para evitar o aumento da poluição atmosférica. Nas centrais de compostagem a compostagem é o centro biológico de decomposição. A compostagem permite a valorização orgânica dos resíduos.

12 A ETAR é uma estação que trata as águas provenientes de actividades urbanas. O tratamento das águas residuais inclui vários processos. Os centros de recolha selectiva constam dos ecopontos e ecocentros.

13 Centros de recolha selectiva
Existem várias formas de remoção e recuperação de materiais, a partir dos resíduos sólidos urbanos: Ecoponto – conjunto de estruturas onde se encontram vários contentores, na recolha selectiva de vidro, papel, cartão, embalagens de plástico e metal e pilhas.

14 Ecocentros – são parques amplos com contentores destinados a receber, separadamente, os diversos materiais de grandes dimensões, como por exemplo a madeira, óleos, plásticos, resíduos verdes e entulho, que podem ser reciclados. Recolha selectiva - recolha e transporte de recipientes para a triagem. Centrais de triagem – instalações onde ocorre a separação e limpeza dos materiais. Estações de transferência – é a instalação de armazenamento temporário onde os resíduos são descarregados, com o objectivo de os preparar para serem transportados para o local de valorização ou eliminação.

15 Reduzir 3R’s Reutilizar Reciclar
Nos sistemas integrados de tratamento de resíduos apresentados anteriormente não ocorre o aproveitamento de grande parte de matérias – primas, o que é essencial para se evitar a exploração excessiva dos recursos naturais. Face a este problema, a Comissão Europeia propõe a aplicação da regra dos 3R. 3R’s Reduzir Reutilizar Reciclar

16 Em Portugal, os materiais mais reciclados são o plástico, o metal, o papel /cartão, o vidro e a madeira.

17 Protocolo de Quioto O Protocolo de Quioto foi um dos tratados
internacionais, que requer a redução das emissões de GEE. Com este tratado devem ser implementadas medidas para limitar e reduzir as emissões, como temos o exemplo do dióxido de carbono e metano por meio da recuperação e utilização no tratamento de resíduos.

18 Trabalho elaborado por :
Rita Pereira Nº 18 Sara Egli Nº 20 8º A


Carregar ppt "Resíduos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google