A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reações químicas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reações químicas."— Transcrição da apresentação:

1 Reações químicas

2 Energia envolvida nas reações de combustão:
Combustível + comburente + calor Energia + CO2 (g) + H2O (g) Combustão incompleta: produz gases inflamáveis (podem ser queimados). Combustão completa: produz CO2 e H2O.

3 Processos exotérmicos e endotérmicos:
Reações exotérmicas: liberam energia para o ambiente. Ex: combustão. Reações endotérmicas: absorvem energia durante seu processo. Ex: fotossíntese. Além das reações, podem existir processos, como: Endotérmico: evaporação da água, que absorve calor. Exotérmico: dissolução de álcool em água, libera calor.

4 Camada de ozônio: Função: absorver parte dos raios ultravioleta que chegam na Terra. Composta pelo gás ozônio (O3), presente na camada estratosfera da atmosfera terrestre. Ação dos raios: queimaduras graves, doenças de pele, ou até mesmo câncer.

5 Camada de ozônio: Reações deste gás:
O ozônio reage com os gases chamados CFCs (clorofluorcarbonetos), que ao entrar em contato com o ozônio, podem transformá-lo em oxigênio simples. Por esse motivo a utilização desses gases que destroem a camada de ozônio foi proibida.

6 Camada de ozônio: Problemas da poluição e o ar.
Em dias quentes ocorre maior movimentação do ar, levando a poluição para camadas mais altas. Em dias frios, o ar fica mais estagnado, “prendendo” a poluição próximo ao solo, desta forma as pessoas sofrem mais.

7

8 Efeito da poluição em dias frios

9 Efeito estufa: Obtenção de metais a partir de minerais;
Queima no geral; Queima de combustíveis fósseis (carvão mineral e petróleo – além de seus derivados); Eliminação excessiva de gás carbônico; Eliminação excessiva de metano (CH4); Fenômeno importante, se controlado;

10 Chuva ácida: A queima de combustíveis fósseis produz óxidos geradores de ácidos; Dióxido de enxofre e trióxido de enxofre e de nitrogênio, que reagem com o vapor de água e geram ácido sulfuroso, sulfúrico e nítrico, altamente corrosivos; pH – 0 a 14 do mais ácido para o mais básico. Protocolo de Kyoto: Redução de poluentes – até 2012.

11


Carregar ppt "Reações químicas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google