A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

POLUIÇÃO DO AR.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "POLUIÇÃO DO AR."— Transcrição da apresentação:

1 POLUIÇÃO DO AR

2 A radiação terrestre e as concentrações de gases de efeito estufa resultam na intensificação do efeito que naturalmente já se processa na atmosfera da Terra há bilhões de anos

3 pela presença de vapor d'água, nitrogênio, oxigênio, dióxido de carbono, monóxido de carbono, metano, óxido nitroso, óxido nítrico e ozônio.

4 Compostos Sulfurosos Os Compostos sulfurosos são representados em sua maior parte pelo dióxido de enxofre e pelo gás sulfídrico,

5 encontrado em concentrações variáveis no ar das grandes cidades
encontrado em concentrações variáveis no ar das grandes cidades. O dióxido de enxofre é formado principalmente pela combustão dos derivados de petróleo e do carvão mineral.

6 O dióxido de enxofre provoca problemas no sistema respiratório e é causa de bronquites e distúrbios graves, como o enfisema pulmonar. No ar o dióxido de enxofre pode ser transformado em trióxido de enxofre, que, para as vias respiratórias, é ainda mais irritante que o primeiro.

7 Os vegetais são sensíveis aos óxido de enxofre: suas folhas amarelecem e, sob altas concentrações de óxido, eles chegam a morrer.

8 Compostos Nitrogenados
O dióxido de nitrogênio é o poluente produzido pelas descargas dos motores de automóveis, especialmente os movidos a óleo diesel e gasolina.

9

10 Os óxido de nitrogênio constituem a névoa seca (smog fotoquímico) que se forma sobre grandes cidades, por ação das radiações solares sobre os gases expelidos pelos veículos automotores.

11 É tóxico para as vias respiratórias, provocando enfisema pulmonar
É tóxico para as vias respiratórias, provocando enfisema pulmonar. Reduz a fotossíntese nas plantas e danificada a pintura de carros e outros objetos, pois altera as tintas.

12

13 Poluente: ozônio. Principais fontes de emissão: é formado pela reação dos hidrocarbonetos e óxido de nitrogênio na presença de luz solar.

14

15 Danos à saúde: irritações nos olhos e vias respiratórias, diminuição da capacidade pulmonar, envelhecimento precoce e corrosão dos tecidos. Pessoas com asma são mais suscetíveis aos efeitos do ozônio.

16 Poluente: hidrocarboneto.
Principais fontes de emissão: carros a gasolina (53%), veículos a diesel (21%), carros a álcool (19%).

17

18 Danos à saúde: os hidrocarbonetos diminuem a capacidade sangüínea de transportar oxigênio e afetam os sistemas cardiovascular e nervoso e os pulmões. Os hidriocarbonetos aromáticos (benzeno, tolueno e xileno) são cancerígeno.

19

20 Poluente: dióxido de nitrogênio.
Principais fontes de emissão: veículos a diesel (81%), carros a gasolina (10%), carros a álcool (5%).

21

22 Danos à saúde: pode penetrar profundamente no sistema respiratório e dar origem a substância mutagênicas e carcinogênicas. É também um irritante podendo conduzir a sintomas que lembram os do enfisema.

23 Poluente: dióxido de enxofre.
Principais fontes de emissão: veículos a diesel (77%), indústrias (15%), carros a gasolina (8%).

24

25 Danos à saúde: altas concentrações provocam irritações no sistema respiratório e problemas cardiovasculares. A concentração desse poluente tem se mantido abaixo do níveis aceitáveis nos últimos dez anos.

26 Destruição da camada de ozônio

27 O sol produz a chamada radiação ultravioleta, que é perigosa para os seres vivos. O ozônio é um gás que forma, na atmosfera, um filtro natural capaz de impedir a passagem da radiação ultravioleta.

28

29 Se a camada de ozônio fosse destruída, a vida da terra estaria seriamente ameaçada.Entre os principais destruidores da camada de ozônio estão os clorofluorcarbonos (CFC), usados em ciclos de refrigeração e nas embalagens do tipo aerossol.

30 Quem são mais atingidos são, crianças, idosos, indivíduos com problemas respiratório ou cardíacos e pessoas que se exercitam em momentos de pico de poluição (a atividade física aumenta em até cinco vezes o consumo do ar, potencializando os efeitos negativos do ozônio).


Carregar ppt "POLUIÇÃO DO AR."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google