A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ambiente e sociedade. Poluição Presença de resíduos Sólidos, líqüidos e gasosos em quantidade superior à capacidade do ambiente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ambiente e sociedade. Poluição Presença de resíduos Sólidos, líqüidos e gasosos em quantidade superior à capacidade do ambiente."— Transcrição da apresentação:

1 Ambiente e sociedade

2 Poluição Presença de resíduos Sólidos, líqüidos e gasosos em quantidade superior à capacidade do ambiente

3 Origem: Vulcões. Atividades humanas: Transportes, industrias, queima de florestas, lixo urbano, fertilizantes, defensivos agrícolas, resíduos hospitalares e etc.

4 Soluções para menores impactos. Fontes de energias limpas. Filtros em industrias e veículos Reciclagem. Tratamento de esgoto.

5 POLUIÇÃO DO AR PARTICULAS SÓLIDAS. INVERSÃO TÉRMICA MONÓXIDO DE CARBONO (CO) GÁS CARBÔNICO (CO2) METANO (CH4) DIOXIDO DE ENXOFRE (SO2) OXIDOS DE NITROGÊNIO (NO2 E NO) OZÔNIO (O3) CLOROFLUORCABONETOS (CFCs)

6 Inversão Térmica

7 CO: Hb +CO HbCO (Carboxiemoglobina). Ob – cerca de 300X maior afinidade do que com o O2). A do Ph favorece a liberação do O2 para os tecidos. A do Ph favorece a captura do O2 nos Alvéolos.

8

9 Aquecimento Global Desde 1860, entre 90 e 180 bilhões de toneladas de carbono foram liberados na atmosfera em decorrência de queimadas em desmatamentos acrescidos de 150 a 190 bilhões de toneladas devido à combustão de carvão, petróleo e gás natural.

10 Chuva Ácida. Queima de Combustíveis Fosseis Enxofre (SO 2 ), nitrogênio (NO, NO 2, N 2 O)

11

12 Camada de Ozônio - (CFCs) Absorve a radiação ultravioleta (UV). CFCs: Reduz o O3 para O2. Diminui a camada de ozônio. Aumenta a radiação UV. Causa muitas lesões no copo até Câncer, além de afetar vegetais e outros animais.

13

14 Mundo das Águas.

15 Problemas ambientais das atividades humanas no ciclo das águas. Eutrofização Mercúrio e DDT Poluição térmica Coliformes fecais

16

17 O DESTINO DE RESÍDUOS ORGANICOS. TRATAMENTO DE ESGOTO LIXO PRODUÇÃO CONSORCIADA. FOSSAS SÉPTICAS BIOGESTOR

18

19

20

21

22 DERRAMAMENTO DE ÓLEO

23 Magnificação Trófica. Acumulo de substancias com DDT ao longo da cadeia alimentar.

24 DDT: acumulação nos consumidores de último nível Cadeias e teias alimentares

25 Solos e Resíduos. Lixiviação: Lavagem do solo pela chuva, que provoca carregamento de nutrientes. Calagem: Aplicação de cálcio no solo. Laterização: formação de hidróxidos de ferro, alumínio e níquel, que contribuem para compactar o solo.

26 Erosão: É a destruição do solo, e seu transporte em geral feito pela água da chuva e pelo vento.

27 Proteção mecânica contra erosão Curva de níveis Quebra ventos Consorciação.o

28 Pragas agrícolas As substancias químicas destinadas ao controle das pragas chama-se biocidas (pesticidas, agrotóxicos ou defensivos agrícolas.)

29 Fertilização do Solo Fertilização inorgânica com os NPK Poluição do ar e da água. Pode afetar a saúde humana

30 Alternativas no controle de Pragas Praticas de cultivos: rotação e consorciação de culturas. Melhoramento genético: indivíduos resistentes a pragas. Controle Biológico..

31 Rotação de Culturas Milho consorciado com amarante e leguminosas em base de rotação despensa, pesticidas e adubos químicos para aumentar a fertilidade do solo

32 Adubação Verde: plantio e corte de uma planta associada a outra.

33

34


Carregar ppt "Ambiente e sociedade. Poluição Presença de resíduos Sólidos, líqüidos e gasosos em quantidade superior à capacidade do ambiente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google