A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ÓXIDOS São compostos binários, isto é, são substâncias formadas pela combinação de dois elementos. Um desses elementos é sempre o OXIGÊNIO (O). Alguns.

Cópias: 1
ÓXIDOS São compostos binários, isto é, são substâncias formadas pela combinação de dois elementos. Um desses elementos é sempre o OXIGÊNIO (O). Alguns.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ÓXIDOS São compostos binários, isto é, são substâncias formadas pela combinação de dois elementos. Um desses elementos é sempre o OXIGÊNIO (O). Alguns."— Transcrição da apresentação:

1 ÓXIDOS São compostos binários, isto é, são substâncias formadas pela combinação de dois elementos. Um desses elementos é sempre o OXIGÊNIO (O). Alguns óxidos reagem com a água formando ácidos. Outros óxidos reagem com a água formando hidróxidos. Outros reagem com hidróxidos formando sais e água. Há óxidos que reagem com ácidos, formando sais e água.

2 PRINCIPAIS ÓXIDOS E SUAS APLICAÇÕES
1. DIÓXIDO DE CARBONO (CO2) É produzido pela respiração dos seres vivos. É fundamental para que as plantas realizem a fotossíntese. Está presente nos refrigerantes e nas águas minerais gaseificadas. Reage com a água e forma o ácido carbônico. Utilizado no estado sólido para a fabricação do gelo seco É um dos gases responsáveis pelo aquecimento global.

3 2. MONÓXIDO DE CARBONO (CO)
É um gás incolor e tóxico produzido pela queima incompleta do álcool, gasolina, óleo, diesel e outros combustíveis. É um dos principais poluentes atmosféricos. A quantidade de CO lançada na atmosfera pelo escapamento dos automóveis, caminhões, ônibus, motos, entre outros, cresce na seguinte ordem em relação ao combustível usado: álcool < gasolina < óleo diesel. Quando inalado combina-se com a hemoglobina, presente nos glóbulos vermelhos, impedindo o transporte do oxigênio. Dependendo da concentração pode levar o indivíduo à morte por asfixia, uma vez que as células deixam de receber o oxigênio.

4 3. DIÓXIDO DE ENXOFRE (SO2)
É um gás incolor, tóxico, de cheiro forte e irritante. Forma-se na queima do enxofre e dos compostos do enxofre. O SO2 lançado na atmosfera se transforma em SO3 que se dissolve na água de chuva constituindo a chuva ácida. 4. ÓXIDO NITROSO (N2O) Conhecido como gás do riso. É utilizado como anestésico e sedativo. É usado no motor de alguns carros para aumentar seu desempenho. É um dos maiores responsáveis pela destruição da camada de ozônio.

5 6. DIÓXIDO DE SILÍCIO (SiO2)
5. ÓXIDO DE FERRO (FeO) O ferro de grades, portões, automóveis e arames reage aos poucos com o oxigênio do ar, formando a ferrugem que é o óxido de ferro. 6. DIÓXIDO DE SILÍCIO (SiO2) Utilizado na produção de fibras ópticas. 7. PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO (H2O2) Sua solução aquosa é vendida no comércio com o nome de Água oxigenada. É comercialmente usado para descolorir os cabelos e também, para fazer a limpeza de feridas.


Carregar ppt "ÓXIDOS São compostos binários, isto é, são substâncias formadas pela combinação de dois elementos. Um desses elementos é sempre o OXIGÊNIO (O). Alguns."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google