A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA."— Transcrição da apresentação:

1 POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA

2 O QUE É POLUIÇÃO? contaminação do ar por gases tóxicos e minúsculas partículas de resíduos sólidos e líquidos em concentrações que põem em perigo a saúde.

3 FONTES DE POLUIÇÃO DO AR
Queima de combustíveis fósseis. Inseticidas. Herbicidas. Poeira de fertilizantes. Operações de mineradoras Animais confinados. Queimadas de florestas.

4 Ações humanas Apesar de existir poluição do ar por causas naturais, o Homem é o grande causador de poluição atmosférica e quem produz os poluentes mais perigosos. As principais fontes de poluição são: Fontes estacionárias – Centrais termoelétricas, fábricas, incineradoras, etc. Fontes móveis – Meios de transporte. Incêndios florestais controlados ou outros causados pelo Homem. Queima doméstica de lenha, carvão, gasóleo ou outros combustíveis para cozinhar ou para aquecimento. Substâncias voláteis liberadas de tintas, vernizes, solventes, revestimentos, eletrodomésticos, aerossóis. Resíduos em aterro – liberam metano. Atividades militares – liberam substâncias radioativas e gases tóxicos.

5 O QUE É SMOG? É identificado por uma grande massa de ar estagnado em conjunto com vários gases, vapores de ar e fumaça.

6 EFEITOS NO MEIO AMBIENTE
Chuva ácida; Diminuição da camada de ozônio; Aquecimento global.

7 Chuva Ácida Contém altos níveis de ácido sulfúrico e nítrico.
Contaminação dos recursos hídricos do planeta. Danos à vida aquática. Corrosão de estruturas metálicas e material calcáreo. Alteração de equilíbrio químico de solos.

8

9 Chuva ácida A queima de carvão e de combustíveis fósseis e os poluentes industriais lançam dióxido de enxofre e de nitrogênio na atmosfera. Esses gases combinam-se com o hidrogênio presente na atmosfera sob a forma de vapor d’água. O resultado são as chuvas ácidas. As águas da chuva, assim como a geada, a neve e a neblina, ficam carregadas de ácido sulfúrico ou ácido nítrico. Ao caírem na superfície, alteram a composição química do solo e das águas, atingem as cadeias alimentares, destroem florestas e lavouras, atacam estruturas metálicas, monumentos e edificações.

10 DESTRUIÇÃO DA CAMADA DE OZÔNIO
Gás ozônio (O3) é uma forma de oxigênio cuja molécula tem três átomos, em vez de dois (do gás oxigênio), como costuma ser encontrada na natureza. O ozônio existe tanto na troposfera quanto na estratosfera. É um gás azul-claro, com um cheiro penetrante (o odor no ar após um raio, numa tempestade, é do ozônio). A estratosfera contém cerca de 90% do ozônio da Terra.

11

12 Estratégias Plano de Gestão de Qualidade;
Desenvolvimento de novas tecnologias para carros elétricos, combustíveis mais limpos, tintas menos poluentes. Uso de gás natural.

13 Medidas Indiretas Medidas Diretas
Ações que visam à eliminação, redução, diluição, segregação ou afastamento dos poluentes. (Planejamento urbano, estações de tratamento de resíduos, etc.) Medidas Diretas Ações que visam reduzir a quantidade de poluentes descarregada na atmosfera, através da instalação de equipamentos de controle (“Filtros de Ar”). Infelizmente, temos no Brasil, e também no exterior, exemplos de falta de planejamento, do ponto de vista ambiental, da localização de complexos industriais, o que provoca graves problemas de poluição do ar.


Carregar ppt "POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google